Parlamentares de SC são vítimas de golpe em companhias aéreas; ministros também foram alvos 174ef

Os golpistas hackeavam o sistema de agências de viagem e miravam em pessoas que dispunham de alta pontuação de milhas, como parlamentares e ministros 3jt2p

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou na quarta-feira (31) uma operação para investigar o esquema de hackers que invadiu programas de milhagem e fraudou a emissão de agens áreas. Parlamentares de Santa Catarina estão entre as vítimas do golpe.

Parlamentares na Câmara dos Deputados, em BrasíliaParlamentares e ministros eram alvo do esquema de fraude cibernética no Distrito Federal – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

De acordo com as autoridades, o grupo de hackers fez ao menos 700 vítimas no país. A polícia informou que cerca de 20 deputados federais e alguns ministros foram alvo da fraude.

O líder da associação cibercriminosa foi preso no Mato Grosso do Sul e levado a Brasília na quarta-feira. A polícia civil ainda apreendeu computadores, que serão periciados para identificar outras vítimas e suspeitos envolvidos no esquema.

O delegado responsável confirmou ao programa Cidade Alerta, da NDTV Record SC, que parlamentares catarinenses caíram no golpe, mas não revelou quem são nem quantos seriam porque a investigação segue em sigilo.

Como era aplicado o golpe de hackers que atingiu parlamentares de SC? 316v5z

Hacker aplica golpe fraude cibernéticaCibercriminosos vendiam agens aéreas de forma ilegal na internet – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Segundo o Cidade Alerta, os suspeitos invadiram contas de agências de turismo e programas de milhagem. Parlamentares e ministros foram visados porque, como viajam com frequência a trabalho, acumulam alta pontuação de milhas.

Os golpistas emitiam de forma ilegal “agens de desistência”, uma tipo de bilhete que precisa ser usado até três dias após a emissão, para ar despercebido pelas companhias aéreas.

Os compradores pagavam os hackers por Pix, que recebiam em contas de laranjas. A polícia disse que as agens eram vendidas por cerca de 30% do valor do mercado e que o prejuízo para as companhias aéreas é de R$ 10 milhões.

Hacker golpista de capuz invade sistema no computadorA pena para os crimes cibernéticos pode chegar a 39 anos de prisão – Foto: Freepik/ND

“A ação criminosa causou prejuízos significativos às empresas aéreas e a centenas de vítimas, entre elas parlamentares, empresários e cidadãos comuns que viram suas milhas subtraídas de suas contas” informou a Polícia Civil do Distrito Federal.

A investigação ainda aponta para a utilização de cartões de crédito falsificados, adquiridos na Deep Web, e a suspeita de que parte das agens era destinada a pessoas ligadas ao narcotráfico e lavagem de dinheiro.

Os suspeitos responderão pelos crimes de associação criminosa, invasão de dispositivos informáticos, falsidade ideológica, furto qualificado pela fraude cibernética, estelionato mediante fraude eletrônica e lavagem de capitais, cuja pena pode chegar a 39 anos de prisão.

Confira na reportagem: 6u265

6w41w

*Com informações do Cidade Alerta, da NDTV Record SC

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 4tia

Segurança

Policiais se abalaram em depoimento de homem que matou filha de 10 meses: ‘tamanha brutalidade’ 5c643

Segundo o delegado responsável pelo caso, o depoimento precisou ser interrompido para que os agentes ...

Segurança

‘Havia encontrado o amor’: mulher morta atropelada com namorado tinha vencido AVC em SC 5t28

Solange Bassani Rodrigues, de 41 anos, foi atingida por motorista embriagado em São Bento do Sul; fa ...

Segurança

Corpo encontrado no Rio Tubarão é de cozinheiro de 34 anos; caso está em investigação 285x1z

Ocorrência foi registrada na manhã de terça-feira (27); vítima era de Salvador, mas morava no Sul de ...

Segurança

Conspiração familiar: filho é preso por ajudar casal a matar amante Mônica Carvalho 663b39

Pistoleiro contratado pelo casal para executar Mônica Carvalho segue foragido no Pará

Segurança

Moto furtada em 2015 é achada enterrada durante obra de loteamento em SC 476a2w

Moto furtada há 10 anos foi encontrada durante limpeza de terreno para obras em Timbó, no Vale do It ...