Polícia Militar faz reintegração de posse após grupo de indígenas ocupar propriedade em SC 1y5u13

O grupo de indígenas desocupou a propriedade após solicitação da polícia; caso aconteceu em Abelardo Luz, no Oeste 2k2436

A PM (Polícia Militar) realizou, na tarde da quarta-feira (13), uma reintegração de posse após um grupo de 15 indígenas ocupar uma propriedade rural particular. O caso aconteceu na linha Bom Sucesso, em Abelardo Luz, no Oeste do estado.

Grupo de indígenas invade propriedade no Oeste de SCO grupo indígena desocupou a propriedade após a intervenção policial – Foto: Polícia Militar de Xanxerê/Abelardo Luz

De acordo com a PM, cerca de 15 indígenas haviam ocupado a propriedade, levando o proprietário da área a solicitar o apoio da polícia para que o grupo de indígenas saísse do local.

As guarnições de Abelardo Luz, São Domingos, o Pelotão Tático de Xanxerê e o Comandante da 2ª Companhia, Capitão Rafael Forchesatto, se dirigiram ao local.

Após negociações, a ocupação foi desfeita pacificamente, com orientação aos indígenas para buscarem seus direitos pelos meios legais.

Grupo indígena invade propriedade no Oeste de SCO grupo indígena desocupou a propriedade após a intervenção policial – Foto: Polícia Militar de Xanxerê/Abelardo Luz

Polícia explica que grupo de indígenas foi retirado seguindo a legislação 1pr12

A ação de reintegração de posse seguiu a legislação, que permite ao proprietário, em caso de flagrante invasão, repelir a ocupação do grupo de indígenas com o apoio da Polícia Militar, visando proteger a propriedade e preservar a ordem.

O Capitão Forchesatto destacou a importância da atuação policial: “A presença da PMSC foi essencial para evitar conflitos e garantir uma resolução pacífica, mostrando nosso compromisso com a segurança de todos”.

O ND Mais entrou em contato com o coordenador regional da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Adroaldo Antônio Fidelid, na manhã desta quinta-feira, o qual informou que a Fundação se manifestaria por meio de nota enviada à imprensa. Porém, até às 14h, não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Responsável por grupo indígena se manifesta: 4b5z3u

A reportagem conversou com o responsável pelo grupo indígena, Valdecir Oliveira Santos, do povo Kaingang. Ele relatou que vive em Abelardo Luz há 27 anos e luta pela demarcação de terras para sua comunidade.

Valdecir ainda informou que desde 2014, indígenas e integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) ocupam uma área reivindicada pelos Kaingang, e busca promover uma conciliação com a Funai, o Incra e o MST para avançar no processo.

Conforme Valdecir, a Funai qualificou a área em 2016, e agora o próximo o é formar um grupo técnico em Brasília para delimitar o território. Recentemente, houve uma ocupação no local, mas a Polícia Militar interveio, e os indígenas deixaram a área pacificamente. Ele reafirma a continuidade da luta pela demarcação do território indígena.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 4tia

Segurança

Falsa delegada: esquema que frauda CNH e carteira da PF é desmascarado em SC 634j3k

Criminosos se avam por agentes da Polícia Federal em esquema com sede em Palhoça, na Grande Flor ...

Segurança

PM intercepta transporte de seis quilos de crack que seriam levados de ville ao Sul de SC 3a5g6w

Duas pessoas foram presas durante a ação policial, que aconteceu em Imbituba

Segurança

VÍDEO: MC Poze do Rodo é preso por apologia ao crime e ligação com o tráfico de drogas no RJ 3e324e

Investigação da Polícia Civil aponta que as músicas do cantor exaltam o Comando Vermelho e o tráfico ...

Segurança

Mulher dá soco em criança dentro de avião ao ser chamada de ‘gorda’ 3j6j14

Kristy Crampton foi comparada com a personagem dos Muppets 'Miss Piggy'; ela foi detida após começar ...