Prefeitura prepara batida policial para fiscalizar sexo em praia de Florianópolis; veja quando 4a4h65

Ação busca restaurar a segurança na praia após Secretaria de Segurança Pública receber denúncias de práticas ilegais como sexo ao ar livre, masturbação explícita e uso drogas 11o18

A Prefeitura de Florianópolis pretende dar um fim à fama de “motel ao ar livre” na Praia da Galheta. Conhecida por ser um ambiente de nudismo em meio à natureza, a prática, na verdade, é proibida no local desde 2016. Entretanto, moradores e surfistas têm denunciado que algumas pessoas seguem ficando nuas na praia e, inclusive, fazem sexo e se masturbam explicitamente na trilha que leva à faixa de areia.

Por isso, a prefeitura promove o evento “Trilha Segura” neste sábado (22), a partir das 8h30. Um dos objetivos da ação é fiscalizar irregularidades cometidas na trilha da Galheta.

Evento irá ocorrer na Praia da Galheta após recebimento de denúncias de ilegalidades ao longo da trilha e da faixa de areia do local - Foto: Divulgação/NDAção irá ocorrer na Praia da Galheta após recebimento de denúncias de ilegalidades ao longo da trilha e da faixa de areia do local – Foto: Divulgação/ND

Em entrevista ao ND Mais, a vice-prefeita e secretária de Segurança Pública de Florianópolis, Maryanne Mattos (PL), manifestou que irá ampliar a fiscalização na Praia da Galheta para torná-la mais segura ao público que não deseja presenciar “peladões” no local.

No cargo desde o dia 8 de janeiro, Maryanne diz que a secretaria tem recebido diversas denúncias de sexo explícito, assédio e uso indiscriminado de drogas ao longo da trilha, o que tem afastado pessoas que querem conhecer e aproveitar o local. “Muitas pessoas deixam de conhecer [a Galheta] por achar que é inseguro ou que é local de nudismo. Mas não é nada disso”.

Agentes da PM se juntam à Guarda Municipal para fiscalizar 2t3f63

Uma das primeiras ações para ampliar a fiscalização é o “Trilha Segura”, que deverá reunir a comunidade da praia para uma caminhada ao longo da trilha. O evento ainda contará com efetivos da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Santa Catarina, que irão ajudar na averiguação de quaisquer ilegalidades no local.

“Vai ter [fiscalização] e, se alguém insistir em praticar nudismo, vai responder o TC [Termo Circunstanciado]. Se acontecer alguma coisa de desacato, a pessoa vai ser encaminhada à delegacia” — Maryanne Mattos, vice-prefeita e secretária de Segurança Pública de Florianópolis

A própria secretária Maryanne estará presente no local, a partir das 8h30, mas quem quiser participar pode chegar a qualquer momento. “A trilha vai durar o dia todo”, esclarece. O início será no o à trilha da Galheta pelo estacionamento da Praia Mole.

“Estamos fazendo uma força-tarefa conjunta e integrada entre as forças de segurança para trazer a Galheta de volta ao público, para que o pessoal que frequente tenha mais segurança”, explica a secretária.

Na Praia da Galheta, há placas alertando sobre a proibição do nudismo - Foto: SMSOP/Reprodução/NDNa Praia da Galheta, há placas alertando sobre a proibição do nudismo – Foto: SMSOP/Reprodução/ND

Naturismo e/ou nudismo é ilegal na Praia da Galheta desde 2016 363k4v

O naturismo na Praia da Galheta é praticado desde a década de 1980, ando a ser permitido por lei em 1997. Mas, em 2016, a lei municipal nº 10.100/2016, sancionada pelo então prefeito César Souza Júnior (PSD), revogou a permissão da lei anterior e tornou o espaço uma UC (Unidade de Conservação).

A Galheta é referência internacional no turismo, atraindo diversas pessoas que têm curiosidade na prática de nudismo. Entretanto, o local também é palco de violência, assédios sexuais e homofobia, fazendo reacender o debate sobre o naturismo na praia.

“A nossa preocupação não é com o naturismo em si, mas com todas essas práticas que vêm acontecendo. A questão [de fiscalizar] o naturismo é porque na lei não é permitido, então não podemos deixar que façam algo ilegal”, diz Maryanne.

Ao longo da Praia da Galheta, é possível encontrar camisinhas usadas - Foto: Reprodução/NDAo longo da Praia da Galheta, é possível encontrar camisinhas usadas – Foto: Reprodução/ND

Sexo ao ar livre, masturbação explícita e drogas: as reclamações de moradores sobre atos na Praia da Galheta 2j391e

A SMSOP (Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública) também recebeu de moradores e frequentadores da Galheta um relatório com uma proposta de gestão compartilhada da UC. Entre os problemas apontados como justificativa, estão os flagrantes e registros de sexo explícito e uso de drogas, tanto na trilha quanto na própria faixa de areia da praia.

“E a gente não precisa nem flagrar, porque chega na trilha e dá para ver esses espaços, pequenas moitas assim um pouquinho abertas, mas com com a vegetação mais fechada. As pessoas jogam muito lixo ali, uma grande quantidade de camisinhas, de drogas, de seringas. Então é possível mapear esses espaços pelos lixos que eles deixam”, expõe a secretária.

Maryanne revela que as denúncias recebidas pela pasta não são apenas de sexo e drogas, mas também de violências. “A gente recebe muitas denúncias de assédio e violência sexual”. Por esse motivo, a SMSOP prefere manter a proibição do nudismo no local.

Masturbadores já foram flagrados na faixa de areia da praia da Galheta - Reprodução/ND
1 4
Masturbadores já foram flagrados na faixa de areia da praia da Galheta - Reprodução/ND
Flagrante de sexo na trilha da Praia da Galheta - Reprodução/ND
2 4
Flagrante de sexo na trilha da Praia da Galheta - Reprodução/ND
Ao longo da praia da Galheta, é possível encontrar camisinhas usadas - Reprodução/ND
3 4
Ao longo da praia da Galheta, é possível encontrar camisinhas usadas - Reprodução/ND
Na Praia da Galheta, há placas alertando sobre a proibição do nudismo - SMSOP/Reprodução/ND
4 4
Na Praia da Galheta, há placas alertando sobre a proibição do nudismo - SMSOP/Reprodução/ND

O relatório é assinado pelas seguintes instituições: 5g346y

IMMA (Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia); APRL (Associação de Pescadores do Retiro da Lagoa); Associação de Proteção Socioambiental EYWA; Associação Oscip Aragua; APG (Associação de Pescadores da Galheta); Amorela (Associação dos Moradores do Retiro da Lagoa); Associação Esportiva e Cultural Verde Futuro da Praia Mole; Amolagoa (Associação de Moradores da Lagoa da Conceição); Conselho Comunitário da Barra da Lagoa; Instituto Çarakura; além de guarda-vidas da Praia Mole e Galheta e moradores e trabalhadores da região.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 4tia

Segurança

Funcionário é prensado contra parede por caminhão em estádio de Santa Catarina 1gcv

Trabalhador é prensado contra parede durante montagem de estrutura para jogo no estádio Heriberto Hü ...

Segurança

Maior ataque aéreo: Rússia bombardeia Ucrânia pela segunda noite seguida e mata 12 pessoas 481h3k

Ataque aéreo na Ucrânia ocorre durante maior troca de prisioneiros desde o começo do conflito; Rússi ...

Segurança

O segredo da linha de pesca: como motorista usou técnica ilegal para evitar multas em rodovia i3f4u

Com um cartão e uma linha de pesca, o condutor ou mais de cem vezes em pedágios sem pagar as tar ...

Segurança

Corpo que pode ser de turista argentino é resgatado e levado para perícia em Florianópolis 16602h

Corpo é encontrado entre pedras na manhã deste domingo (25), mas ainda não há confirmação de que sej ...

Segurança

11 alunos morrem após serem arremessados em precipício em acidente de ônibus na Colômbia 461ps

Veículo colidiu com as laterais de uma ponte helicoidal e arremessou alunos para dentro de um precip ...