O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, sofreu um atentado quando deixava uma reunião do governo e foi baleado. O crime aconteceu na quarta-feira (15), em Handlova. O estado de saúde dele é considerado grave, segundo boletim médico.
Primeiro-ministro da Eslováquia foi baleado – Foto: R7/Reprodução/ND
Robert Fico foi baleado no abdômen e foi encaminhado ao hospital. Foram ouvidos pelo menos cinco tiros no local, segundo informações divulgadas pelo R7.
O autor dos disparos, um homem de 71 anos, foi detido. Ele estava junto com um grupo de pessoas que aguardavam o primeiro-ministro na saída do prédio, onde ocorria a reunião. O nome do homem não foi informado.
Ainda destacou que trata-se de algo sério, que ainda não conseguem compreender. “Um ataque físico ao Primeiro-Ministro é principalmente um ataque a uma pessoa, mas também um ataque à democracia”, disse a presidente.
El primer ministro de Eslovaquia que aboga públicamente por un proceso de paz para Ucrania acaba de recibir uno o varios disparos y se debate entre la vida y la muerte.
Em postagem nas redes, Čaputová disse estar em choque com o ataque. Desejo a Robert Fico muita força neste momento crítico para se recuperar do ataque”, escreveu em uma rede social.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em nota à imprensa, reiterou seu repudio a qualquer ato de violência política. “O Brasil faz votos pela pronta recuperação do primeiro-ministro Fico e manifesta sua solidariedade ao povo e ao governo da Eslováquia”, diz o breve comunicado.
Robert Fico sofreu um atentado na saída de uma reunião do governo – Foto: Robert Fico/Internet/ND