Pioneira no transporte de bolsas de sangue, Santa Catarina ampliará o atendimento com a inauguração do serviço no Batalhão de Operações Aéreas em Blumenau, no Vale do Itajaí. O evento está previsto para às 14h desta terça-feira (28) e contará com a presença do governador Jorginho Mello.

O serviço de Sangue Total será inaugurado na 2ª Companhia do BOA/CBMSC (Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), em conjunto com o Samu Aeromédico.
A secretária de Estado da Saúde, Deputada Federal Carmen Zanotto, e o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, também estarão presentes no evento.
SC é pioneira no serviço de transporte de bolsas de sangue w473p
Conforme o CBMSC, o Estado é um dos primeiros a oferecer o serviço. Apenas quatro cidades do mundo realizam o atendimento, nos países da Noruega, Israel, Estados Unidos e Brasil.
Com a inauguração em Blumenau, Santa Catarina coloca o Brasil como o único país do mundo a ofertar o serviço de Sangue Total em dois municípios.
O Comandante-Geral do CBMSC destacou a importância do trabalho realizado pelas equipes que atuam nos trabalhos de transporte das bolsas de sangue.
“Esta é mais uma parceria para assistir da forma mais qualificada possível todas as pessoas que necessitam desse e avançado à vida e coroa ainda mais o trabalho prestado há 14 anos pelo Serviço Aeromédico catarinense”, afirmou.

Serviço de Sangue Total 4i1r3c
Segundo informações do CBMSC, o serviço de Sangue Total é inovador e consiste no transporte de bolsas de sangue para que, em casos de extrema urgência, possam ser realizadas transfusões nos pacientes durante o atendimento, em cena ou durante o transporte aéreo nos helicópteros Arcanjo.
A corporação destaca que por meio da ação, os pacientes são transferidos aos hospitais com maior probabilidade de vida.
A parceria entre o BOA/CBMSC, o Samu Aeromédico e o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) faz com que o programa aconteça e tem como objetivo aumentar as chances de sobrevida de pacientes graves durante os atendimentos.
Conforme o CBMSC, para garantir o funcionamento adequado do serviço, o Hemosc fornece duas bolsas de “Sangue Total”, sendo uma do tipo O+ e outra do tipo O-, de acordo com a disponibilidade em estoque.
As bolsas são armazenadas na sede do BOA e, durante o atendimento, transportadas em uma caixa térmica especial, a qual assegura a conservação adequada do sangue.

Como projeto iniciou 5x3l2g
No segundo semestre de 2021, Santa Catarina implementou o serviço no Estado. Tudo começou quando o Hemosc foi procurado pelas equipes do BOA/CBMSC para uma possível parceria de fornecimento de sangue para uso nos atendimentos pré-hospitalares realizados pela corporação.
Após a definição da viabilidade, houve várias reuniões entre os profissionais envolvidos para orientação, alinhamento de condutas e definições de responsabilidades.
Em caso de necessidade, o sangue poderá ser transfundido no atendimento pré-hospitalar, mediante de termo de consentimento pelo médico responsável pelo atendimento da ocorrência, autorizando a transfusão de emergência sem a realização dos testes pré-transfusionais.
Ainda conforme a corporação, o paciente será transferido para um hospital de referência, em que serão realizados os testes transfusionais obrigatórios na legislação e toda a rastreabilidade do processo será garantida.
As responsabilidades de cada unidade estão descritas no termo de cooperação assinado entre as instituições. As orientações técnicas referentes aos procedimentos hemoterápicos foram realizadas pelo Hemosc.