Turista argentino desaparece após entrar em trilha de Florianópolis; buscas chegam ao 5º dia 4t4863

Buscas mobilizam helicóptero, cães farejadores e viaturas na tentativa de localizar o turista argentino; ele sumiu após sair para um eio na Lagoinha do Leste 6d3o4t

Turista argentino desapareceu após entrar na trilha da Lagoinha do LesteTurista argentino está desaparecido desde a última quinta-feira (15) em Florianópolis – Foto: Divulgação/ND

Um turista argentino de 70 anos está desaparecido desde a manhã da última quinta-feira (15) em Florianópolis. Ele saiu para fazer um eio em direção à trilha da Lagoinha do Leste e não retornou desde então.

José María Alday, que estava hospedado com um amigo no bairro Pântano do Sul, informou que voltaria para o almoço, mas não foi mais visto  mais.

Na ocasião, ele vestia bermuda, camisa, chinelos e carregava o celular, além de um documento de identidade. O desaparecimento gerou grande preocupação entre familiares e amigos, que acompanham de perto os desdobramentos da operação de busca.

Trilha da Lagoinha do LesteFilha afirma que o pai tinha interesse em conhecer a ‘Caverna do Pântano’ – Foto: Reprodução/ND

Desaparecimento de turista argentino mobiliza buscas em área de mata de Florianópolis 3p1q58

Segundo informações do Consulado da Argentina, o turista argentino está em território brasileiro desde o dia 3 de maio de 2025. Ele utilizava o transporte público da capital catarinense apresentando o RG argentino (DNI), que garante gratuidade a ageiros com mais de 60 anos.

No dia em que desapareceu, José María deixou a residência por volta das 10h, usando roupas leves. Desde então, seu paradeiro é desconhecido. A Polícia Militar compartilhou com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) imagens de câmeras de segurança que mostram um homem com as mesmas características caminhando em direção à trilha da Lagoinha do Leste, em Florianópolis.

Uma testemunha também afirmou ter visto o idoso no local, o que reforçou a suspeita de que ele teria entrado na trilha. A partir dessas informações, os bombeiros intensificaram as buscas com uma força-tarefa especializada.

As ações de resgate contam com apoio do Grupo de Busca e Salvamento (GBS), que atua com três militares, uma viatura 4×4, uma motoaquática e o helicóptero Arcanjo 01, fornecido pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA). Também participa da operação um binômio, formado por um militar cinotécnico e a cadela farejadora Ilha.

Mapa da trilha da Lagoinha do LesteFamília afirma que o homem tinha conhecimento sobre trilhas – Foto: Reprodução/ND

Família compartilha perfil do turista argentino e aponta possível destino 2q256b

Mensagens encaminhadas por familiares diretos destacam aspectos importantes sobre o perfil de José María Alday e levantam hipóteses sobre sua possível localização. O turista argentino é descrito como uma pessoa muito ativa, com hábitos regulares de caminhada e forte ligação com a natureza, mesmo aos 70 anos.

Segundo parentes, ele tem histórico de envolvimento com trilhas, áreas de mata e ambientes naturais, o que leva à suspeita de que possa ter optado por explorar regiões de difícil o. A filha de José María relatou que, antes do desaparecimento, o pai demonstrou interesse específico em conhecer a “Caverna do Pântano”, o que pode indicar que ele tenha se dirigido a essa área no momento do sumiço.

O Consulado da Argentina reforçou que o turista argentino chegou ao Brasil em 3 de maio de 2025, para visitar um amigo residente no Pântano do Sul. José María se locomovia de ônibus, apresentando o DNI para garantir a gratuidade, conforme prevê a legislação.

Na manhã do dia 15 de maio, saiu de casa por volta das 10h, vestindo bermuda, camisa e chinelos, carregando consigo apenas o RG argentino e o celular. Disse que retornaria para o almoço, mas não voltou.

As autoridades seguem com as buscas e solicitam que qualquer informação sobre o paradeiro do turista argentino seja reada ao SOS Desaparecidos, da Polícia Militar de Santa Catarina, pelos canais:

  • Telefone: (48) 3665-4715
  • WhatsApp: (48) 98843-3152 ou (48) 99156-8264
Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 4tia

Segurança

Procon alerta: criminosos se am por advogados e aplicam golpes em Santa Catarina 6e2l6o

Consumidores de cidade catarinense receberam ligações falando de indenizações a receber; golpistas p ...

Segurança

Mulher faz sinal discreto à PM e agressor é preso em SC 16i1w

A vítima de agressão conseguiu alertar os policiais durante patrulhamento em Campos Novos, no Meio-O ...

Segurança

Inquilino que matou mulher à queima-roupa em ville é atirador desportivo nível 1; entenda 6z1aa

Investigado, de 51 anos, tem o registro de CAC (Colecionador, Atirador e Caçador) ativo e regular, s ...

Segurança

‘Cumpriu lindamente o legado’: quem era a idosa morta durante atropelamento em SC 256d59

A idosa de 77 anos morreu na manhã desta sexta-feira (23), em Pinhalzinho, vítima de um atropelament ...

Segurança

Quem era o empresário que morreu em grave acidente na BR-470, em Pouso Redondo 223w5h

Jean Rodrigo Eyng, de 34 anos, ficou preso nas ferragens após bater de frente com um caminhão baú na ...