Vídeo flagra PMs agredindo homens em situação de rua com chutes e fogo em Florianópolis a702e

Em nota, a PMSC informou que um inquérito vai investigar o caso e afirmou que não compactua com excessos e violência e4o6a

Agressão contra pessoas em situação de rua, foto mostra momento em que PM incendeia roupas de homem em situação de rua enquanto outros cinco policiais o cercam, assistindo às agressõesFoto mostra momento em que PM incendeia roupas de homem em situação de rua enquanto outros policiais o cercam, assistindo às agressões – Foto: Reprodução/ND

Um vídeo mostra policiais militares agredindo pessoas em situação de rua no Centro de Florianópolis. Gravadas na noite de segunda-feira (12), as imagens (assista abaixo) mostram PMs dando chutes e queimando dois indivíduos que estavam na rua Marechal Guilherme.

Em nota, a PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) informou que um inquérito vai investigar a conduta dos agentes e afirmou que não compactua com excessos e violência.

Conforme dados do CaDúnico (Cadastro Único), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em julho de 2023, 2.287 pessoas estavam em situação de rua em Florianópolis e, ao todo, 8.824 pelo Estado.

A gravação mostra uma pessoa, que parece ser um homem em situação de rua, caminhando mancando quando um policial o aborda por trás e dá um golpe de cassetete em suas costas. Apesar do golpe, ele não reage e segue em frente, enquanto outros policiais aparecem andando na rua.

Logo em seguida, uma segunda pessoa, que dormia em frente a entrada coberta de um prédio, é cercado por policiais. Em um primeiro momento, um agente aparece segundo um pedaço de papelão que pega fogo, enquanto olha para a pessoa, que está agachado no chão pegando seus pertences.

Em seguida, um policial chega e dá um chute na vítima, que cai no chão. Quando ele tenta se levantar novamente e volta a juntar suas coisas, o policial que segurava o papelão a o objeto em chamas na cabeça do homem e ao longo do seu corpo. A vítima cai de novo e tenta evitar que suas roupas peguem fogo. Nesse momento, mais policiais se aproximam para assistir às agressões e ele aparece cercado por seis agentes da PMSC.

A pessoa consegue se levantar e junta seu último pertence, um papelão onde dormia. Ele começa a andar e enquanto um policial o acompanha se afastar do local. Os policiais se dividem entre quatro viaturas e saem do local.

Assista o vídeo que mostra agressão contra homens em situação de rua 4g2mk

PMs agridem homens em situação de rua no Centro de Florianópolis – Vídeo: Reprodução/ND

O que a PMSC tem a dizer 4i4f5

Em nota, a PMSC confirmou a veracidade do vídeo e disse que a conduta policial será apurada em um inquérito policial militar.

O objetivo é “apurar todas as circunstâncias envolvidas e individualizar eventuais condutas que possam configurar crime por parte de profissionais envolvidos”, disse o comunicado.

A PMSC reforçou ainda que “a corporação esclarece que não compactua com qualquer tipo de excesso ou violência e que preza pela atuação dentro dos princípios legais, respeitando os direitos humanos e a dignidade de todos os cidadãos”.

Conforme a nota, após a investigação o caso será encaminhado para o Ministério Público e para o Poder Judiciário. A PMSC foi questionada se os policiais serão afastados durante o inquérito, mas não respondeu.

A prefeitura de Florianópolis também emitiu um comunicado, onde destacou as ações do município e reforçou que “os agentes encontram pessoas em situação de rua portando armas, facas e, principalmente, fazendo o uso de drogas, comprovando que essa população que chega na cidade está mais agressiva.”

Nesta terça-feira (13), a partir das 19h30, acontece um debate sobre “políticas públicas que tiraram centenas de pessoas das ruas”. A conversa faz parte do 3º Encontro Participa Floripa, na sede do Crea-SC, no bairro Itacorubi. O debate é gratuito e aberto ao público.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 4tia

Segurança

VÍDEO: PM flagra casa com mais de 20 máquinas caça-níquel funcionando em SC 4q3540

Ação policial revela casa supostamente equipada para jogos de azar em Itajaí; máquinas caça-níquel s ...

Segurança

Homem que matou atendente de conveniência por ciúmes em Florianópolis é condenado a 14 anos 4m3d35

Acusado e vítima se relacionavam com a mesma pessoa; réu confessou em depoimento que o assassinato e ...

Segurança

‘Uísque para relaxar’: padre é investigado por embebedar e estuprar garoto em SP 6k35p

Abuso sexual teria ocorrido após o padre convidar o adolescente de 16 anos para jantar em Indaiatuba ...

Segurança

Corpo localizado em praia pode ser de turista argentino desaparecido em Florianópolis y672g

José María Alday, de 70 anos, desapareceu depois que saiu para fazer um eio em direção à trilha ...