Lar, Doce Lages 136432

Prefeitura de Lages/Divulgação
Prefeitura de Lages/Divulgação
Prefeitura de Lages/Divulgação
  • Ícone item da listaTrilha ecológica
  • Ícone item da listaeio cultural
  • Ícone item da listaHospedagem
  • Ícone item da listaMuseu
  • Ícone item da listaEco parque
  • Ícone item da listaEspaços culturais
  • Ícone item da listaVista panorâmica
  • Ícone item da listaCavalgada
  • Ícone item da listaCachoeira

Lages, a mais populosa cidade da Serra de Santa Catarina, carrega consigo a imponência, requinte, charme, elegância e, simultaneamente, o tradicionalismo dos costumes campeiros em sua essência. 3d4i1s

Experiências invernais europeias não faltam nos três meses da estação dentro do Brasil. As temperaturas congelantes formam verdadeiros espetáculos a céu aberto. O fenômeno da geada esculpe cristais nas árvores e flores. A neve pinta de branco paisagens, provoca alegria e emoção aos privilegiados. Um quadro de pintura, uma obra de arte sem comparação. A região Sul do país guarda encantos e mistérios intactos e inigualáveis.

Pontos turísticos reveladores de marcas de um lugar rico em histórias incríveis, aliando ado, presente e futuro em uma mesma direção de prosperidade. As riquezas da grandiosa Catedral Diocesana da padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, a beleza arquitetônica do Centro Cultural Vidal Ramos, a bagagem do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC), as praças, os monumentos. Pois tão importante quanto saber para se onde ir é saber de onde se veio. O Parque Jonas Ramos (Tanque), uma viagem ao tempo; o Morro da Cruz, um reduto de fé.

O Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto, com suas trilhas ecológicas, cachoeiras e espécies de fauna e flora características do frio serrano, como o papagaio de peito roxo, papagaio charão, sebinho peito camurça, negrinho da mata, bugio, gralha azul, variedade de serpentes, araucária, imbuia, xaxim, ingá, guabiroba, araçá do mato, bracatinga, maria mole, canela lageana, pixirica e carne de vaca.

As lindas paisagens do alagado do Salto Caveiras, e a preciosa Coxilha Rica, com seu Corredor das Tropas e o selvagem veado campeiro. E como não falar em gastronomia? Para aquecer o corpo e o coração. O amado pinhão está no paladar de diversificadas formas. Os famosos entrevero e paçoca. Os gourmets nhoque de pinhão com molho de frescal e nata, croquete de linguiça campeira com pinhão, tartelete de pinhão, tutano bovino com pinhão e semifredo de pinhão.

E até seria um pecado não falar da sopa de agnoline que invade as casas de lageanos e turistas nesta época. A queridinha pode ser de massa recheada de frango e queijo com canela. O que não é permitido é que falte em uma mesa do Planalto Sul. O chimarrão, chocolate quente e o cappuccino são protagonistas junto ao pinhão.

Tem de se forte para ar o rigor do clima gelado. Então, que tal um a polenta cremosa com molho de galinha caipira. E esse cheirinho de goiaba serrana, está vindo de onde? Cervejarias artesanais comprovam ao mundo a qualidade dos rótulos premiados nacionalmente e do lúpulo produzido com alta excelência.

Nas vinícolas de altitude, a relevância de um vinho elaborado com envergadura em processos cujo toque de segredo está guardado a sete chaves. A música que conta a vida do homem do campo e do peão apaixonado pela prenda mais linda de flor no cabelo estão por todos os cantos.

A letra e a melodia da Serra ficam no peito por toda uma vida. Nos hotéis fazenda, pousadas e resorts, o charme da lareira e o prazer da vida campeira: Camargo apreciado no galpão, tosquia de ovelha, o aparte dos terneiros, cavalgada, sapecada de pinhão, eio de charrete, pescaria, apanhar fruta no pé, pinhão assado na chapa do fogão à lenha, comida feita na a de ferro, bons vinhos de altitude, queijo serrano, e acomodações aconchegantes.

Aventura que vai para a galeria do celular e fica na memória. Fazendas centenárias e traços físicos e imateriais do tropeirismo na Coxilha Rica. Patrimônios edificados como se o tempo houvesse congelado e pinturas da natureza com desfrute e exploração de produtos peculiares serranos em um amanhecer que somente a Serra possui, sunsets alucinantes em um por do Sol alaranjado esplêndido ao gosto de um bom vinho tinto ou branco e cavalgada extasiante.

Dá ou não dá vontade de vir?

Ícone de posição no mapa Lages SC

Deixe sua avaliação 3o1w52

Nenhum comentário encontrado,
seja o primeiro!

Explore mais conteúdos de Lages 6n3g38