DIA 3: Um sábado de surf e definições nas ondas de Garopaba 17103z

O domingo promete mais um show de surf nas ondas da Praia da Ferrugem em Garopaba com a fase final 4m6i3p

O domingo vai ser de decisões na primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe que está rolando nas ondas da Ferrugem, em Garopaba, Santa Catarina. O dia vai começar com as quartas de final do World Surf League (WSL) Qualifying Series.

As baterias femininas entram cedo no mar. As meninas começam as 8h e as baterias masculinas entram em seguida, as 9h40. As grandes finais estão previstas para serem iniciadas as 13h na Praia da Ferrugem.

Dia 3: mais uma vez Garopaba recebeu um bom público para acompanhar a competição – Foto: smorigo/NDDia 3: mais uma vez Garopaba recebeu um bom público para acompanhar a competição – Foto: smorigo/ND

Dois confrontos entre Brasil e Peru vão abrir as quartas de final femininas. Duas classificadas para o Challenger Series 2022 (competição que define algumas vagas para a Elite do Surf Mundial), vão se enfrentar na primeira bateria, a jovem catarinense Laura Raupp e Daniella Rosas, que está invicta em etapas do QS esse ano, com duas vitórias seguidas nas últimas semanas.

Na segunda bateria do dia, entram no mar a também catarinense Tainá Hinckel com Melanie Giunta.

Na chave de baixo, que vai apontar a segunda finalista, só brasileiras, com Silvana Lima e Julia dos Santos na terceira bateria e Isabelle Nalu com Juliana Meneguel disputando a última vaga para as semifinais.

A catarinense Laura Raupp busca uma das vagas na decisão da etapa, neste domingo em Garopaba – Foto: smorigo/NDA catarinense Laura Raupp busca uma das vagas na decisão da etapa, neste domingo em Garopaba – Foto: smorigo/ND

Na categoria masculina, sete brasileiros e o único representante da Argentina no Challenger Series, que começa em maio na Austrália, Santiago Muniz, se classificaram para as quartas de final.

Messias Felix foi um dos melhores do dia e vai disputar a primeira bateria com Edgard Groggia.

Na segunda bateria a nova geração comanda, com Leo Casal e Gabriel Klaussner.

Na terceira, tem Santiago Muniz com Weslley Dantas e a última será entre os experientes Heitor Alves e Felipe Ximenes, local de Garopaba.

Garopaba Representada!!! surfista local Felipe Ximenes na luta por uma vaga na decisão – Foto: smorigo/NDGaropaba Representada!!! surfista local Felipe Ximenes na luta por uma vaga na decisão – Foto: smorigo/ND

MELHOR DO DIA

O experiente bicampeão brasileiro, Messias Felix, foi um dos destaques do dia. Ele entrou na primeira bateria do sábado e já fez as marcas a serem batidas, nota 8,33 e 15,10 pontos, na vitória sobre Edgard Groggia.

Dois talentos da nova geração perderam nessa, Heitor Mueller e Daniel Matos. Nenhum dos 28 surfistas que competiram depois, conseguiu superar estes recordes. Somente o próprio Messias Felix, quando escolheu os aéreos buscando a força do vento sul, para voar nas esquerdas da Praia da Ferrugem.

Nessa bateria, ele somou um 8,50 para aumentar de 15,10 para 15,50, o seu recorde de pontos no sábado.

Bicampeã brasileiro de surf, Messias Félix teve as mais altas notas do dia – Foto: smorigo/NDBicampeã brasileiro de surf, Messias Félix teve as mais altas notas do dia – Foto: smorigo/ND

“As baterias foram de alto nível, com altas ondas e agora que o ventinho ajudou né, está parecendo a Praia do Futuro lá no Ceará, então ficou mais divertido para mim” – disse Messias Felix, que é cearense, mas há alguns anos reside na Praia do Rosa, em Imbituba, bem perto da Praia da Ferrugem.

NOVO RECORDE

Apenas um surfista conseguiu superar algum recorde de Messias Felix no sábado, Weslley Dantas. O irmão mais jovem do ex-top do CT e campeão sul-americano da temporada 2020/2021 da WSL Latin America, Wiggolly Dantas, também usou o aéreo para tirar a nota mais alta do dia, 8,50.

Com ela, atingiu 14,77 pontos para vencer a penúltima disputa por vagas para as quartas de final do Circuito Banco do Brasil de Surfe. O surfista local de Garopaba, Felipe Ximenes, ou junto com ele, eliminando Igor Moraes e Cauã Costa.

8.50: Weslley Dantas decolou e conseguiu a mais alta nota do dia em Garopaba – Foto: smorigo/ND8.50: Weslley Dantas decolou e conseguiu a mais alta nota do dia em Garopaba – Foto: smorigo/ND

“ei bem pela minha primeira bateria de manhã, agora à tarde ficou muito difícil, mas a experiência de vir surfar aqui na Ferrugem há alguns anos, acabou prevalecendo a meu favor. Consegui achar a onda pro aéreo ali, porque aqui sempre quando tem esse ventinho sul, dá para mandar os voos. Mostrei o meu surfe e agora vamos pra próxima, amanhã” – destacou Weslley Dantas.

Weslley Dantas vai enfrentar o novo líder do ranking regional de 2022/2023 da WSL Latin America. O argentino Santiago Muniz confirmou o primeiro lugar com a classificação para as quartas de final, na última bateria do sábado.

Com os 500 pontos garantidos, não poderá mais ser superado por nenhum dos outros finalistas do Circuito Banco do Brasil de Surfe.

45Santiago tirou a liderança do seu irmão, Alejo Muniz, que largou na frente com a vitória na etapa da Argentina, mas contundiu o joelho e não pôde competir em Garopaba.

De irmão para irmão: Santiago Muniz “tomou” a liderança do irmão Alejo – Foto: smorigo/NDDe irmão para irmão: Santiago Muniz “tomou” a liderança do irmão Alejo – Foto: smorigo/ND

DOMINGO DECISIVO DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE:

08h00: QUARTAS DE FINAL – 5.o lugar com 500 pts e US$ 250 de prêmio:

1.a: Daniella Rosas (PER) x Laura Raupp (BRA)

2.a: Melanie Giunta (PER) x Taina Hinckel (BRA)

3.a: Silvana Lima (BRA) x Julia dos Santos (BRA)

4.a: Isabelle Nalu (BRA) x Juliana Meneguel (BRA)

09h40: QUARTAS DE FINAL 5.o lugar com 500 pts e US$ 250 de prêmio:

1.a: Edgard Groggia (BRA) x Messias Felix (BRA)

2.a: Leo Casal (BRA) x Gabriel Klaussner (BRA)

3.a: Santiago Muniz (ARG) x Weslley Dantas (BRA)

4.a: Heitor Alves (BRA) x Felipe Ximenes (BRA)

11h20: SEMIFINAIS FEMININAS – 2 baterias de 25 minutos

12h10: SEMIFINAIS MASCULINAS – 2 baterias de 25 minutos

13h00: DECISÃO DO TÍTULO FEMININO – 35 minutos

13h35: DECISÃO DO TÍTULO MASCULINO – 35 minutos

14h30: CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO NO PÓDIO

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

WSL 125j4a

WSL

Esporte – Praia da Joaquina recebe etapa da World Surf League após nove anos i5t6w

A Praia da Joaquina, em Florianópolis, volta a ser sede de uma etapa da World Surf League (WSL) após ...

WSL

Surf: esquadrão brasileiro manda bem no primeiro dia do Rio Pro 4s2y7

Competição nas boas ondas de Saquarema é válida pela etapa brasileira da elite do surf internacional ...

WSL

VÍDEO: Samuel Pupo vence nas ondas de Snapper Rocks na Austrália 1g6r64

O brasileiro Samuel Pupo começa a caminhada para recuperar seu lugar na elite do surf mundial da WSL ...

Diversa+

VÍDEO: surfista Laura Raupp de Floripa venceu etapa da WSL em Garopaba g1s3k

Laura Raupp e Adriano de Souza, o Mineirinho, foram os campeões nas ondas da Praia da Ferrugem

WSL

Surf: catarinense Tainá Hinckel foi campeã e vice em Saquarema 5l5w6g

Atleta da Guarda do Embaú ficou com o título da etapa QS 5000 e com o vice no Pro Junior de surf da ...