A sonda MRSO (Mars Reconnaissance Orbiter), da Nasa (Agência Espacial Americana), capturou uma imagem curiosa na superfície de Marte, o planeta vermelho, que parece o rosto de um urso, caracterizando um fenômeno chamado pareidolia aos olhos humanos.

A câmera que capturou o fenômeno, a HiRise (High Resolution Imaging Experiment), é operada pela Universidade do Arizona a bordo do MRO. Especialistas apresentaram a formação semelhante a um urso como uma imagem HiRise captada na quarta-feira (25). De acordo com uma reportagem do site “CNET.com”, a MRO já havia registrado a cena inusitada em dezembro.
O “rosto” capturado é bem maior do que o de o urso. Em uma versão da imagem com escala real, mostra que ela se estende por cerca de 2 mil metros de diâmetro.
“Há uma colina com uma estrutura de colapso em forma de V (o nariz), duas crateras (os olhos), além de um padrão de fratura circular (a cabeça)”, disse a equipe que controla a HiRise.
“O padrão de fratura circular pode ser devido ao assentamento de um depósito sobre uma cratera de impacto enterrada”, acrescentou a equipe. O MRO chegou à órbita de Marte em 10 de março de 2006, após ser lançado no ano anterior, da base no Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos.