Existe um grande debate em torno dos possíveis benefícios e impactos negativos que o uso do Chat GPT e da IA (Inteligência Artificial) podem trazer para as atividades e tarefas profissionais. Até que ponto podemos confiar ou utilizar essas modernas ferramentas a nosso favor?
O uso dessa tecnologia abriu milhares de portas e possibilidades, ao o que diariamente está evoluindo e aprendendo lado a lado com o ser humano. Nessa reportagem, o ND+ consultou um cientista da computação e uma especialista em RH para falar sobre a influência da inteligência artificial nas profissões.

Essa ferramenta é capaz de produzir textos primorosos em um “piscar de olhos”. E consegue responder aos mais diversos questionamentos de maneira rápida e eficaz, basta estar conectado à internet.
Enquanto alguns enxergam a IA como uma aliada imprescindível, capaz de impulsionar a eficiência e liberar a “mão de obra humana” para atividades mais criativas e estratégicas, outros temem sua influência no mercado de trabalho, presumindo a substituição de profissões inteiras por máquinas “inteligentes”.
Chat GPT 1v5a6a
O Chat GPT foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial com sede em San Francisco, nos Estados Unidos, chamado OpenAI. O nome Chat GPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado generativo”.
Essa ferramenta é capaz de realizar diversas tarefas relacionadas à nossa linguagem. Dentre as tarefas se destacam a de responder perguntas dos mais diversos temas, gerar textos, traduzir idiomas, compor canções, entre outras.
Além disso, o ChatGPT pode ser utilizado em diversas aplicações, desde assistentes virtuais até sistemas de processamento de linguagem natural para empresas e organizações. Essa ferramenta, se for bem utilizada, pode trazer uma produtividade incrível em diversos setores de uma empresa ou organização.
A arquitetura do Chat GPT se baseia em uma rede neural chamada Transformer, projetada especialmente para lidar com textos. O modelo de inteligência artificial possui uma infinidade de camadas que permitem à plataforma prestar atenção nas palavras-chave, ao contexto e aos diferentes significados que as palavras podem ter.

Para o cientista da computação Moacir Marafon, que tem mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia, as ferramentas baseadas em inteligência artificial podem ajudar as empresas e os profissionais de várias maneiras. Marafon ressalta que as tarefas manuais e repetitivas podem ser as primeiras a sofrerem influência direta dessa ferramenta.
“Pode melhorar a eficiência, fornecer insights baseados em dados e permitir que os profissionais se concentrem em atividades de maior valor agregado que requerem habilidades exclusivamente humanas, como criatividade, tomada de decisão ética e empatia”, ressalta.
A psicóloga e especialista em recursos humanos Renata Sá Fortes Regis reforça que as primeiras profissões que possam ser substituídas com o uso de inteligência artificial sejam as com atividades manuais. Contudo, ressalta que para que isso aconteça de fato é preciso que seja feito uma reflexão sobre seu uso.
“Acredito que na maioria das profissões utilizaremos a tecnologia e a inteligência artificial a nosso favor, porém sempre precisaremos de uma revisão, um olhar humano”, comenta.
Chat GPT X Mercado de trabalho 5b40w
Quanto ao mercado de trabalho, segundo Moacir Marafon, há estatísticas de que a produtividade dos trabalhadores possa dobrar até 2030, com potencial de aumento no PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 56 trilhões.
De acordo com o CEO da OpenAI, Sam Altman, “a nova tecnologia vai substituir empregos, mas vai gerar novos empregos muito melhores“.
Além disso, o relatório “O Futuro do Trabalho 2020”, do Fórum Econômico Mundial, prevê que a inteligência artificial substituirá cerca de 85 milhões de empregos no mundo todo até 2025. O mesmo relatório indica ainda que essa tecnologia poderá criar 97 milhões de novos empregos no cenário mundial.
Para Renata Regis, a ferramenta não representa um potencial risco de retirar pessoas do mercado de trabalho: “Dessa forma que enxergo, acho que é uma ferramenta que vem pra somar, pra ajudar e não para desqualificar ninguém.”
Ainda segundo a psicóloga, a inteligência artificial irá trazer muitas vantagens para diversos setores das empresas. Além disso, ela acredita que toda e qualquer profissão que dependa do olhar e da sensibilidade humana não será substituída.
Já para o cientista da computação Moacir Marafon, os profissionais precisarão estar preparados para extrair o melhor proveito dessa ferramenta e aproveitar as oportunidades que podem vir.