
Novas oportunidades em vista, baixa remuneração, falta de reconhecimento, busca por flexibilidade e qualidade de vida no trabalho. Esses são alguns dos principais motivos para o pedido de demissão dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que até agosto de 2024, 8 milhões e 200 mil brasileiros pediram demissão nos últimos doze meses.
Só em julho deste ano, 747.124 trabalhadores solicitaram o fim do vínculo empregatício com as empresas, percentual 10% superior ao registrado no mês anterior.
Os setores de serviço e de varejo estão entre os mais impactados, com os profissionais cogitando pedir as contas principalmente em razão da remuneração (44%) e da falta de flexibilidade no trabalho (59%).
Isso elevou o índice de rotatividade no país, já que segundo o instituto, 34 a cada 100 trabalhadores foram substituídos ou demitidos de seus cargos no mesmo período. E isso é resultado de alguns movimentos que acontecem em diversas partes do mundo.
Movimentos no mercado de trabalho 2x736i
Demissões em massa, avanço dos recursos de Inteligência Artificial, inseguranças financeiras e movimentos pós-pandêmicos são alguns dos motivos que elevaram a taxa de desemprego globalmente.
Se de um lado, grandes companhias realizaram layoffs nos últimos anos, os trabalhadores, principalmente os mais jovens, iniciaram uma revolução digital.
Termos como lazy job, quiet quitting e rage applying se popularizaram nas redes sociais e trouxeram debates sobre o mercado de trabalho, sobre principalmente o acúmulo de funções e o esgotamento diário no emprego.
Somado a isso, há o aumento do empreendedorismo no país, motivado pela busca da autonomia e da migração de carreira para a realização de sonhos profissionais. Apenas em 2024, o volume de novas microempresas chegou a 2,8 milhões no Brasil, segundo informações do SEBRAE.
Impacto para as empresas 403n5d

Todo esse panorama tem suas consequências para as empresas e para o departamento de RH. Os pedidos de demissão acarretam a quebra da continuidade das atividades, exigindo a contratação ou alocação de outros funcionários, o que gera atrasos ou sobrecarga na realização dos processos operacionais.
As altas taxas de turnover também provocam a perda de conhecimento específico e com isso a probabilidade da incidência de erros em etapas posteriormente bem estruturadas.
Novas contratações e treinamentos demandam tempo e o onboarding dos colaboradores não pode ser apressado, com isso, há uma baixa na produtividade.
A perda de conhecimento específico e a necessidade de redistribuir tarefas entre a equipe podem diminuir a produtividade e aumentar o risco de erros. Além disso, novas contratações e treinamentos demandam tempo, o que muitas vezes faz com que o processo de adaptação do novo colaborador seja longo, impactando a eficiência.
A perda financeira também é onerosa. Cada demissão e nova contratação geram custos de recrutamento, seleção, integração e treinamento, que podem ser altos, especialmente em setores onde há escassez de mão de obra qualificada.
O aumento da rotatividade também impacta o engajamento e a motivação da equipe, que pode se sentir insegura ou sobrecarregada, prejudicando a produtividade e levando a uma possível queda de desempenho.
Plataforma digital como solução 5m244y

De forma mais constante que gostariam, muitos empregadores enfrentam obstáculos nas fases de R&S, como utilizar múltiplos portais para fechar uma vaga, não conseguem centralizar os currículos recebidos por diferentes canais de comunicação (WhatsApp, e-mail, impressos), ou encontram barreiras na digitalização das documentações.
Uma alternativa eficaz a esse cenário é a adoção ferramentas que ajudem na transformação digital da empresa, eliminado desafios corriqueiros nas etapas de contratação, tornando-a mais próxima dos colaboradores e com uma gestão operacional mais eficiente.
Destaque nacional, a Nexti possui soluções próprias para ajudar as equipes desde o processo de recrutamento, ajudando as empresas a reduzirem o turnover, construírem banco de talentos e a estruturar as fases de seleção com inteligência.
Com tais recursos, a empresa catarinense já ajuda seus clientes a fecharem mais de 10 mil vagas por mês, comprovando a eficiência da ferramenta. Além do módulo de recrutamento e seleção, o sistema possui funcionalidades que ajudam no controle da jornada de trabalho, desburocratização dos serviços, digitalização dos processos de RH e DP e melhorias no engajamento dos colaboradores com a gestão.
Tudo isso diminuindo custos e promovendo um ambiente de trabalho sustentável e produtivo. Conheça as soluções que a Nexti oferece para a sua empresa!