Na madrugada do último domingo (6) para segunda-feira (7), pilotos da Azul e LATAM reportaram novamente avistamentos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) acompanhando as aeronaves em diferentes pontos do Sul do país. Os ufólogos Frederico Morsch, do Rio Grande do Sul, e o catarinense Luiz Prestes Junior analisaram os acontecimentos.

Luiz Prestes deu sua versão sobre a escalada de avistamentos de óvnis nos últimos dias. “Estão se tornando mais evidentes pois as pessoas começaram a olhar mais para o céu, perdendo aquele medo de contar suas histórias e buscando entender o fenômeno”, justificou.
Frederico analisou imagens de luzes captadas pelas câmeras de uma rádio viradas para o Rio Guaíba, em Porto Alegre. Ele acredita que os pontos iluminados visualizados e reportados pelos pilotos não sejam os mesmos das gravadas pelas câmeras devido às “diferenças de comportamento” entre as luzes.
“As câmeras ficam de frente para o Guaíba. Há chances de que as luzes sejam da Starlink (plataforma de satélites da Space X). Existe aí a possibilidade de que essas luzes gravadas nessas câmeras não sejam as mesmas vistas pelos pilotos“, ressaltou.
Segundo o pesquisador, as câmeras estavam filmando o lado contrário de onde supostamente os feixes misteriosos foram avistados pelos pilotos. “Na direção da Lagoa dos Patos”, explicou.
De acordo com Frederico, “ainda é cedo para afirmar o que seriam essas luzes ou ter um motivo exato do por que elas estão aparecendo”.
Pesquisadores citam rastreio da FAB
Tanto Luiz quanto Frederico afirmaram terem recebido a informação de que duas aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira), da Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram enviadas para verificar as ocorrências no espaço aéreo da região. A reportagem entrou em contato com a Força Aérea Brasileira baseada em Canoas, mas não recebeu retorno até o fechamento da matéria.
Luzes misteriosas no RS e em SC 1r5h17
Pilotos das companhias aéreas Latam e Azul relataram, aos controladores de tráfego aéreo, o avistamento de luzes no céu de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Os registros ocorreram entre a noite de sexta (4) e sábado (5), no Aeroporto Salgado Filho. As luzes em movimento foram registradas por cerca de sete pilotos, na região entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O diálogo dos pilotos com a equipe do aeroporto foi registrado por meio de uma câmera de controle do aeroporto Salgado Filho. No momento em que as luzes apareceram, não havia nenhum outro avião na região, conforme relato da torre de controle. A hipótese é de que os sinais luminosos são de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados).
Na noite desta terça-feira (8), pilotos filmaram luzes no céu nas proximidades de Santa Catarina. O diálogo entre tripulantes demonstra surpresa, sem que os profissionais consigam identificar os objetos avistados. Citam apenas “luz”, que aparece e some diversas vezes.