Nesta semana, o inverno de 2024 começa oficialmente às 17h51 do dia 20 de junho, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Diferente do que muitos livros didáticos indicam, o início da estação não será no dia 21 de junho.

O início de cada estação está vinculado a fenômenos astronômicos específicos. O solstício de inverno marca o momento em que a luz do Sol incide de forma mais intensa sobre o Hemisfério Norte, resultando no dia mais curto do ano no Hemisfério Sul.
Esse fenômeno, ao contrário do equinócio, que define o início do outono e da primavera, quando dias e noites têm a mesma duração, determina a chegada do inverno. O inverno em 2024 iniciará no final da tarde do dia 20 de junho, segundo o Inmet.

Inverno em 2024: Especialista explica que há três tipos de invernos 1n81g
De acordo com o engenheiro agrônomo e meteorologista, Ronaldo Coutinho, existem três tipos de invernos: o astronômico, o meteorológico e o real. Segundo ele, cada um tem um período diferente para começar a atuar no Sul do país.
“Nós temos o inverno astronômico, que começa com o solstício de inverno, no dia 20 de junho, que é o dia mais curto do ano. Temos o inverno meteorológico, conforme a Organização Mundial de Meteorologia, abrange os meses de junho, julho e agosto, começando no dia 1º de junho e terminando no dia 31 de agosto. E temos o inverno real, que varia de região para região”, explica Coutinho.

Segundo o especialista, nas áreas frias, como a Serra Catarinense, o inverno em 2024 começa no início de maio e vai até o final de setembro. No litoral, em regiões intermediárias como Chapecó e o litoral sul, a estação começa em meados de maio e vai até o final de agosto.