Uma adutora de água de 400 milímetros se rompeu na manhã deste sábado (18) na avenida Beira Rio, em Brusque, no Vale do Itajaí. O rompimento ocorreu em meio à cheia do rio Itajaí-Mirim, sendo que o canal faz parte da rede abastecimento da cidade.
A informação é do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Brusque, que espera o nível do rio se normalizar para iniciar os reparos.

Na noite desta sexta-feira (17), o rio Itajaí-Mirim alcançou o pico de 8,96 metros. Já a partir da meia-noite deste sábado, o nível começou a descer e, durante a manhã, chegou a 5,50 metros.
Abastecimento de água fica prejudicado pelas chuvas 47672t
O aumento das chuvas e do nível dos rios em Brusque, Botuverá e Vidal Ramos, nos últimos dias, elevou também a turbidez do Itajaí-Mirim. Isso se deve pela quantidade de resíduos sólidos e entulhos, levando a estação de tratamento central da cidade a reduzir a produção de água potável.
Vídeo dá dimensão do avanço do rio Itajaí-Mirim em Brusque entre quinta (16) e sexta-feira (17) – Vídeo: Almir Rodrigues/NDTV
Dessa forma, algumas localidades da cidade como Águas Claras, Primeiro de Maio, Maluche, Rio Branco, Travessa Lagoa Dourada e Loteamento Jardim das Bromélias poderão sofrer com desabastecimentos pontuais e temporários.
O Samae reforça que todos os consumidores devem usar racionalmente os recursos hídricos disponíveis durante o período.