A Defesa Civil de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, ou do estado de alerta para o estado de atenção neste domingo (19) com a redução considerável dos níveis dos rios. Durante o período de cheia dos rios, cerca de 300 pontos de alagamento foram registradso conforme o órgão.

De acordo com a Defesa Civil, o nível do curso antigo do rio Itajaí-Mirim baixou em média 15 centímetros por hora no fim da tarde de domingo. O rio foi responsável pela maior parte dos alagamentos e, por volta das 12h desta segunda (20), está em estado de atenção em quase todos os pontos de monitoramento.
Itajaí ainda está realizando o levantamento de todos os pontos afetados pelos alagamentos entre a sexta-feira (17) e o fim de semana. Até o momento, a Defesa Civil registrou 139 ruas atingidas. A viabilidade de um decreto de emergência ou calamidade pública está sendo estudada pelo município.
Além disso, durante os alagamentos as forças de segurança e a secretaria de Obras atenderam 113 ocorrências no total. Os atendimentos envolvem resgates de pessoas e animais, queda de poste, deslizamentos e inundações. Apenas no sábado (18), 92 ocorrências foram atendidas.
Informações da prefeitura de Itajaí detalham que as principais regiões afetadas pelas chuvas e alagamentos foram: Cidade Nova, São Roque, Itaipava, Colônia Japonesa, Carvalho, Canhanduba, Dom Bosco, Limoeiro, São Judas, Ressacada e São Vicente.

Ao longo do domingo e desta segunda-feira, com a melhora das condições climáticas, muitas famílias acolhidas estão retornando para as casas. O abrigo da Igreja São Cristóvão, no bairro Cordeiros, abrigava 5 pessoas na manhã desta segunda-feira.
Nuvens predominam no início da semana e chuva fraca não está descartada f2s6e
Conforme a Defesa Civil, a partir desta segunda-feira as nuvens devem predominar em Itajaí, com aberturas de sol ao longo do dia. Já as chances de chuvas fracas também não estão descartadas. As temperaturas ficam entre 18°C e 25°C, com ventos de leste e nordeste.
O professor responsável pelo LabClima (Laboratorio de Climatologia da Univali), Sergey de Araújo, informou que nesta terça (21) e quarta-feira (22) as temperaturas chegam aos 30°C e 33°C. “A partir da tarde de quarta tem chance de chuva forma, superior a 60 mm, com trovoadas isoladas”, frisa o climatologista.

As mudanças se devem por conta de uma frente fria e um ciclone formado no oceano, em frente a Sata Catarina. A partir de quinta-feira (23), as temperaturas devem baixar novamente.
Município faz mutirão de limpeza das ruas após alagamentos i4k4u
Por volta das 7h desta segunda-feira (20), as equipes da secretaria de Obras de Itajaí iniciaram um mutirão de limpeza e recuperação dos pontos afetados por alagamentos nos últimos dias. O primeiro bairro atendido foi o Cidade Nova, um dos mais atingidos.
Ao longo do dia, os bairros Ressacada, São Judas, Dom Bosco, Carvalho, Canhanduba e outros serão atendidos. Por outro lado, as áreas rurais os bairros Limoeiro, Itaipava, Colônia Japonesa, Campeche e São Roque, ficam sob os cuidados da secretaria de Agricultura e Expansão Urbana.
Unidades de saúde atendem parcialmente em Itajaí m5e3v
Algumas UBSs (Unidades de Saúde) terão atendimento parcial principalmente durante a manhã desta segunda-feira por conta dos alagamentos. Durante o período será feita a limpeza dos espaços. As unidades afetadas são:
- Murta
- Itaipava
- Limoeiro
- Salseiros
- Cidade Nova I
- Cidade Nova II
- Promorar II
As demais UBSs, centros especializados, farmácia municipal e setores istrativos da secretaria de Saúde atendem normalmente nesta segunda.