Calor extremo, umidade do ar em 70% e rajadas de poeira: Emirados Árabes colapsam a 50ºC u4j2g

Calor extremo nos Emirados Árabes com temperaturas chegando a 50°C, levou o país a emitir estado de alerta para saúde pública e segurança 1x5w6c

Imagem de EAU com pôr do solCalor extremo nos Emirados Árabes levou o país a emitir estado de alerta – Foto: Canva/ND

Uma onda de calor extrema tomou conta de uma cidade nos Emirados Árabes Unidos, conhecida como Fujairah, no início desta semana. Conforme o NCM (Centro Nacional de Meteorologia), as temperaturas devem atingir cerca de 50°C nesta segunda-feira (28).

O NCM ainda aponta que os ventos fortes e carregados de poeira, previstos para a região, podem agravar as condições climáticas e intensificar o calor extremo nos Emirados Árabes Unidos.

Além disso, no domingo (27), o pico de temperatura foi registrado em Tawiyen, Fujairah, alcançando 46,6°C às 13h30. De acordo com a previsão oficial, o céu permanece claro em grandes partes do país.

Calor extremo nos Emirados Árabes e os riscos 6k6w1w

Mapa mostrando calor extremo nos Emirados Árabes UnidosImagem do mapa mostrando calor extremo nos Emirados Árabes Unidos – Foto: SkyLight/@u/skylight269/Reddit

O calor extremo nos Emirados Árabes não se limitam apenas em Fujairah, diversas regiões já reportaram máximas entre 40°C e 45°C no domingo. No entanto, o que muitos não sabem é que além do desconforto, o calor pode ocasionar riscos sérios à saúde pública.

Conforme um estudo publicado na The Lancet Planetary Health, a exposição prolongada a temperaturas superiores a 40°C está associada a maior incidência de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Vale destacar que o fenômeno é ainda mais preocupante quando combinado com a alta umidade. Especialistas alertam para o chamado efeito da temperatura de bulbo úmido — quando a umidade elevada impede a evaporação do suor, aumentando o risco de superaquecimento corporal.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) confirma o estudo e explica que condições de alta umidade associadas a calor extremo podem ser fatais, mesmo em pessoas saudáveis.

Imagem de cidade com sol aparecendoAlém do calor extremo nos Emirados Árabes, outros fatores podem impactar na saúde das pessoas – Foto: Canva/ND

Ventos de poeira reduzem a visibilidade 373q3c

Além do calor, ventos com velocidade entre 15 e 25 km/h, chegando a rajadas de até 45 km/h, estão levantando poeira e diminuindo a visibilidade em algumas regiões.

Especialistas alertam que essas condições podem provocar tempestades de areia repentinas, o que afeta a segurança nas estradas.

Um artigo da International Journal of Environmental Research and Public Health indica que a inalação de partículas finas durante tempestades de poeira está diretamente ligada ao aumento de internações por doenças respiratórias e cardíacas.

Motoristas são orientados a redobrar a atenção ao dirigir, principalmente em áreas suscetíveis à formação de nuvens de poeira.

Condições marítimas e cuidados para a população 4b4r35

O sistema de meteorologia local ainda prevê variações nas condições do mar, com o Golfo Árabe apresentando ondas leves a moderadas, enquanto o Mar de Omã deve permanecer calmo.

Com isso, a umidade relativa do ar pode atingir até 70%, ampliando a sensação de abafamento.

Autoridades recomendam que a população evite atividades físicas ao ar livre durante as horas mais quentes do dia, mantenha-se hidratada e busque locais com climatização adequada para se proteger dos efeitos do calor extremo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Tempo 5a6r5z

Tempo

Chuvas em SC afetam mais de 388 mil pessoas e deixam quase 5 mil desalojados 4m623j

Conforme a Defesa Civil, as chuvas em Santa Catarina deixaram pelo menos 4.833 pessoas estão desaloj ...

Tempo

Microexplosão atmosférica atinge cidade de SC com ventos de 100 km/h 93a53

Uma microexplosão atmosférica causou destruição em uma cidade de Santa Catarina. Ventos aram dos ...

Tempo

Tempestades devastam SC deixando rastros de destruição e uma pessoa morta 11a2

Tempestades devastadoras atingem SC: granizo, ventos fortes e uma vítima fatal no Oeste do estado

Tempo

Ciclone extratropical: entenda o fenômeno que traz ventos fortes e chuvas ao Brasil 5h664y

Descubra o que é ciclone extratropical, como se forma e os riscos que esse fenômeno traz ao Brasil c ...

Tempo

Extinção em massa por crise climática pode começar antes de 2050, diz especialista w3l6

Mudanças climáticas podem causar extinção em massa antes de 2050, alerta Hugh Montgomery, durante ev ...