O abrigo do bairro Cordeiros, em Itajaí, atingiu sua capacidade máxima neste domingo (8). Cerca de 193 pessoas estão no abrigo após ficarem desalojadas por conta da chuva intensa que atinge o Litoral Norte de Santa Catarina.

Segundo a prefeitura de Itajaí, os moradores que necessitarem de um espaço seguro devem se dirigir para o abrigo do São Vicente. Os abrigos ficam no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, no Cordeiros, no Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente, e no Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI), no São João. Esse último possui ibilidade para receber pessoas com deficiência.

No início da tarde deste domingo, a prefeitura realizou uma reunião para atualização do atual cenário da cidade em relação à previsão de chuvas e inundações. No encontro foi anunciada uma campanha de recebimento de donativos, com destaque para os seguintes itens: materiais de limpeza, itens de higiene, alimentos não perecíveis e colchões de solteiro.

A arrecadação acontece no Centreventos, das 7h às 19h. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros, nas últimas 48 horas foi registrado um volume de 82 milímetros de chuva. Nas últimas 24 horas, foram 24 milímetros e nas últimas 12 horas registrou-se 20 milímetros. Portanto, há um cenário gradual de diminuição da maré, mas com fatores que podem interferir no panorama.