A escassez de chuvas e as altas temperaturas afetam o nível dos reservatórios de água em cidades do Oeste de Santa Catarina. A represa do Lajeado São José, em Chapecó, opera com 50% da capacidade máxima nesta semana.

O Gerente Regional Oeste da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), Pery Fornari Filho, explica em entrevista ao Balanço Geral Oeste que o cenário é preocupante e o monitoramento é diário.
Conforme Filho, a estiagem ainda não afetou o tratamento e abastecimento de água no município. “Estamos trazendo mais água do rio Tigre para suprir as necessidades de Chapecó, porém é um momento de atenção, tanto nossa quanto da população”.
A represa do Lajeado São José, em Chapecó, opera com 50% da capacidade máxima nesta semana – Vídeo: @dechapeco/ND
Ele pede a colaboração da comunidade para o consumo consciente da água. “É um recurso finito e precisamos de chuva”, ressalta o Gerente Regional Oeste da Casan.
Empresa adota medida emergencial 2v1um
A Companhia de Alimentos BRF também adotou medidas emergenciais por conta da seca e ou a captar água para o abastecimento da unidade em Chapecó.
A Companhia de Alimentos BRF adotou medidas emergenciais por conta da estiagem em Chapecó – Vídeo: @dechapeco/ND
De acordo com a empresa, caminhões transportam a água até o local de armazenamento e tratamento, em conformidade com as recomendações e autorizações dos órgãos públicos.
Municípios do Oeste sofrem com estiagem 4m2xz
O cenário de estiagem não é algo exclusivo de Chapecó. A Casan informou que realiza o transporte de água bruta do Rio Engano, em Itá, para atendimento da população em Seara, onde a barragem de captação apresenta nível baixo e não está suprindo a demanda.
Com isso, Xavantina também está recebendo reforço de água tratada de Seara.

Previsão de chuva para o fim do mês 4u6r1y
Conforme a Epagri/Ciram, o outono começa com variação de nuvens e pouca chuva em Santa Catarina, mais concentrada no Planalto ao Litoral.
A previsão de chuva mais abrangente no estado deve ocorrer após o dia 27 de março, com temporais e chuva intensa em algumas localidades, por conta da agem de uma frente fria e áreas de baixa pressão. Porém, abril começa com tempo seco em Santa Catarina.