Em meio as fortes chuvas e ocorrências que aconteceram em Blumenau, no Vale do Itajaí, ao longo da manhã desta sexta-feira (3), o prefeito Mário Hildebrandt atualizou a situação da cidade durante uma transmissão ao vivo.

Segundo o prefeito e Defesa Civil, a projeção é que às 20h desta sexta-feira, o Rio Itajaí-Açu chegue a 9,50 metros. “Todos que tem casas, indústrias e comércios, fiquem atentos para retirar seus pertences e principalmente cuidar de sua vida”, comentou Hildebrandt.
Blumenau já registrou 102 ocorrências nas últimas 24 horas, sendo 79 caracterizadas como deslizamentos e 14 em análises de risco. Um abrigo foi acionado Igreja Evangélica Livre, na Itoupava Norte.
O secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Menestrina, explicou que algumas ocorrências de grande porte que aconteceram em 2008, voltaram a acontecer no mesmo local.
“Deslizamentos podem acontecer a qualquer hora e qualquer momento. Blumenau teve a reativação de alguns deslizamentos que aconteceram em 2008, de grande porte e isso nos preocupa muito. É importante que todas as pessoas redobrem a atenção onde já ocorreu um deslizamento e áreas de risco”.
Ele ainda alerta que mesmo com o cessar das chuvas, os deslizamentos ainda podem ocorrer, por conta da saturação do solo.
‘Feridas de 2008 estão se abrindo’, diz prefeito de Blumenau 5h1z3q
No fim da transmissão ao vivo, o prefeito de Blumenau relembrou o trágico ano de 2008 e pediu para que as pessoas tenham cuidado e atenção.
“Algumas feridas de 2008 estão se abrindo, a natureza cobriu essas feridas, mas ainda está lá, e a chuva as trouxe à tona de novo e está trazendo riscos à população, vimos isso na rua Netuno, nesta sexta-feira (3)”, disse o prefeito.
Em 2008, foram 24 vítimas fatais apenas em Blumenau. Além disso, cerca de 2,1 mil construções foram danificadas ou destruídas pelos deslizamentos de terra e quase 25 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.
Prefeito atualiza situação das barragens em SC 6g73y
O prefeito Mário ainda atualizou a situação das barragens em Taió, Ituporanga e José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí.
Segundo ele, a barragem Norte, em José Boiteux está com todas as comportadas fechadas e com cerca de 60% de ocupação.
Já na barragem de Ituporanga, está com pouco mais de 96% de ocupação e com apenas uma comporta abera e outras quatro fechadas.
Ainda conforme a Defesa Civil, a única barragem que verteu até o momento é a de Taió, que está com 111% de ocupação e todas as sete comportas fechadas.