Santa Catarina se destaca no cenário nacional com cinco cidades entre as 10 mais frias do Brasil. Especialista destaca que as cidades mais geladas do estado são Urupema, Bom Jardim da Serra, Urubici, São Joaquim e São Bento do Sul, conhecidas por suas temperaturas rigorosas, especialmente no inverno.

Um levantamento feito pelo Portal ND+ aponta que SC tem cinco das 10 cidades mais frias do país. O estado catarinense é uma ótima opção para quem curte se aventurar no frio e procura a tão sonhada neve sem sair do Brasil.
Confira a lista das cidades mais geladas do Brasil 4nb1w
- Urupema – Santa Catarina
- Bom Jardim da Serra – Santa Catarina
- São José dos Ausentes – Rio Grande do Sul
- São Joaquim – Santa Catarina
- Urubici – Santa Catarina
- Gramado – Rio Grande do Sul
- São Bento do Sul – Santa Catarina
- Nova Friburgo – Rio de Janeiro
- Canela – Rio Grande do Sul
- Monte Verde – Minas Gerais
Confira as cinco cidades mais geladas de Santa Catarina 454f2h
5. São Bento do Sul 641kb
São Bento do Sul, com aproximadamente 86 mil habitantes, é conhecida por suas geadas e temperaturas abaixo de zero, como os -4,52°C registrados em julho de 2021. A cidade possui uma forte influência da colonização alemã, refletida em sua arquitetura e gastronomia.
Santa Catarina continua a atrair visitantes que buscam desfrutar do inverno rigoroso e das belezas naturais de suas cidades, consolidando-se como um dos destinos mais frios e encantadores do Brasil.

4. São Joaquim 6f446d
São Joaquim, conhecida como a Capital da Maçã, registrou -10°C em 1991 e é famosa por suas vinícolas e eventos como a colheita da maçã. Com 27 mil habitantes, a cidade é um destino popular tanto no inverno, com suas nevascas ocasionais, quanto no verão, durante a época da colheita.

3. Urubici 6i6jp
Urubici, na Serra Catarinense, é a quarta cidade mais fria de Santa Catarina. Com uma área de 1.019 km² e pouco mais de 11 mil habitantes (IBGE 2020), é conhecida por seus pontos turísticos.
A cidade pode ser visitada o ano todo, mas para presenciar geadas, julho e agosto são os meses ideais. Urubici detém o recorde da menor temperatura registrada no Brasil: -17,8°C, no Morro da Igreja, em 26 de junho de 1966.

2. Bom Jardim da Serra 1p4l6r
Bom Jardim da Serra, também na Serra Catarinense, tem cerca de 5 mil habitantes e é famosa pelas suas paisagens naturais, como a Serra do Rio do Rastro e os Cânions do Funil, das Laranjeiras e da Roda.
A cidade registrou -8,6°C em julho de 2021. A combinação de frio intenso e belas paisagens faz de Bom Jardim da Serra um destino popular para quem busca experiências de inverno no Brasil.

1. Urupema 6k3e2c
Urupema, localizada na Serra Catarinense, é conhecida como a Capital Nacional do Frio. Com apenas 2.500 habitantes, a cidade registrou temperaturas de até -9,4°C em julho de 2019.
Durante o inverno, é comum ver geadas e até neve, atraindo turistas de todo o país. Entre os pontos turísticos, destacam-se o Morro do Combate e a Cascata que Congela, onde as águas congelam nas noites mais frias.

Por que SC tem as cidades mais geladas do Brasil e não o Rio Grande do Sul? 1t3g6e
Uma das dúvidas de diversos turistas que buscam férias em regiões mais frias do Brasil é saber quais são os estados mais frios. Geralmente, eles viajam em busca da tão esperada neve, propícia na região Sul do país.
Porém, o que muitos não sabem é que Santa Catarina tem as cidades mais geladas do país e não o Rio Grande do Sul, como muita gente pensa. Este erro comum, se dá pelo fato do estado gaúcho estar mais ao Sul do Brasil, dando a falsa ideia de que o estado é tomado pelas massas de ar mais frias do país.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, Urupema é a cidade mais fria do país. Todo esse frio é por conta da sua altitude. “Por que Urupema é a cidade mais fria do Brasil em relação a São Joaquim? Porque ela tem altitude. Simplesmente ela é mais alta e está em uma baixada de vale”, explica Scheuer.
Segundo o meteorologista, Gramado (RS), por exemplo, bastante conhecida por turistas que buscam as neves durante o inverno, não é uma cidade tão alta em relação a Santa Catarina. Urupema (SC), na região Serrana, é considerada a cidade mais fria do Brasil.
“Gramado tem vegetação e está mais baixa que Urupema. Gramado está a 850 metros de altitude e está mais ao Sul do país. Mas, independente disso, o que conta muito em relação ao frio é a altitude”, explica Piter Scheuer.