Índia e Paquistão enfrentam ondas exorbitantes de calor e temperatura vai à quase 50°C 1v1t3f

A população já enfrenta cortes de eletricidade e escassez de água. A causa pode ser mudanças climáticas causadas por ações humanas 4f4d2n

A Índia e o Paquistão enfrentam ondas exorbitantes de calor nos últimos dias. A temperatura em Nova Délhi se aproximava de 46 °C nesta quinta-feira (28). Já no Paquistão, as temperaturas devem chegar a 48 °C, de acordo com a Sociedade Meteorológica do Paquistão.

As mudanças climáticas, causaram cortes de eletricidade e escassez de água para milhões de pessoas que sofrerão essa situação com cada vez mais frequência no futuro, de acordo com especialistas em mudanças climáticas.

Índia e Paquistão registram temperaturas altíssimas, cortes de energia e água. – Foto: Unsplash/Banco de Imagens/NDÍndia e Paquistão registram temperaturas altíssimas, cortes de energia e água. – Foto: Unsplash/Banco de Imagens/ND

“É a primeira vez que vejo tanto calor em abril”, disse Dara Singh, de 65 anos, que istra uma pequena loja em Nova Délhi.

Cortes de energia foram impostos nas fábricas para reduzir o consumo, no Rajastão, no noroeste da Índia, no oeste de Gujarat e no sul de Andhra Pradesh. De acordo com a imprensa local, as principais usinas estão enfrentando escassez de carvão.

Na Índia, cerca de 1,4 bilhão de pessoas têm uma diminuição no abastecimento de água, que se agrava até as chuvas de monção caírem em junho e julho. No mês ado, Nova Délhi registrou 40,1 graus, a temperatura mais alta para aquele mês desde 1946.

As altas temperaturas já mataram mais de 6.500 pessoas na Índia desde 2010. Os cientistas dizem que devido às mudanças climáticas elas estão se tornando mais frequentes, mas também mais severas.

“As mudanças climáticas estão tornando as altas temperaturas mais prováveis na Índia”, disse Mariam Zachariah, do Instituto Grantham do Imperial College de Londres.

Para o especialista as atividades humanas aumentam as temperaturas globais e que a temperatura que atingiu a Índia, só é observada uma vez a cada 50 anos.

Outro país asiático atingido pelas altas temperaturas é o Paquistão. De acordo com a Sociedade Meteorológica do País, os agricultores terão de gerir o abastecimento de água neste país onde a agricultura, a base da economia, emprega cerca de 40% da força de trabalho total.

“A saúde pública e a agricultura do país enfrentarão sérias ameaças pelas temperaturas extremas deste ano”, disse Sherry Rehman, ministra de Mudanças Climáticas.

*Texto produzido com informações da Agência de Notícias AFP.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Tempo 5a6r5z

Tempo

FOTOS: Relembre quando nevada atingiu Planalto Norte de SC e influência de ciclone no fenômeno u4m3i

Ciclone extratropical em 2013 provocou neve intensa em Canoinhas, Mafra, Papanduva e outros municípi ...

Tempo

Cidades de SC podem registrar neve após quase 12 anos 705e5e

Municípios do Planalto Norte, como Canoinhas e Mafra, reforçam ações de acolhimento diante da previs ...

Tempo

O que é uma onda de ar polar? Entenda fenômeno que promete neve na região Sul 4c6a3n

Onda de ar polar formada na Antártida chega ao Brasil e provoca queda brusca nas temperaturas nesta ...

Tempo

Alerta Amarelo: ciclone provoca ventos de até 100 km/h e deixa Santa Catarina sob risco 5z561d

Formação de ciclone traz risco de tempestades com rajadas de ventos; frente fria deve trazer neve e ...