Os itajaienses devem se preparar para um grande volume de chuva e vento forte em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, nesta quinta-feira (15), quando a cidade completa 163 anos de história. O motivo é a atuação de um ciclone extratropical em três regiões catarinenses.
De acordo com Marinho Stringari, coordenador da Defesa Civil Itajaí, o ciclone trará um volume significativo de chuva e rajadas de vento nos próximos dias.

“O tempo continua instável, carrancudo, fechado, céu encoberto com chuva a qualquer momento. Também nas próximas horas nós temos a manutenção diária de instabilidade, além da circulação marítima que é responsável por transportar a umidade do mar em direção ao litoral, que segue atuando”, explica Marinho.
A formação do ciclone no oceano mantém a condição de chuva persistente e volumosa até sexta-feira (16) em Itajaí. Os modelos apontam acumulados que podem superar os 150 milímetros.
De acordo com a Defesa Civil, há risco de alagamentos e deslizamento. Sergey Araújo, professor de climatologia da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), aponta que a chuva no aniversário de Itajaí deve ser de 45 a 70 milímetros. Rajadas fortes para quinta-feira e sexta-feira, acima de 45 km/h.
A atuação do Ciclone Extratropical no aniversário de Itajaí 4616a
Para Marinho, da Defesa Civil de Itajaí, além da intensificação e a continuação do deslocamento das áreas de instabilidade, a formação do ciclone extratropical no oceano, próximo a costa de Santa Catarina, vai refletir no Litoral Norte e áreas próximas ao vale do Itajaí.
“Nós teremos rajadas de vento, principalmente da quadra Sul a Sudeste, que vão ficar bastante fortes, intensas, chamando atenção para o risco a navegação e a prática da pesca, além de ressaca nas praias no Litoral Norte e notadamente entre Florianópolis e a Ilha de são Francisco do Sul”, destaca.

Ainda de acordo com o coordenador, nesta quinta-feira haverá a condição de chuva mais intensa, porque o ciclone estará mais próximo e por isso a instabilidade continua.
O tempo só começa a apresentar melhora na sexta-feira, onde todas essas áreas de instabilidade começam a se afastar. “Até lá vamos ficar atentos aos avisos e alertas da Defesa Civil, porque as condições são adversas do tempo. Há alerta de tempestades até por alguns momentos, de intensidade moderada à forte e o vento também que vai ser bastante intenso nos próximos dias”, completa Marinho.
Chuva de 150 milímetros 5i4c4d
No Litoral Norte o volume de chuva pode ultraar os 150 milímetros de acumulados para os próximos dias, que pode trazer transtornos como deslizamento de terra, já que o solo está encharcado e também alagamentos pontuais pela região.
Equipes da Defesa Civil, secretaria de obras, assistência e segurança devem ficar de prontidão além do Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil.