O super tufão Hinnamnor, considerado por meteorologista como o mais intenso do ano no planeta, desloca-se pelo Oceano Pacífico em direção às ilhas que pertencem ao Japão.

O fenômeno é, na verdade, um ciclone, mas por causa das rajadas de vento que devem chegar a 257 km/h, foi classificado como super tufão, algo raro. Meteorologistas equipararam a um furacão de categoria cinco, a exemplo do Katrina.
É tão “feroz” que, conforme as previsões, mesmo daqui a cinco dias, a tempestade ainda será de categoria três. O super tufão, que está na área marítima das Filipinas, se desloca ao continente asiático na noite desta quarta-feira (31).
A istração de Serviços Geofísicos e Astronômicos Atmosféricos das Filipinas informou que o fenômeno está em direção as ilhas japonesas, a 25 km/h, com ventos de 233 km/h, mas não afeta diretamente as condições climáticas no país.
2.5-minute rapid scan #Himawari8 Infrared images showing Super Typhoon #Hinnamnor as it reached Category 5 intensity while approaching the island of Minamidaitōjima, Japan (station identifier ROMD): https://t.co/oPnRJDgHbY pic.twitter.com/zIkcWGDrEG
— UW-Madison CIMSS (@UWCIMSS) August 30, 2022
De acordo com os meteorologistas, é esperado que sua velocidade diminua entre quinta (1º) e sexta-feira (2). No entanto, uma nova intensificação é possível quando o tufão iniciar sua trajetória entre a China e o Japão no sábado (3).
A maior parte do Japão está sob aviso ou alerta, mas, de acordo com a MetSul, o risco maior é para as Ilhas Daito, a sudeste de Okinawa. Outras duas pequenas ilhas povoadas estão na rota da tempestade, Minamidaitojima e Kitadaitojima. Não se sabe ainda se Hinnamnor vai chegar até as ilhas mais populosas do Japão. Há também a possibilidade que ele rume para a Coreia do Sul.
Typhoon Hinnamnor east of Taiwan. pic.twitter.com/juUeSBuLeM
— Andrew Miskelly (@andrewmiskelly) August 31, 2022