Os últimos dois dias de outubro em Santa Catarina devem ser como foi a maior parte do mês: chuvosos. A Defesa Civil de SC emitiu um alerta para as condições climáticas no Estado para esta segunda (30) e terça-feira (31).

Alerta da Defesa Civil b4m5w
No período entre segunda (30) e a madrugada de terça (31) são esperados temporais isolados e chuvas intensas em toda Santa Catarina devido à uma área de baixa pressão atmosférica associada ao fluxo de calor e umidade do norte do país.
Os temporais vêm acompanhados por vendavais e eventual queda de granizo, principalmente entre a tarde e a noite.

Os acumulados médios de chuva devem variar entre 50 a 75 mm no Grande Oeste, região da Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí e entre 20 e 40 mm no restante do estado, mas não se descartam acumulados mais elevados em alguns pontos destas áreas.
56% das cidades em situação de emergência 5v416w
Santa Catarina pode estar na onda das maiores chuvas intensas da história, durante o mês de outubro, mesmo que de forma alternada. A afirmação é do diretor da Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Armando Schroeder, que participou de uma reunião de atualização das chuvas no Estado.
Até o domingo (29) 167 municípios decretaram situação de emergência, sendo que para quatro municípios a declaração foi de estado de calamidade pública. São eles: Laurentino, Rio do Sul, Taió e Rio do Oeste, todos no Vale do Itajaí.
De acordo com os técnicos da Defesa Civil, a chuva deste fim de semana foi acima do esperado, principalmente no Extremo-Oeste e Planalto Norte. Os maiores volumes, nas últimas 48 horas, foram registrados em Dionísio Cerqueira (215.8 mm), Itaiópolis (187.2 mm) e Witmarsum (186.1 mm).