Os reservatórios de água de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, atingiram capacidade mínima neste sábado (18). Dos 13 reservatórios de água espalhados em bairros da cidade, apenas o de Cabeçudas tem água. Por consequência, o abastecimento de Itajaí e Navegantes está prejudicado.

Tratamento diminui com reservatórios de água vazios: 4x286v
A diminuição drástica dos níveis se deve pela dificuldade do Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento e Infraestrutura) para o tratamento de água. As estações em Itajaí receberam resíduos e entulhos em excesso, trazidos pelas chuvas e correnteza dos rios.
Imagens mostram estado crítico de tratamento das estações – Vídeo: Semasa/Divulgação/ND
O engenheiro civil e diretor de saneamento do Semasa, Ervino Macedo, explica que a turbidez chegou a 4 mil NTUs (nível de turbidez), sendo que o normal é de 100 NTUs. Normalmente, a companhia consegue produzir 1,2 mil litros de água por segundo, contudo, mediante a situação, produzem apenas 400 litros por segundos.
Diretor de Saneamento explica situação de abastecimento em Itajaí e Navegantes – Vídeo: Semasa/Divulgação/ND
Isso levou o maior conjunto de reservatórios, do bairro São Roque, a ficar zerado na manhã deste sábado (18). Em Arapongas ainda há uma reserva técnica para o abastecimento de caminhões-pipa, detalha o Semasa.
Veja a quantidade de entulhos na barragem – Vídeo: Semasa/Divulgação/ND
Para piorar a situação, um poste de luz foi derrubado pelas enchentes em uma das principais estações de tratamento da cidade, próximo à barragem do rio Itajaí-Mirim, que agora atua com auxílio de geradores. Segunda a Semasa, um bambuzal foi arrastado pela água e arrebentou os fios.
O Semasa reforça que há um consumo além do normal e, por conta disso, os moradores devem evitar o desperdício. Ainda não há previsão de restabelecimento do sistema e situações emergenciais podem ser relatadas pelo (47) 3344-9000, 0800 645 0195 e 115.
Nível de turbidez chega a alcançar os 4 mil NTUs – Vídeo: Semasa/Divulgação/ND