Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, entra novamente em cenário de enchente após o rio Itajaí-Açu ultraar os 6,5 metros de altura na manhã desta sexta-feira (3). Entre 04h e 07h da manhã, o nível do rio subiu 81 centímetros em apenas três horas.

Segundo a prefeitura de Rio do Sul, não houve ocorrências de destaque nas últimas horas envolvendo a Defesa Civil da principal cidade do Alto Vale do Itajaí.
Os pontos de alagamento que existem no município, momentaneamente, se restringem às áreas que costumeiramente alagam, como a Ponte da Ximbica, localizada na rua Prefeito Wenceslau Borini, que está bloqueada. Há várias rotas alternativas.
Na cidade há seis abrigos abertos e, em alguns deles, existem famílias nestes locais desde o mês ado, quando outra grande cheia castigou a cidade. Segundo o poder público, há nesta sexta-feira (3) seis estruturas abertas em toda a cidade, com 182 pessoas abrigadas.
Situação da enchente em Taió 685846
Em uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (3), o chefe da Defesa Civil de Taió, Jonata Retke, revelou que a cidade prevê que o nível do rio Itajaí do Oeste chegue a 10 metros na cidade no decorrer desta sexta-feira (3).
Dois abrigos serão abertos na área urbana da cidade, na Igreja Matriz e no bairro Seminário. Um deles para guardar móveis e pertences das famílias atingidas e outro para abrigar pessoas.
Pelo fato de a barragem Oeste estar cheia e vertendo em mais de 1 metro há quase um dia, a chuva que cai sobre as localidades acima de Taió não é mais retida pela estrutura.
Comerciantes e moradores das áreas mais baixas da cidade são orientados a desocupar seus imóveis, por risco de inundação.

Situação das barragens do Alto Vale 104250
Exceto a barragem de Ituporanga, que está com uma comporta aberta, todas as barragens do Alto Vale do Itajaí estão com as comportas fechadas e níveis elevados de ocupação. A barragem Oeste, em Taió, está vertendo desde a manhã desta quinta-feira (2), com 24,33 metros de água e 109,69% de ocupação.
Em Ituporanga, a barragem Sul subiu de forma considerável e está nesta manhã de sexta (2) com quatro comportas fechadas, 91,1% de ocupação e 30,07 metros de água acumulada no reservatório. Ambas as estruturas estão com seus canais extravasores fechados.
Na barragem de José Boiteux, que resguarda principalmente a região de Blumenau, as duas comportas seguem fechadas e o reservatório está com 35,65 metros de água acumulada à montante. A capacidade do reservatório está em 60,13% e continua subindo, já que chove na região.