SC entra em alerta após frente fria que causou estragos no Rio Grande do Sul chegar ao Estado 6is4b

Defesa Civil de Santa Catarina alerta para os riscos de temporais e transbordamento de rios 3m4o41

A frente fria e a corrente de jatos de baixos níveis que causaram as chuvas fortes no Rio Grande do Sul chegaram em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil do Estado, são previstas chuvas intensas e volumosas a partir desta quinta-feira (2).

Frente fria do Rio Grande do Sul chega em Santa CatarinaAlerta de chuvas após frente fria vinda do Rio Grande do Sul chegar em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

O risco, segundo a Defesa Civil, é alto para enxurradas e inundações nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste e Planalto Sul catarinense.

Os locais mais sensíveis e com risco de inundação são o Rio Uruguai e os de divisa com o Rio Grande do Sul, como Itapiranga, Mondaí, Palmitos e Águas de Chapecó. Além de municípios próximos aos Rios Chapecó, Chapecózinho e do Peixe.

Rio podem transbordar em Santa Catarina após estragos no Rio Grande do SulRios podem transbordar em Santa Catarina após estragos no Rio Grande do Sul – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Para a bacia do Rio Canoas o risco é moderado para ocorrências de inundações e enxurradas, sobretudo nos municípios de Lages e Otacílio Costa.

Alerta após chuvas no Rio Grande do Sul 3od2g

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, os temporais não serão iguais ao Rio Grande do Sul, por lá o estado é considerado de emergência enquanto em Santa Catarina é de alerta.

Frente fria provoca temporais e alerta para riscos em SC e RS 571v23

Nesta quinta-feira (02), uma frente fria avança sobre as regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, trazendo consigo uma série de fenômenos meteorológicos intensos.

Chuvas torrenciais, acompanhadas de raios, rajadas de vento e granizo, são esperadas, aumentando o risco para alagamentos, enxurradas e danos estruturais.

As áreas mais vulneráveis enfrentarão um cenário de alto perigo, com o potencial para destelhamentos, interrupções na rede elétrica e quedas de árvores e galhos.

Ao longo do dia, a instabilidade se espalha por outras regiões do estado, mantendo um risco moderado a alto para ocorrências meteorológicas adversas.

Inicialmente concentrada no norte gaúcho e na divisa com Santa Catarina, a frente fria pode também causar precipitações volumosas em outras áreas do estado catarinense, dependendo de sua trajetória e intensidade.

Os ventos, por sua vez, sopram de forma variável, predominando entre norte e noroeste, com rajadas que podem atingir velocidades entre 50 e 65km/h.

Diante das incertezas nos modelos meteorológicos e da situação crítica no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas, a Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que a população acompanhe de perto as atualizações dos avisos, alertas e monitoramentos meteorológicos, emitidos em tempo real, para garantir a segurança de todos.

Previsão do tempo para esta sexta-feira (3) 6c5939

A frente fria que se estabelece sobre Santa Catarina continua trazendo instabilidade ao estado, mantendo o tempo instável em todas as regiões.

Na sexta-feira (03), os temporais mais intensos são esperados do centro ao sul do estado, aumentando os volumes acumulados nessas áreas e elevando o risco para uma série de ocorrências meteorológicas adversas.

Chuva forte vai continuar nesta sexta-feira em Santa Catarina – Foto: Freepik/Divulgação/NDChuva forte vai continuar nesta sexta-feira em Santa Catarina – Foto: Freepik/Divulgação/ND

A Defesa Civil alerta para um alto risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos, inundações, vendavais e queda de granizo em diversas localidades. Os ventos predominam do quadrante norte, com intensidade variando entre fraca e moderada e rajadas podendo alcançar até 55 km/h.

Quanto às temperaturas, as mínimas registram valores entre 17 e 22°C no Oeste, Extremo Oeste e no litoral, enquanto nas demais áreas variam entre 12 e 18°C.

As máximas oscilam entre 17 e 24°C no Oeste, Extremo Oeste, Planalto Norte e no litoral, enquanto no restante do estado marcam entre 13 e 18°C.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Chuvas no RS 206c6h

Chuvas no RS

Próxima grande enchente no RS é questão de tempo, alertam especialistas 4t4i

Eventos climáticos extremos como a enchente no Rio Grande do Sul, que deixou rastro de destruição há ...

Chuvas no RS

Centro de Porto Alegre se reconstrói um ano após enchentes que atingiram o RS 6h4lk

Região foi uma das mais afetadas pela maior tragédia climática da história do estado vizinho, que de ...

Chuvas no RS

Voos entre Florianópolis e Porto Alegre serão retomados em maio, após 1 ano; veja horários 20x4f

O trecho volta a ser operado um ano após as enchentes no Rio Grande do Sul, que levaram ao fechament ...

Chuvas no RS

Empresa revende para consumo 800 toneladas de carnes que ficaram submersas em enchentes no RS h716b

Quatro pessoas foram presas por participação no esquema que revendeu cerca de 800 toneladas do alime ...

Chuvas no RS

Auxílio Reconstrução no RS: autodeclaração de família unipessoal deve ser aceita em 2 situações 4m711o

Justiça elimina visitas obrigatórias para Auxílio Reconstrução a famílias unipessoais no RS; muitos ...