O número de mortos pela agem do furacão Ian ou para 85, informaram autoridades neste domingo (2). A tempestade atingiu o continente na última quarta-feira (28), com ventos máximos de 240 km/h.
O número de mortos pela agem do furacão Ian ou para 85 – Foto: Instagram/Reprodução/ND
A Flórida foi responsável por todas as mortes, exceto quatro, com 42 contabilizadas pelo escritório do xerife no condado de Lee e 39 relatadas por autoridades em quatro condados vizinhos. Com informações da Folha de S. Paulo.
O presidente Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden verão a devastação na Flórida, nesta quarta (5), disse a Casa Branca em comunicado no sábado (1º). Os Bidens visitam Porto Rico, nesta segunda (3), onde centenas de milhares de pessoas ainda estavam sem energia duas semanas depois que o furacão Fiona atingiu a ilha.
Autoridades da Carolina do Norte disseram que pelo menos quatro pessoas foram mortas. Nenhuma morte foi imediatamente relatada na Carolina do Sul, onde Ian ou na sexta-feira (30).
Árvores foram arrancadas com a força do furacão – Foto: João Maciel/Arquivo Pessoal/Divulgação/ND
Após isso, Ian diminuiu de velocidade, se tornando um ciclone pós-tropical cada vez mais fraco.
Ondas avassaladoras t5y1n
À medida que o alcance total da devastação se tornava mais claro, as autoridades disseram que alguns dos danos mais pesados foram causados por ondas oceânicas impulsionadas pelos ventos.
Depois de diminuir para uma tempestade tropical na saída da Flórida, Ian recuperou a força e atingiu a costa da Carolina do Sul na sexta (30).
Entre os estragos, uma imagem que circula nas redes sociais mostra um McLaren P1 nas águas da inundação em Naples – Foto: Twitter/Reprodução/ND