A neve chegou, mas para a região da Serra catarinense ainda na noite de quinta-feira (20). Os termômetros chegaram a -8,2ºC em Bom Jardim da Serra, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. O fenômeno também era esperado nas demais regiões, porém em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, não ocorreu. Apesar disso, a brusca temperatura foi sentida pelos moradores durante a madrugada, inclusive com temperaturas negativas na casa dos -4ºC. Em Ponte Serrada e Caçador, segundo a Defesa Civil, foi registrado -2,3ºC.

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, que acompanha a condição climática pela estação meteorológica no Bairro São Cristóvão, em Chapecó, o termômetro marcava -1ºC nas primeiras horas da manhã. Já nas áreas mais baixas foi registrado -4ºC, porém com sensação térmica ainda mais gelada. Segundo Piter, o frio forte se confirmou para a região, inclusive com a presença de geada.
“A condição de neve era muito baixa para a região de Chapecó. Foi comentada no início da semana, mas foi bem isolada especialmente na região da Serra. Aqui em Chapecó presenciamos geada, porém nas áreas mais baixas”, relata o meteorologista.
Joice Voicolesco, artesã e moradora do Bairro Efapi, em Chapecó, acordou cedo para trabalhar. Ela reside há 22 anos no município e aguardava para ver a neve pela primeira vez.
“Hoje cedo quando sai de casa não vi geada, mas falaram em neve e eu achei meio arriscado. Quando eu era criança me lembro do frio intenso, com bastante geada quando eu morava no Rio Grande do Sul, mas neve eu nunca vi, iria ser legal”, conta a artesã.

Na região central de Chapecó o termômetro marcava 4ºC por volta das 8 horas.