Após dias seguidos de trégua na chuva e uma diminuição lenta no nível do rio Itajaí-Açu em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, a noite desta segunda-feira (16) acabou trazendo uma certa apreensão aos moradores da cidade.
Conforme dados da Defesa Civil de Rio do Sul, o nível do rio que havia chegado aos 8,21 metros por volta das 17h desta segunda (16), voltou a subir entre a tarde e a noite após uma nova pancada de chuva, de aproximadamente 22 milímetros nas últimas 12 horas. Ele alcançou os 8,95 metros, por volta das 08h da manhã desta terça (17).
As barragens que ficam acima de Rio do Sul continuam vertendo e seguem com todas as comportas fechadas nesta terça-feira (17). Por volta das 08h da manhã, a barragem de Ituporanga estava com 32,13 metros de água e 111,47% de sua capacidade. Já a barragem de Taió, estava com 24,20 metros e 109,22% da capacidade.
Imagens aéreas feitas no início da manhã desta terça (17) pelo perfil Rio do Sul do Alto nas redes sociais revelam a situação de alguns dos principais bairros da cidade ainda com pequenos alagamentos. Destaque para os bairros Canoas, Budag, Laranjeiras e Barragem.
Assista ao vídeo 3660h
Ver essa foto no Instagram
Situação da enchente em Rio do Sul 632r6g
Na manhã desta terça-feira (17), a situação estava mais próxima da normalidade desde o início da cheia que assola o Alto Vale desde o início deste mês. Segundo a prefeitura de Rio do Sul, ainda há 130 ruas alagadas na cidade e cerca de 7 mil pessoas desalojadas.
Há 25 abrigos abertos para acolher as vítimas da enchente na cidade. Neles, estão 458 famílias e 1.363 pessoas, com destaque para 312 crianças.
Nesta terça (17), a rede municipal de saúde atende normalmente com as Unidades de Saúde dos bairros Bela Aliança, Boa Vista, Bremer, Canta Galo, Fundo Canoas, Navegantes, Pamplona, Progresso, Santa Rita, Santa Clara, Taboão, Policlínica, Centro e UPA 24h, que foram reabertas.
A Farmácia Central foi reaberta no antigo Terminal Rodoviário, no centro e o CEAF está mantido na Policlínica. Serviços como o Alô Saúde voltaram a atender e as consultas de TFD (Tratamento Fora de Domicílio), quando não é possível fazer o atendimento, o paciente é avisado.
Situação das aulas 1t31n
Mais duas unidades de ensino de Rio do Sul reabriram nesta terça-feira (17), após a enchente. O Centro Educacional Guilherme Butzke no bairro Rainha e o CEI João e Maria Stramosk, no Centro. Outras 13 unidades de ensino já tiveram as atividades reiniciadas na segunda-feira (16).
A rede pública municipal de ensino de Rio do Sul está com o retorno gradativo de suas atividades e a secretaria de Educação organizou a retomada das atividades em grupos, conforme possibilidade de atendimento de cada uma delas.
Na educação infantil, que envolve creche e pré-escola, o quadro de profissionais ainda não estará completo por conta da inundação que afetou muitas equipes, então a unidade estará em regime de plantão, sob análise do gestor educacional, observando as necessidades e capacidades do momento.
As atividades do contra-turno permanecerão suspensas até novo comunicado. Outra atividade que está suspensa em Rio do Sul é o estacionamento rotativo da Área Azul, que segue suspenso até quinta-feira (19).
Na cidade, a população tem disponível um centro de distribuição de água mineral disponível no ginásio do Colégio Dom Bosco, que fica no centro. Toda a população tem direito a retirar alguns galões.
Basta levar documentos pessoais como identidade e F. A entrega acontece de segunda a sexta-feira, das 07h30 até as 17h30.
Força-tarefa para limpeza de vias 34l6i
Desde o final de semana, equipes da prefeitura trabalham em apoio aos moradores e lojistas que estão limpando a fachada de seus imóveis, após a diminuição do nível da água.
Ruas como Ruy Barbosa, Alameda Bela Aliança, Dom Bosco e travessas do bairro Jardim América, Alameda Aristiliano Ramos, rua Dom Pedro II, Princesa Isabel, Avenida Oscar Barcelos, Barão do Rio Branco e Estrada Blumenau arão por limpeza nesta terça (17).
Doze veículos da secretaria de Obras, Corpo de Bombeiros Militar e Casan farão os trabalhos de limpeza, que inclui também o recolhimento de entulhos.
A coleta de lixo convencional também retorna nesta terça (17), com a previsão de atender os bairros Aliança, Bremer, Canoas, Navegantes, Rainha, Santa Rita, Santana, Taboão e Valada São Paulo.