A Colônia Japonesa, em São Roque, teve problemas novamente com as fortes chuvas de Itajaí. Uma cratera abriu-se na rua José Natal Cugik, famosa estrada da região, na manhã desta terça-feira (28).

Diversas pessoas que aram pelo local flagraram o buraco, e logo as autoridades foram acionadas para não só iniciar as manutenções como também sinalizar a ocorrência. Houve temor de acidentes, mas nada foi registrado.
A força das chuvas fez com que uma tubulação do Semasa estourasse, abrindo o buraco. Na sequência, uma nova tubulação instalada pela Secretaria de Agricultura e Expansão também foi arrebentada.
A secretaria enviou pela manhã um caminhão com pedras para tampar a cratera; e as equipes de reparo trabalham no local desde o meio-dia. A previsão, segundo a prefeitura, é que a manutenção seja concluída até o final desta terça-feira.
Vídeo mostra cratera que se abriu na Colônia Japonesa com força das chuvas. – Vídeo: Reprodução/Tiago Etges
Colônia Japonesa já teve outros problemas com as chuvas no ano 2q1j34
As chuvas sempre foram motivo de alerta na comunidade. Desde outubro, quando o tempo começou a ficar instável em Santa Catarina, a Colônia Japonesa sofre com inundações e outras ocorrências meteorológicas.
Na última semana, as plantações foram tomadas pela lama, prejudicando fortemente a agricultura local. E no começo do mês ado, uma grande inundação colocou a comunidade ‘submersa’.

As famílias que vivem na Colônia Japonesa produzem e vendem para mercados e também para uma cooperativa que abastece escolas municipais. Por isso, são tão importantes para Itajaí.
As áreas de plantio ficam logo ao lado do rio Itajaí-Mirim, próximo à barragem do Semasa. Essa estrutura, no entanto, não funciona para segurar o rio, mas sim dessalinizá-la, por isso, o aumento do nível de água causa tantos problemas.