VÍDEO: Força das chuvas abre cratera em comunidade agrícola de Itajaí 234q3j

Estrada da Colônia Japonesa, em São Roque, teve estrutura prejudicada pelas chuvas que assolaram o município no começo desta semana; problema começou em tubulações p1439

A Colônia Japonesa, em São Roque, teve problemas novamente com as fortes chuvas de Itajaí. Uma cratera abriu-se na rua José Natal Cugik, famosa estrada da região, na manhã desta terça-feira (28).

Cratera aberta em estrada da Colônia Japonesa, em Itajaí, com força das fortes chuvasEstrada conhecida da Colônia Japonesa, em Itajaí, viu cratera se abrir em seu trajeto em dia de fortes chuvas. – Foto: Reprodução/Paulo Sérgio

Diversas pessoas que aram pelo local flagraram o buraco, e logo as autoridades foram acionadas para não só iniciar as manutenções como também sinalizar a ocorrência. Houve temor de acidentes, mas nada foi registrado.

A força das chuvas fez com que uma tubulação do Semasa estourasse, abrindo o buraco. Na sequência, uma nova tubulação instalada pela Secretaria de Agricultura e Expansão também foi arrebentada.

A secretaria enviou pela manhã um caminhão com pedras para tampar a cratera; e as equipes de reparo trabalham no local desde o meio-dia. A previsão, segundo a prefeitura, é que a manutenção seja concluída até o final desta terça-feira.

Vídeo mostra cratera que se abriu na Colônia Japonesa com força das chuvas. – Vídeo: Reprodução/Tiago Etges

Colônia Japonesa já teve outros problemas com as chuvas no ano 2q1j34

As chuvas sempre foram motivo de alerta na comunidade. Desde outubro, quando o tempo começou a ficar instável em Santa Catarina, a Colônia Japonesa sofre com inundações e outras ocorrências meteorológicas.

Na última semana, as plantações foram tomadas pela lama, prejudicando fortemente a agricultura local. E no começo do mês ado, uma grande inundação colocou a comunidade ‘submersa’.

Imagem aérea de inundações na Colônia Japonesa, em Itajaí, em outubro, após fortes chuvasEnchentes castigaram novamente Colônia Japonesa em outubro, quando comunidade ficou ‘submersa’. – Foto: Reprodução/Tiago Etges

As famílias que vivem na Colônia Japonesa produzem e vendem para mercados e também para uma cooperativa que abastece escolas municipais. Por isso, são tão importantes para Itajaí.

As áreas de plantio ficam logo ao lado do rio Itajaí-Mirim, próximo à barragem do Semasa. Essa estrutura, no entanto, não funciona para segurar o rio, mas sim dessalinizá-la, por isso, o aumento do nível de água causa tantos problemas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Tempo 5a6r5z

Tempo

Florianópolis com ressaca: capital entra em alerta para mar agitado e ondas de até 4 metros 4j4g6m

Frente fria e ciclone extratropical provocam mar agitado e ressaca na capital catarinense; maré alta ...

Tempo

FOTOS: Relembre quando nevada atingiu Planalto Norte de SC e influência de ciclone no fenômeno u4m3i

Ciclone extratropical em 2013 provocou neve intensa em Canoinhas, Mafra, Papanduva e outros municípi ...

Tempo

Cidades de SC podem registrar neve após quase 12 anos 705e5e

Municípios do Planalto Norte, como Canoinhas e Mafra, reforçam ações de acolhimento diante da previs ...

Tempo

O que é uma onda de ar polar? Entenda fenômeno que promete neve na região Sul 4c6a3n

Onda de ar polar formada na Antártida chega ao Brasil e provoca queda brusca nas temperaturas nesta ...