A forte tempestade impulsionada pela chegada de uma frente fria no Sul do país causou um rastro de destruição em cidades do Rio Grande do Sul. Em meio à ventania, acompanhada de forte chuva e granizo, uma tempestade elétrica criou um verdadeiro ‘show de luzes’ que surpreendeu moradores.

Imagens registradas pelo Observatório Heller & Jung mostram o céu de Canoas durante a tempestade nesta segunda-feira (15). A cidade foi uma das mais atingidas pela tempestade, onde, segundo o Governo do RS, 1100 casas foram destelhadas e cerca de 4400 pessoas foram afetadas.
O vídeo mostra cinco minutos de um verdadeiro ‘show de luzes’ ocasionado pela tempestade elétrica que tomou o céu da cidade. No entanto, o vídeo foi acelerado para mostrar todos os registros em 50 segundos.
Veja 4x606r
VÍDEO: Tempestade elétrica cria ‘show de luzes’ surpreendente durante vendaval no RS – Vídeo: Observatório Heller & Jung/Divulgação
Números da destruição no RS 5e532
Diversas regiões registraram estragos em consequência da tempestade com granizos que atingiu o Estado na noite de segunda-feira (15/8). Segundo a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, 17 municípios foram afetados, sendo registrada em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, a situação mais crítica, com 2 mil casas atingidas e 8 mil pessoas afetadas. Uma pessoa morreu em Porto Alegre, após cair no Arroio Moinho durante a tempestade.
A Defesa Civil Estadual encaminhou 12.600 metros quadrados de lonas e 90 cobertores para auxiliar no trabalho realizado pela Defesa Civil Municipal e ajuda as prefeituras a decretarem situação de emergência. Até o momento, 15.952 pessoas foram atingidas em todo o Estado. Além disso, diversos pontos apresentam problemas com a energia elétrica.