
Um tornado no Chile atravessou a cidade de Puerto Varas, no sul do país, e deixou oito feridos, 150 residências prejudicadas e 21 mil moradores sem luz, informaram as autoridades. O fenômeno ocorreu na tarde de domingo (25) e foi classificado como de categoria EF-1, a segunda menos intensa na escala Fujita.
Puerto Varas fica localizada a quase 1 mil km ao sul de Santiago. Os fortes ventos foram registrados por volta de 15h32min no horário local e atingiram uma velocidade entre 138 e 187km/h.
As informações são do jornal O Globo. O tornado causou queda de árvores e postes e deixou muitos moradores sem energia elétrica, informou a delegada presidencial da região de Los Lagos, Paulina Muñoz.
“Até o momento temos oito feridos. Não há nenhuma pessoa que tenha falecido ou em risco de vida”, disse o prefeito de Puerto Varas, Tomás Gárate, em entrevista a uma rádio local.
Os principais danos causados pelo tornado no Chile ocorreram em telhados, árvores, postes da rede elétrica e veículos. O tornado foi “provocado pela instabilidade gerada por um sistema frontal frio”, assegurou o Serviço Oficial de Meteorologia do Chile em sua conta na rede X.
Vídeos (assista abaixo) que circulam nas redes sociais e reproduzidos em canais de televisão locais mostravam como o tornado levantava materiais leves ao ar pelo centro da cidade. Uma das gravações mostra moradoras que andavam de carro pela cidade tensas enquanto viam o tornado se aproximar, atravessar a avenida e ar reto do ponto onde elas estavam.
Vídeos mostram tornado no Chile 4e5aq
Vídeo mostra tornado atravessando uma avenida enquanto carros avam – Vídeo: @Gagoo21/X/Reprodução/ND
Tornado no Chile deixou 21 mil pessoas sem luz – Vídeo: @CWellmann/X/Reprodução/ND