A Copa Davis é um dos mais tradicionais e importantes torneios da história do tênis. Atletas como os suíços Stan Wawrinka e Roger Federer, o sérvio Novak Djokovic e o nosso manezinho Gustavo Kuerten já representaram seus respectivos países na “Copa do Mundo” do tênis.

História 2k5935
Para entender um pouco da competição é preciso mergulhar em sua história. O torneio foi criado em 1900 pelo tenista americano e estudante da Universidade de Harvard, Dwight Davis (O nome da competição é em homenagem ao fundador), a primeira disputa foi entre a seleção inglesa e a americana.
A equipe dos Estados Unidos era formada pelo fundador Dwight Davis, Malcolm Whitman e Holcome Ward. O time britânico tinha Herbert Barret, Ernest Black e Artur Gore.
Os ingleses não estavam muito preocupados com a competição, eles queriam conhecer o país norte-americano. O local escolhido para o desafio foi Longwood Cricket de Boston, em Massachusetts, e no dia 8 de agosto, a equipe liderada por Davis surpreendeu a todos e venceu as três partidas e conquistou o título da primeira Copa Davis.

Nos primeiros anos o desafio era só entre os britânicos e os estadunidenses, mas com o tempo o torneio foi crescendo e várias nações começaram a disputar. Inclusive em 1904, a Bélgica foi a vice-campeã perdendo por 5 a 0 para a Grã-Bretanha. No ano de 1923, foi necessária a divisão por zonas, Americana e Europeia, devido a grande quantidade de seleções que estavam participando.
Em 1960, a organização foi obrigada a adicionar mais uma zona, pois havia 39 seleções no desafio. Esse formato ficou até o início da década de 1980, ao longo desse período o número de equipes chegou a 130. Durante os anos 80, a Copa Davis foi reformulada para se adaptar ao calendário da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).
Maiores 4o6t49
Os maiores vencedores são os fundadores, os americanos levantaram a taça da “Copa do Mundo” 32 vezes, a Austrália foi um pouco menos, 28. Em terceiro está a seleção da Inglaterra com 10 títulos e na quarta posição os ses com um título a menos que os ingleses.
Uma curiosidade sobre a Copa Davis é que a partida mais longa da história da competição foi entre o brasileiro João Souza, o Feijão, e o argentino Leonardo Meyer. Incríveis 6h42 de jogo. Infelizmente quem levou a melhor foi o “hermano”, parciais 7/6, 7/6, 5/7, 5/7 e 15/13. Essa não foi só a partida simples mais longa da Copa, mas também a segunda mais longa da história do Tênis.

Os melhores resultados do Brasil no desafio foram em 1992 e 2000. Em 92, os líderes da seleção eram Luiz Mattar e Jaime Oncins, este último é o capitão do Time Brasil na edição que acontece nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro aqui em Florianópolis. A dupla brasileira chegou até a semifinal, mas foi eliminada pela Suíça, em Genebra.
Em 2000, os principais tenistas do país eram o manezinho Guga Kuerten e o argentino naturalizado brasileiro, Fernando Meligeni. Os dois conseguiram levar o Brasil novamente à semifinal, mas foram derrotados pela Austrália.
O Costão do Santinho vai receber nos dias 3 e 4 de fevereiro, mais uma edição do principal torneio de seleções. Essa vai ser a sétima vez que Florianópolis sedia a Copa Davis, a primeira foi em 1997 e a última em 2015.
Formato 723g32
A Copa Davis acontece em 4 datas durante o ano. A principal fase é o Grupo Mundial que reúne as 16 melhores seleções do mundo, escolhidas pelo ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis).
Nessa parte, a competição é eliminatória e já começa nas oitavas-de-final. Quem avançar vai para as quartas, semifinais e a grande final. Quem for eliminado nas oitavas vai para os play-offs do Grupo Mundial (Grupo Mundial 1 e Grupo Mundial 2) com os vencedores do Grupo 1 das zonas regionais.
A equipe que ar nos play-offs garante a vaga no Grupo Mundial da próxima edição, já a seleção que perder vai ser rebaixada para a zona regional.
Cada uma das três zonas regionais são divididas em quatro grupos, o 1 e 2 são eliminatórias e podem rebaixar as seleções para os grupos 3 e 4. Nessa fase eles jogam um torneio round-robin (todos se enfrentam e quem somar mais pontos consegue o o).
Se o Time Brasil vencer os chineses nos dias 3 e 4 de fevereiro, a nossa seleção vai competir em setembro por uma vaga na principal fase da Copa Davis de 2024.
Importância da Copa Davis 3u5451
Para cada atleta, seja o mais novo ou o mais experiente, a maior importância da Copa Davis é a oportunidade de poder representar as cores do seu país, além de competir num torneio que foi criado há 123 anos.
O fato da competição não ser disputada individualmente e sim em grupo, apesar de ter jogos simples, a torna única pela união dos esportistas. Novak Djokovic considerado um dos maiores tenistas da história falou que ser campeão da Copa Davis não se compara com nada na carreira.