Copa Davis: entenda a história e saiba o porquê de ser a ‘Copa do Mundo’ do tênis 5j4m6x

Um dos mais tradicionais e importantes torneios da história do tênis tem uma etapa prevista para Florianópolis, na próxima semana; conheça um pouco mais da competição 2b6r37

A Copa Davis é um dos mais tradicionais e importantes torneios da história do tênis. Atletas como os suíços Stan Wawrinka e Roger Federer, o sérvio Novak Djokovic e o nosso manezinho Gustavo Kuerten já representaram seus respectivos países na “Copa do Mundo” do tênis.

Espanha campeã da edição de 2019 da Copa do Mundo de Tênis – Foto: Divulgação/ATPEspanha campeã da edição de 2019 da Copa do Mundo de Tênis – Foto: Divulgação/ATP

História 2k5935

Para entender um pouco da competição é preciso mergulhar em sua história. O torneio foi criado em 1900 pelo tenista americano e estudante da Universidade de Harvard, Dwight Davis (O nome da competição é em homenagem ao fundador), a primeira disputa foi entre a seleção inglesa e a americana.

A equipe dos Estados Unidos era formada pelo fundador Dwight Davis, Malcolm Whitman e Holcome Ward. O time britânico tinha Herbert Barret, Ernest Black e Artur Gore.

Os ingleses não estavam muito preocupados com a competição, eles queriam conhecer o país norte-americano. O local escolhido para o desafio foi Longwood Cricket de Boston, em Massachusetts, e no dia 8 de agosto, a equipe liderada por Davis surpreendeu a todos e venceu as três partidas e conquistou o título da primeira Copa Davis.

Taça da maior competição de Tênis entre seleções – Foto: Divulgação/ATPTaça da maior competição de Tênis entre seleções – Foto: Divulgação/ATP

Nos primeiros anos o desafio era só entre os britânicos e os estadunidenses, mas com o tempo o torneio foi crescendo e várias nações começaram a disputar. Inclusive em 1904, a Bélgica foi a vice-campeã perdendo por 5 a 0 para a Grã-Bretanha. No ano de 1923, foi necessária a divisão por zonas, Americana e Europeia, devido a grande quantidade de seleções que estavam participando.

Em 1960, a organização foi obrigada a adicionar mais uma zona, pois havia 39 seleções no desafio. Esse formato ficou até o início da década de 1980, ao longo desse período o número de equipes chegou a 130. Durante os anos 80, a Copa Davis foi reformulada para se adaptar ao calendário da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).

Maiores 4o6t49

Os maiores vencedores são os fundadores, os americanos levantaram a taça da “Copa do Mundo” 32 vezes, a Austrália foi um pouco menos, 28. Em terceiro está a seleção da Inglaterra com 10 títulos e na quarta posição os ses com um título a menos que os ingleses.

Uma curiosidade sobre a Copa Davis é que a partida mais longa da história da competição foi entre o brasileiro João Souza, o Feijão, e o argentino Leonardo Meyer. Incríveis 6h42 de jogo. Infelizmente quem levou a melhor foi o “hermano”, parciais 7/6, 7/6, 5/7, 5/7 e 15/13. Essa não foi só a partida simples mais longa da Copa, mas também a segunda mais longa da história do Tênis.

Na última Copa Davis que Florianópolis recebeu, em 2015, o Brasil enfrentou a Croácia – Foto: Leo Munhoz/NDNa última Copa Davis que Florianópolis recebeu, em 2015, o Brasil enfrentou a Croácia – Foto: Leo Munhoz/ND

Os melhores resultados do Brasil no desafio foram em 1992 e 2000. Em 92, os líderes da seleção eram Luiz Mattar e Jaime Oncins, este último é o capitão do Time Brasil na edição que acontece nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro aqui em Florianópolis. A dupla brasileira chegou até a semifinal, mas foi eliminada pela Suíça, em Genebra.

Em 2000, os principais tenistas do país eram o manezinho Guga Kuerten e o argentino naturalizado brasileiro, Fernando Meligeni. Os dois conseguiram levar o Brasil novamente à semifinal, mas foram derrotados pela Austrália.

O Costão do Santinho vai receber nos dias 3 e 4 de fevereiro, mais uma edição do principal torneio de seleções. Essa vai ser a sétima vez que Florianópolis sedia a Copa Davis, a primeira foi em 1997 e a última em 2015.

Formato 723g32

A Copa Davis acontece em 4 datas durante o ano. A principal fase é o Grupo Mundial que reúne as 16 melhores seleções do mundo, escolhidas pelo ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis).

Nessa parte, a competição é eliminatória e já começa nas oitavas-de-final. Quem avançar vai para as quartas, semifinais e a grande final. Quem for eliminado nas oitavas vai para os play-offs do Grupo Mundial (Grupo Mundial 1 e Grupo Mundial 2)  com os vencedores do Grupo 1 das zonas regionais.

Novak Djokovic representando a Sérvia - Divulgação/ATP
1 2
Novak Djokovic representando a Sérvia - Divulgação/ATP
Guga ajudou a levar o Time Brasil a chegar na semifinal da Copa Davis de 2000 - Divulgação/ATP
2 2
Guga ajudou a levar o Time Brasil a chegar na semifinal da Copa Davis de 2000 - Divulgação/ATP

A equipe que ar nos play-offs garante a vaga no Grupo Mundial da próxima edição, já a seleção que perder vai ser rebaixada para a zona regional.

Cada uma das três zonas regionais são divididas em quatro grupos, o 1 e 2 são eliminatórias e podem rebaixar as seleções para os grupos 3 e 4. Nessa fase eles jogam um torneio round-robin (todos se enfrentam e quem somar mais pontos consegue o o).

Se o Time Brasil vencer os chineses nos dias 3 e 4 de fevereiro, a nossa seleção vai competir em setembro por uma vaga na principal fase da Copa Davis de 2024.

Importância da Copa Davis 3u5451

Para cada atleta, seja o mais novo ou o mais experiente, a maior importância da Copa Davis é a oportunidade de poder representar as cores do seu país, além de competir num torneio que foi criado há 123 anos.

Rafael Matos é outro representante do Brasil na Copa Davis, que vai acontecer em Florianópolis - CBTenis/Divulgação/ND
1 2
Rafael Matos é outro representante do Brasil na Copa Davis, que vai acontecer em Florianópolis - CBTenis/Divulgação/ND
Time do Brasil terá que encarar a China, em Florianópolis - CBTenis/Divulgação/ND
2 2
Time do Brasil terá que encarar a China, em Florianópolis - CBTenis/Divulgação/ND

O fato da competição não ser disputada individualmente e sim em grupo, apesar de ter jogos simples, a torna única pela união dos esportistas. Novak Djokovic considerado um dos maiores tenistas da história falou que ser campeão da Copa Davis não se compara com nada na carreira.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Copa Davis 2023 5t1q4d

Copa Davis 2023

Definido o próximo adversário do Brasil na Copa Davis ko6l

Saiu nesta quinta-feira o próximo adversário do Brasil na Copa Davis, em duelo que deve acontecer em ...

Copa Davis 2023

Entenda o futuro do Brasil na Copa Davis após vencer a China em Florianópolis 6z4zm

Outros 24 países disputaram o playoff da Copa Davis entre a sexta e sábado; sorteio definirá novo ad ...

Copa Davis 2023

Copa Davis: as impressões de um manezinho nessa grande competição do Tênis mundial 4h6625

O Brasil venceu a China em 2 dias de muita resenha na Copa Davis que rolou no Costão do Santinho em ...

Copa Davis 2023

‘Sensação diferente’, conta Felipe Meligeni após Copa Davis em Florianópolis 6o1s51

Time Brasil volta às quadras apenas em setembro, valendo vaga para o Qualifiers da Copa Davis de 202 ...

Copa Davis 2023

FOTOS: 2º dia de Copa Davis movimenta o sábado em Florianópolis 6x4371

Manhã foi marcada pelo duelo de duplas entre Rafael Matos e Felipe Meligeni contra Rigele Te e Ze Zh ...