Finalista no Torneio de Wimbledon, Carlos Alcaraz já brilhou em SC 2h5h2q

Carlos Alcaraz é o atual número 1 do mundo no tênis e vai jogar à final de Wimbledon neste domingo (16), diante do sérvio Novak Djokovic qi1c

O espanhol Carlos Alcaraz confirmou seu favoritismo e chegou à grande final do Torneio de Wimbledon ao bater o russo Daniil Medvedev, na última sexta-feira (14). Apontado como o “novo Nadal”, Alcaraz aos 20 anos, é o presente e o futuro da modalidade. O que poucos sabem é que, não vai muito tempo, esteve brilhando em solo catarinense.

Carlos Alcaraz foi semifinalista no Banana Bowl – Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna/Arquivo/Divulgação/NDCarlos Alcaraz foi semifinalista no Banana Bowl – Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna/Arquivo/Divulgação/ND

Em sua primeira final no principal torneio de tênis, Carlos Alcaraz já assombra o mundo há, pelo menos, um ano, quando chegou ao topo do ranking da ATP Tour.

“tem muito potencial, mas tem que crescer um pouquinho ainda”, observou, na época, o técnico e compatriota Juan Carlos Ferrero

Se a qualidade e a capacidade do espanhol já são onipresentes no mundo do tênis, o que poucos sabem é da sua agem ao Sul de Santa Catarina, ainda como uma promessa, no Banana Bowl de 2019.

Na ocasião, aos 15 anos, Alcaraz desfilou pela SRM (Sociedade Recreativa Mampituba), em Criciúma. Carlos Alcaraz competiu na categoria sub-16 e chegou às semifinais no maior torneio infanto-juvenil do mundo.

Para o presidente do Mampituba, Larciney Antônio Fabris, a história de grandes nomes que aram e am pelo Mampituba, é uma espécie de consolidação do clube na rota do tênis, já que é a primeira estrutura no mundo a receber o evento “dessa envergadura” por oito anos consecutivos.

“É muito orgulho para todos nós, estamos anunciando, em breve, mais uma grande competição para cá. O Mampituba continua crescendo e tá sempre trazendo grandes novidades para o sócio e para a comunidade do Sul de Santa Catarina. Vamos seguir assim também para simbolizar os 100 anos, em 2024”, destacou o mandatário do gigantesco clube.

Expectativa acerca de Alcaraz 4x263x

Carlos Alcaraz Garfia, então número 60 do ranking júnior da Espanha, era tratado “apenas” como uma promessa da modalidade. Essa expectativa foi reiterada nas palavras do seu (ainda) técnico, o também espanhol Juan Carlos Ferrero, em entrevista concedida ao repórter Lucas Renan Domingos, do portal 4oito:

“Ele ainda é um jovem de apenas 15 anos, tem muito potencial, mas tem que crescer um pouquinho ainda. Está começando a ter bons resultados e este torneio é importante para ele”, destacou Ferrero.

Ex-número 1 do mundo o1u5k

A presença de Alcaraz e Ferrero, no gigante Mampituba, também aconteceu como uma espécie de prenúncio. Se na época Alcaraz era apenas um jovem sonhador como tantos outros que ali estavam e até mesmo aram, Ferrero chegou como um ex-craque da modalidade.

Juan Carlos Ferrero e Carlos Alcaraz; dupla de conterrâneos segue a caminhada no tênis mundial - Daniel Búrigo/A Tribuna/Arquivo/Divulgação/ND
1 2
Juan Carlos Ferrero e Carlos Alcaraz; dupla de conterrâneos segue a caminhada no tênis mundial - Daniel Búrigo/A Tribuna/Arquivo/Divulgação/ND
Juan Carlos Ferrero [de boné] foi o número 1 do mundo em 2003 - Daniel Búrigo/A Tribuna/Arquivo/Divulgação/ND
2 2
Juan Carlos Ferrero [de boné] foi o número 1 do mundo em 2003 - Daniel Búrigo/A Tribuna/Arquivo/Divulgação/ND

Então com 39 anos, Ferrero esteve pela invejável estrutura do clube criciumense como um ex-número 1 do mundo. O feito foi alcançado pelo espanhol em setembro de 2003, ano que foi campeão da edição 107 de Roland Garros.

Juan Carlos Ferrero falou do reconhecimento dos presentes na competição, à época, e ainda rasgou elogios ao Banana Bowl.

“ar pela época do júnior é sempre importante. Quando se vai bem aqui nos torneios júniors, o jogador vai estar melhor preparado para a hora que ar pelos ATPs”, acrescentou Ferrero, à época.

Lenda do tênis mundial 21322

Se Carlos Alcaraz recém começou sua caminhada e Juan Carlos Ferrero atingiu o topo do tênis mundial, em uma outra prateleira está o sueco Björn Borg.

Cinco vezes campeão do Torneio de Wimbledon, no Reino Unido, seis vezes campeão do Torneio de Roland-Garros, na França, e número um do ranking mundial de tênis entre 1979 e 1980, Borg também pisou os 500 mil metros² da sede campestre do Mampituba.

O sueco esteve no clube do Sul de Santa Catarina, em 2021, onde acompanhou a edição 51 do Banana Bowl. O lendário tenista ainda foi eternizado no muro das quadras de tênis da SRM.

Grafite no muro do Mampituba homenageia grandes nomes do tênis - SRM/Mampituba/Divulgação/ND
1 2
Grafite no muro do Mampituba homenageia grandes nomes do tênis - SRM/Mampituba/Divulgação/ND
Dentre os homenageados na parede do Mampituba está o Gustavo Kuerten, o Guga, dentre outros - SRM/Mampituba/Divulgação/ND
2 2
Dentre os homenageados na parede do Mampituba está o Gustavo Kuerten, o Guga, dentre outros - SRM/Mampituba/Divulgação/ND

A convite do clube, o artista visual Ricardo Herok realizou um grafite no qual ilustra o brasileiro Gustavo Kuerten, Björn Borg, o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer em conquistas importantes de suas respectivas carreiras.

Entre o ado e o presente que estamos testemunhando, teremos Carlos Alcaraz pelos muros do Mampituba? Só o futuro dirá.

Torneio de Wimbledon 631r4s

Neste domingo (16) acontece a final do Torneio de Wimbledon categoria simples onde Carlos Alcaraz e Novak Djokovic duelam para saber quem fica com o título do maior torneio de tênis do mundo, além de definir quem será o número 1 do ranking ATP Tour.

Façam suas apostas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Tênis 6uon

Tênis

Guga Kuerten entra o Hall da Fama do COB 392w2h

Catarinense Guga Kuerten foi um dos quatro homenageados que entraram para o Hall da Fama do COB

Tênis

Pai de Vitor Kley será velado em Balneário Camboriú 3x2a40

Ex-tenista Ivan Kley morreu nesta quinta-feira (3), em Itajaí, aos 66 anos

Tênis

Ex-tenista top 100 do mundo, pai do cantor Vitor Kley morre aos 66 anos 14d5q

Aos 66 anos, Ivan Kley foi vítima de tromboembolismo pulmonar e deixa a esposa, Janice, e os filhos ...

Tênis

Banana Bowl: torneio mundial de tênis juvenil chega na fase decisiva em Santa Catarina 385ot

Seis brasileiros se classificaram para às oitavas de final do torneio, que ocorre em Gaspar, no Vale ...

Tênis

Catarinense, Clara Coura leva Brasil Juniors Cup de tênis e lidera a gira Cosat Sul-Americana 5r4q49

A tenista catarinense Clara Coura, de 14 anos, assumiu a liderança da gira Cosat Sul-Americana neste ...