A CBT (Confederação Brasileira de Tênis) confirmou a realização dos playoffs da Copa Davis para Florianópolis. O anúncio foi feito no site da entidade e volta a capital de Santa Catarina depois de oito anos desde a última vez.
O jogo entre Brasil e China, antes previsto para ser realizado na Ásia, teve que ser transferido em função das restrições impostas no combate à Covid-19.
O confronto será disputado no Costão do Santinho, em Florianópolis, nos dias 3 e 4 de fevereiro.
Esta será a primeira vez que o Brasil enfrenta a China pela Copa Davis. Se vencer, o Time Brasil BRB permanece no Grupo Mundial I e poderá disputar, em setembro do ano que vem, uma vaga para os Qualifiers de 2024. As informações sobre venda de ingressos para os jogos ainda serão divulgadas pelas CBT.
Trâmite 4r151
De acordo com o que foi reado pela CBT, logo após o anúncio do adversário, a confederação buscou viabilizar, junto a ITF (Federação Internacional de Tênis), um local neutro para as partidas.
A Federação Chinesa entendeu ceder seu mando de campo e, dessa forma, foi permitido a realização do duelo na capital Florianópolis.
Com o Brasil podendo definir o local e o piso para o confronto, a escolha foi pautada na decisão técnica do capitão Jaime Oncins, que optou pelo saibro, em quadra aberta e nível do mar por considerar de maior dificuldade para os rivais.
“Pelo que estudamos dos adversários, eles costumam ir melhor nas quadras rápidas, então buscamos um ambiente em que tire a comodidade deles e favoreça os nossos atletas. O Costão do Santinho se encaixou bem porque atende exatamente as características técnicas que desejamos”, explicou.
O capitão ainda disse que este não é o único fator que muda ao trazer os jogos para o Brasil.
“Ter a torcida a nosso favor faz toda a diferença. O calor brasileiro nos dá uma leve vantagem, mas mesmo assim não nos torna favoritos. A China tem atletas jovens e que tiveram um bom ano. Será um confronto difícil independente do lugar,” completou.