Triângulo de sinalização é item obrigatório para veículos de quatro rodas – Foto: Freepik/ND
O tradicional triângulo de sinalização está com os dias contados? Ele é um equipamento é obrigatório em todos os carros para acidentes e será substituído na Espanha por um dispositivo que não obriga o motorista a sair do carro.
Os triângulos já podem ser substituídos pela luz V-16, um dispositivo de luz laranja que pisca, porém a partir de 1º de janeiro de 2026 am a ser obrigatórios de acordo com a imprensa espanhola.
De acordo com a DGT (Direção Geral de Trânsito de Espanha) para sinalizar uma parada na estrada, basta um dispositivo luminoso na parte mais alta possível do veículo, o que garante alta visibilidade.
Para colocá-lo, o motorista não precisa de sair do veículo como acontece com os triângulos.
Luz laranja vai substituir o triângulo de sinalização a partir de janeiro de 2026 na Espanha – Foto: Reprodução/https://away.iol.pt/
Esse dispositivo tem um sistema de geolocalização que, uma vez ativado, envia a localização do veículo parado para a plataforma digital DGT 3.0 a cada 100 segundos, para que essa informação chegue aos restantes condutores.
E no Brasil, como funciona o triângulo de sinalização? 74va
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) define o triângulo de segurança como “dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência” que deve seguir as especificações de cor, formato e tamanho determinados na Resolução nº 827/96 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Triângulo de sinalização – Foto: Freepik/ND
Essas características garantem que o equipamento seja visualizado a distâncias maiores, inclusive em condições adversas de tempo, como chuva e neblina.
O triângulo funciona como um alerta para outros motoristas de que, naquele trecho, há um carro impossibilitado de transitar e que deve ser feita uma manobra de desvio para ultraagem e segurança dos demais condutores.