BRT em Florianópolis: prefeitura assina convênio de R$ 159 milhões para corredores de ônibus 1d2ho
Convênio inclui os primeiros trechos do projeto na capital catarinense e a instalação de faixa exclusiva para ônibus na avenida Mauro Ramos; prazo para execução das obras é de três anos a1wb
Prefeitura vai convênio para implantação dos primeiros trechos do BRT em Florianópolis – Foto: Divulgação/ProjetoColabora/ND
A Prefeitura de Florianópolis vai , na manhã de segunda-feira (19), às 10h, o convênio para a implantação dos primeiros trechos do BRT. O sistema contará com faixas exclusivas para ônibus e estações para o transporte coletivo.
O projeto será viabilizado pelo Programa de Aceleração de Crescimento, do governo federal, e terá ree de R$ 159 milhões. O valor foi liberado pelo Ministério das Cidades, que aprovou a proposta apresentada pela capital catarinense.
Convênio prevê os primeiros trechos do BRT em Florianópolis 243x1a
Neste convênio, estão contemplados os trechos 1 e 2 do BRT em Florianópolis, além de faixa exclusiva na avenida Mauro Ramos, no Centro. Os dois trechos vão do Titri (Terminal de Integração da Trindade) até o Saco dos Limões, com cerca de 5,2 km.
Já na avenida Mauro Ramos, está previsto um trecho de 2,67 km. O local deve ar por adequações para que o transporte coletivo seja priorizado.
Prazo para execução das obras do BRT em Florianópolis é de três anos – Foto: Divulgação/UVAGP/ND
O projeto ainda inclui a readequação e implantação de 20 abrigos de ônibus e nove estações de embarque de ageiros. O prazo para execução das obras é de três anos.
Após a do convênio, o projeto ainda vai ar por revisão junto à empresa contratada. As próximas etapas serão a análise e aprovação da Caixa Econômica Federal e, por fim, o lançamento do processo licitatório. Segundo a Prefeitura de Florianópolis, essas etapas devem levar de seis a oito meses.
O que é o BRT? 61492b
O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte baseado em ônibus articulados que circulam em corredores exclusivos, com estações de embarque rápidas e alta capacidade de ageiros. É visto como um modelo mais flexível e econômico, podendo ser implementado mais rapidamente.