Dia mundial sem carro, maior poluidor do ar em Florianópolis, gera debate sobre alternativas 9t38

Data foi criada na França nos anos 90 para discutir meios alternativos de transporte, como bicicletas e ônibus 3b383r

Um ônibus é capaz de transportar a mesma quantidade de pessoas que 40 automóveis. Os transportes coletivos levam 48 pessoas sentadas e até 72 no total.

Ações que viabilizam alternativas ao transporte público são discutidas nesta quinta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, celebrado pela Metropolis (Associação Metropolitana das Empresas de Transporte) e Coletivo de ageiros da Grande Florianópolis. A data foi criada em 1997, na França, para discutir alternativas menos poluentes.

Transporte coletivo transporta a mesma quantidade de pessoas que 40 automóveis – Foto: Guilherme Medeiros/PMF/NDTransporte coletivo transporta a mesma quantidade de pessoas que 40 automóveis – Foto: Guilherme Medeiros/PMF/ND

De acordo com Sérgio Avelleda, consultor em mobilidade urbana e ex-secretário de transportes da cidade de São Paulo, o Dia Mundial Sem Carro não busca “atacar” os automóveis, mas discutir sua utilização.

“Não queremos extinguir os carros. No entanto, a ideia é trazer para a população reflexões sobre como podem se deslocar de outras formas”, explica Avelleda.

1 ônibus transporta a mesma quantidade de pessoas (48) que 40 carros de eio; e ainda ocupa menos espaço nas…

Posted by Rio Ônibus on Monday, February 3, 2020

O consultor comenta que o poder público e a população devem pensar e proporcionar meios alternativos de transporte, principalmente para pequenas distâncias.

“Hoje, se pensamos em ir a uma padaria ou a um local perto, dificilmente vamos de bicicleta ou até mesmo a pé. Vamos no automático, vamos de carro”, argumenta.

Como uma das alternativas à substituição dos carros, Avelleda sugere que as pessoas em a utilizar mais os transportes coletivos. Segundo ele, a medida fica mais barata para os consumidores e para os cofres públicos que precisam investir em “placas, engenheiros de trânsito e asfalto, por exemplo”.

De acordo com o secretário de mobilidade e planejamento urbano de Florianópolis, Michel Mittmann, programas que estimulam o uso do transporte coletivo, como o Tarifa Vai e Vem e o Domingo na Faixa, por exemplo, são alternativas para incentivar a substituição dos carros.

O benefício da Tarifa Vai e Vem permite o uso dos ônibus durante três horas pagando apenas uma agem durante todos os dias da semana. Já o Domingo na Faixa é válido para todo último domingo do mês com agens gratuitas nos ônibus da cidade.

Bicicletas 6c303y

A bicicleta também é citada como outro meio alternativo e traz benefícios como maior economia, sustentabilidade e uma forma de fazer exercícios físicos otimizando o tempo.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a atividade física pode ser realizada como parte do trabalho, esporte e lazer ou transporte (caminhando, patinando e pedalando), bem como tarefas diárias e domésticas. A ideia é que “qualquer atividade física é melhor que ficar parado”.

Bicicleta também é citada como meio de transporte alternativo e pode trazer benefícios à saúde – Foto: Guilherme Medeiros/PMF/NDBicicleta também é citada como meio de transporte alternativo e pode trazer benefícios à saúde – Foto: Guilherme Medeiros/PMF/ND

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade, Florianópolis tem 48,26 km de ciclovias, 76,30 km de ciclofaixas, 55,32 km de ciclorrotas, e 8,49 km de eio compartilhado (para bicicletas e pedestres). No total são 185,37 km disponíveis para bicicletas na cidade.

A pasta explicou ainda que há obras em execução de novas rotas na Avenida das Rendeiras, com 1.990 metros e na Avenida Ivo Silveira com 3.450 metros.

A ciclofaixa, diferentemente da ciclovia, não possui separação física e possui apenas uma faixa pintada no chão. Podem existir “olhos de gato” ou tartarugas para separar a ciclofaixa das faixas de ônibus, por exemplo. Em geral, o uso da ciclofaixa é mais indicado em locais nos quais o trânsito de veículos é menos veloz

Poluição 283j2s

Leonardo Hoinaski, professor do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Supervisor do Laboratório de Controle da Qualidade do Ar, aponta que a maior causa de poluição no ar em Florianópolis são os automóveis.

O professor fala que o problema da poluição está principalmente nos grandes centros urbanos, como o caso da Capital catarinense. Os impactos são diversos, principalmente próximos às rodovias em que o fluxo de veículos é alto.

“Há ainda pessoas que ficam, por exemplo, esperando um ônibus nestes locais e recebem todos os poluentes emitidos pelos carros”, afirma o professor.

Estas pessoas são obrigadas a respirar o ar mais “poluído”, o que, segundo o MDS (manual para médicos utilizado em todo território nacional), pode causar problemas de saúde.

O problema da poluição está principalmente nos grandes centros urbanos, como é o caso da Capital catarinense, aponta o professor Leonardo Hoinaski – Foto: Freepik/Divulgação/NDO problema da poluição está principalmente nos grandes centros urbanos, como é o caso da Capital catarinense, aponta o professor Leonardo Hoinaski – Foto: Freepik/Divulgação/ND

De acordo com Hoinaski, durante a pandemia de Covid-19 foi possível mensurar o impacto do uso dos automóveis em todo o mundo.

“Existem diversos artigos científicos no mundo todo que concordam que, durante a pandemia, quando alguns governos tiveram medidas para que as pessoas ficassem em casa [lockdown], as emissões de gases foram menores”, conclui.

Um artigo publicado pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) intitulado “As mudanças ambientais decorrentes do isolamento social e da pandemia da Covid-19” comprovou a tese. O estudo mostrou que a melhora na qualidade do ar foi resultado da queda no uso de transportes que emitem poluentes, associada à diminuição do uso de energia elétrica e dos transportes marítimos no oceano Índico, por exemplo.

O mesmo artigo científico explica que a redução dos níveis de poluição do ar traz benefícios até mesmo na diminuição de mortes prematuras e de casos de asma em crianças.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Transportes 5n1o

Transportes

Morte de ageira faz Câmara de SP priorizar discussão sobre aplicativos de moto 3h3i2l

Casa convocou audiência pública para quinta-feira (29) e líderes debateram regulamentação; aplicativ ...

Transportes

Justiça reforça proibição de corridas de moto por aplicativo em SP após morte de ageira 3b2t2d

Uber e 99 mantiveram o serviço mesmo após decisão judicial contrária; jovem de 22 anos morreu após a ...

Transportes

Florianópolis ganha nova rota aérea para Porto Alegre a partir de setembro 63b2z

Adição de rota aérea busca aumentar integração entre os estados; frequência será semanal

Transportes

Itajaí terá linhas de ônibus estendidas; veja quando 24198

Segundo empresa que gere o Sistema de Ônibus Local, mudanças atendem a pedidos da população que util ...