No último sábado (3), um movimento com mais de 50 pais de crianças com deficiência serviu para apresentar um problema: a dificuldade na travessia do ferry boat entre Itajaí e Navegantes. Segundo eles, mesmo tendo direito à fila prioritária, muitos são confundidos com os chamados ‘fura filas’.

Por esse, e outros inúmeros relatos, a Associação Sonhos de Maria decidiu fazer uma blitz educativa, com o objetivo de explicar a quem usa a embarcação sobre o direito à fila preferencial e como eles podem identificar um veículo prioritário.
Símbolos ajudam a identificar carros com pessoas com deficiência no ferry boat 1dy6p
Jéssica Pinheiro, mãe de criança com deficiência, disse à reportagem da NDTV que, mesmo com o carro sinalizado, já foi impedida de utilizar a fila preferencial. “A gente faz sinal de que precisa entrar, e a maioria não deixa”, relatou.
“O meu carro está sinalizado com adesivos e placas, mesmo assim, por ter muita gente que fura a fila, pensam que vamos fazer o mesmo”, complementou, ressaltando como confusões do dia a dia da embarcação influenciam no caso.

Jenifer Ávila, empresária e integrante do movimento, reforçou a importância dos símbolos para as sinalizações no ferry boat. “A maioria das mães tem o símbolo de autista a bordo, por exemplo. Há também o do cadeirante, para que as pessoas possam identificar”, pontua.
Uma das reinvindicações das mães é que sejam colocadas placas mais evidentes ou mesmo alguém para sinalizar o o à fila preferencial. Karina Régis, presidente da Associação Sonhos de Maria, sugere a atuação de um guarda de trânsito.
“Ele (guarda) poderia mandar seguir em frente, parar, prosseguir os atípicos e crianças portadoras de necessidades especiais”, recomenda Karina. “Só estamos lutando por direitos”, ressaltou.

Em nota, a NGI Sul, responsável pela travessia entre Itajaí e Navegantes, informou que segue, rigorosamente, todas as leis que garantem o e livre à pessoa com deficiência, transtorno do espectro autista e outras formas de gratuidade.
A nota diz ainda que o embarque do ferry boat tanto em Itajaí quanto Navegantes é realizado pela rampa um, com o prioritário.
*Com colaboração da repórter Maressa Machado, para o Balanço Geral Itajaí