Há dois anos sem carro e totalmente adaptada à Florianópolis, Daniele da Cunha Benfica, de 43 anos, é moradora da Ilha há três anos e meio e decidiu fazer os trajetos do dia a dia e eios somente de bicicleta. A escolha da empreendedora vai de encontro ao seu novo estilo de vida, mais saudável e sustentável.

Segurança, ciclovias e infraestrutura 2v5040
Para se sentir segura durante as pedaladas, a Daniele busca pelo aplicativo Google Maps os trajetos que possuem ciclovias.
“A bicicleta é meu principal meio de transporte, mas só me sinto confortável e segura nas ciclovias. Inclusive, até dezembro do ano ado eu ainda tinha alguns receios, como fazer longas distâncias. Até que um dia uma amiga me convidou para ir à praia. No início fiquei preocupada por ser longe, mas venci esse medo e hoje vou para todos os lugares de bike”, ressalta a ciclista.
Além das vantagens para a saúde, o transporte em duas rodas ajuda na mobilidade urbana e é uma fonte limpa, pois não emite dióxido de carbono. Por isso, tem se priorizado na construção das cidades contemporâneas e nas planejadas para o futuro.
Em Florianópolis, as obras de infraestrutura estão acompanhando esse aumento.
Segundo a prefeitura da Capital, são 48,71 km de ciclovias, 83,15 km de ciclofaixa, 55,32 km de ciclorrotas, 8,49 km de eio compartilhado, totalizando 195,67 km. Do total, 119,13 quilômetros foram executados nos últimos cinco anos.
Qualidade de vida e um recomeço fc5v
Carioca de nascimento e manezinha de coração, Daniele encontrou na capital catarinense o lugar favorito para viver. Esse encontro aconteceu após uma ruptura profissional, em que ela decidiu sair de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense e ter um recomeço na Ilha da Magia.
A união perfeita para o reinício da sua história: viver perto da natureza e dos novos planos profissionais. “Aqui encontro tudo o que vim buscar. Boa receptividade das pessoas, contato com a natureza, praias, trilhas, cachoeiras e muitas oportunidades de eventos profissionais gratuitos”, conta a empreendedora.
Belos cenários em meio a cidade 2b56
Florianópolis é uma ilha cheia de encantos e não é a toa que é chamada carinhosamente de “Ilha da Magia”. E esse título não existe somente em razão das belas praias e inúmeras belezas naturais. Essa cidade também contempla uma história mística e repleta de lendas.
Mágica ou não, a capital catarinense tem belos cenários, como o Jardim Botânico de Florianópolis, que fica localizado no bairro Itacorubi, mostrado recentemente no especial Floripa 350.
Inclusive, é lá que Daniele aproveita o clima agradável para se conectar com a natureza em meio à rotina na cidade. “É um lugar lindo, com muito verde e próximo da minha casa, onde aproveito o tempo livre para meditar, fazer yoga e piqueniques com amigos”, destaca.
Apaixonada por esse pedacinho de terra perdido no mar, a ciclista reforça o quanto é maravilhoso viver em Florianópolis. “Não me vejo em outro lugar”, finaliza.
Floripa 350 y4k5m
O projeto Floripa 350 é uma iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis. Ao longo de dez meses, reportagens especiais sobre a cultura, o desenvolvimento e personalidades da cidade serão publicadas e exibidas no Jornal ND, no portal ND+ e na NDTV RecordTV.