3 melhores praias de Imbituba para você aproveitar na cidade 4q2t4t
Veja a estrutura, como chegar e o que fazer em cada uma das principais praias de Imbituba 31 agosto 2022 às 15h59 7 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 3x2d3s
O que não falta em Imbituba, no litoral Sul de Santa Catarina, são atrativos naturais. A cidade conta com nove praias, incluindo a conhecida internacionalmente Praia do Rosa. Soma-se a elas lagoas e dunas de areia que, além de formarem uma linda paisagem, são ideais para a prática de diferentes esportes.

Surfe, windsurf, stand-up paddle, caminhadas em trilhas, ciclismo e voo livre são apenas algumas das atividades esportivas por lá. Eles não fazem sua praia? Sem problemas. Opte então apenas por curtir o sol, o mar e desbravar os recantos naturais.
Até durante o inverno Imbituba é uma boa opção turística. Capital Nacional da Baleia Franca, de julho a novembro, os imensos mamíferos que podem chegar a 17 metros de comprimento, chegam à cidade para dar à luz e cuidar de seus filhotes. As baleias podem ser avistadas a poucos metros da areia.
Conheça, agora, as três principais praias de Imbituba, com a melhor infraestrutura, e uma dica extra com duas outras pequenas praias e dunas.
1. Praia da Vila 525ih

A Praia da Vila fica bem no Centro de Imbituba. Por isso mesmo não faltam opções de hospedagem, restaurantes, comércios, estacionamento e calçadão para caminhar. Durante a temporada de verão, a praia conta, inclusive, com uma “cadeira anfíbia” para transportar pessoas com deficiência até o mar.
O canto da Praia da Vila, no extremo esquerdo, é o local mais procurado para banho de mar e o melhor lugar também para os surfistas. Por conta da posição onde ficam as ilhas de Santana de Dentro e de Santana de Fora, boas ondas se formam por lá. A praia, inclusive, sediou por oito anos o Campeonato Mundial de Surf (WCT).
Além dos humanos, as baleias francas também gostam dessa praia de Imbituba. Na temporada, que vai de julho a novembro, é possível avistá-las bem próximas à orla, a apenas 20 metros da extensa faixa de areia branca.
No mesmo canto esquerdo da praia, duas trilhas levam o visitante até o farol, em cima do Morro de mesmo nome. A primeira delas, a mais fácil, cruza o morro e leva em torno de meia hora. A outra opção é pelo costão da praia, com as vistas mais bonitas. É uma trilha mais longa, de quase três horas e que requer bastante atenção. Por isso não é recomendada para crianças.
2. Praia do Rosa 2c122a

A Praia do Rosa é a mais famosa de Imbituba. Natureza preservada, lagoa, piscinas naturais de água transparente e um centrinho rústico charmoso fazem dela um paraíso em Santa Catarina. Sua beleza já foi destaque inclusive na mídia internacional.
A praia tem quase dois quilômetros de extensão, com uma faixa de areia larga. O mar agitado, propício também para banho, é requisitado especialmente pelos surfistas. As melhores ondas estão no Rosa Norte, mas como o lado sul é o que tem mais fácil o, tanto os surfistas quanto banhistas se concentram ali.
A praia, como deve estar imaginando, é dividida entre Norte e Sul. Entre as duas está a Lagoa do Meio, lugar ideal para curtir com crianças e para a prática de stand up paddle.
No Rosa Norte, o costão de rochas é o criador de piscinas naturais de águas claras. Elas são ideais para relaxar e rendem lindas fotos. No entanto, é preciso ter atenção: mudanças na maré e no vento podem movimentar as ondas e chegar até as rochas onde ficam as piscinas. Por isso mesmo não é um local indicado para crianças.
Tanto no canto norte quanto no sul, várias trilhas levam a outras praias da cidade. No Rosa Sul, por exemplo, é possível ar a Barra da Ibiraquera por meio de duas trilhas. Já do Rosa Norte, o percurso conduz a outras quatro praias, entre elas a da Ferrugem e a da Barra, na cidade vizinha de Garopaba.
A Praia do Rosa conta com uma ampla gama de hospedagens, especialmente de pousadas. Em cada rua há várias delas. O canto sul é o mais urbanizado e dispõe de serviços como aluguel de cadeiras e guarda-sóis, além de comércios. Já no centrinho, você encontra barzinhos, restaurantes, pequenos mercados e diversas lojas.
3. Praia de Ibiraquera 1f2b47

Pelo Rosa Sul, a trilha do Caminho do Rei chega até a Praia de Ibiraquera, uma das principais praias de Imbituba.
Além da praia em si, com uma faixa de areia de seis quilômetros de extensão, o balneário também conta com seis lagoas, todas interligadas.
O local é ideal para a prática de esportes aquáticos, como windsurf, kitesurf, stand up paddle e canoagem.
A mais famosa das lagoas é a de Ibiraquera. Entre os meses de março e maio, suas águas costumam subir e abrir um canal natural de encontro com o mar. Quando isso não ocorre naturalmente, o caminho é aberto de forma mecânica, para evitar que a água chegue até as casas próximas.
A partir desse momento, e até toda a temporada de verão, é o melhor período para curtir a lagoa. A água fica mais clara e limpa, própria para um bom banho com a família e crianças. O canal que se forma entre a lagoa e o mar é também um bom lugar para as pessoas aprenderem a se equilibrar em cima de uma prancha antes de partirem para águas mais extensas.
Tudo isso cercado por morros verdes, árvores e vegetação rasteira. No fim da tarde, além do pôr do sol, o espetáculo da natureza é comandado pela revoada de aves. Gaivotas, garças e talha-mares voam em direção à Ilha do Batuta, onde arão a noite.
Próximo à praia, você encontra restaurantes, pizzarias e pousadas. Aluguel de cadeiras e guarda-sóis, além de chuveiros públicos, estão igualmente disponíveis aos visitantes.
Dica extra: Praia da Ribanceira e Praia dos Amores 556j51

A Praia da Ribanceira é uma das praias de Imbituba preferidas pelas baleias francas. Além do mamífero aquático, as pessoas também buscam o lugar por diferentes motivos.
Os surfistas gostam de seu mar agitado. Os pescadores tiram de suas águas o sustento. E quem quer surfar na areia encontra nas dunas da Ribanceira, na parte de trás da praia, um ótimo local para praticar sandboard.
Além do esporte, as dunas, que alcançam até 40 metros de altura, servem como um mirante natural para apreciação do pôr do sol. Do alto delas é possível enxergar a Lagoa de Ibiraquera, o mar, os morros de Garopaba e até a Serra do Tabuleiro, em Palhoça.
Por uma trilha de apenas 300 metros, você chega na Praia dos Amores. Encolhida entre os morros, possui apenas 50 metros de extensão e é conhecida também como Prainha da Riba. Essa pequena praia isolada não possui infraestrutura. Já a da Ribanceira possui algumas poucas opções de pousadas e restaurantes.
Onde fica Imbituba? 4l6l5a
Imbituba fica no litoral Sul de Santa Catarina, fazendo divisa com Garopaba, ao norte, e Laguna, ao sul. A cidade fica a cerca de 70 quilômetros de distância de Florianópolis.
Como chegar em Imbituba? 2gwa
Imbituba não conta com aeroporto. O mais próximo é o de Jaguaruna, a aproximadamente 70 quilômetros. Para quem for de carro, acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões e as vias para chegar até Imbituba.
Distância de ville a Imbituba: 252 quilômetros. O o é pela BR-101, com pedágio pelo caminho.
Distância de Blumenau a Imbituba: 222 quilômetros, via BR-101. Há pedágio pelo caminho.
Distância de Florianópolis a Imbituba: aproximadamente 96 quilômetros. O principal o se dá pela BR-101, com pedágio ao longo do percurso.
Distância de Criciúma a Imbituba: 115 quilômetros, via BR-101.
Distância de Lages a Imbituba: cerca de 280 quilômetros. O principal o é pela BR-282, ando por pedágio.
Distância de Chapecó a Imbituba: 605 quilômetros. A principal via de o é a BR-282, com pedágio pelo caminho.