3 praias paradisíacas em Governador Celso Ramos para você conhecer 6k1vq
Praia do Sissial, Praia de Fora e Praia da Ponta do Simão são redutos das belezas naturais em locais agrestes de Governador Celso Ramos 29 novembro 2022 às 19h18 8 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 61o3l
Governador Celso Ramos é um município da Grande Florianópolis, localizado a apenas 54 quilômetros da capital catarinense. Com uma faixa litorânea de 52 quilômetros e cerca de 50 praias, a cidade é ideal para quem adora curtir o mar e a natureza, mas procura fugir de muito movimento.
A praia mais badalada e com melhor infraestrutura de Governador Celso Ramos é a Praia de Palmas. É nela onde fica a maior quantidade de opções de hospedagens, restaurantes, comércios e estacionamentos. Por isso mesmo é também a mais movimentada.
Fora ela, existem muitas praias paradisíacas e praticamente desertas na cidade. Essas são ideais para quem busca tranquilidade e gosta de se aventurar descobrindo lugares lindos em meio a trilhas.
Mas atenção! Em nenhuma das praias do município é permitido acampar ou fazer churrascos, independentemente do quão tranquila ela seja.
As três praias que você conhecerá a seguir não possuem infraestrutura. A falta de certos equipamentos é compensada pela beleza de sua natureza agreste. Venha com a gente nesse eio pela Praia do Sissial (no bairro de Palmas), a Praia de Fora (em Ganchos de Fora) e da Ponta do Simão (em Canto dos Ganchos).
1. Praia do Sissial 534h3q

Em formato de meia lua e cercada pela verde mata dos morros e pelas pedras que avançam no mar, a Praia do Sissial aparece aos olhos do turista assim que ele termina a trilha que conduz até ela. É um dos paraísos escondidos de Governador Celso Ramos, no bairro de Palmas, no Centro-Sul da cidade.
A faixa de areia tem cerca de 400 metros de extensão e é dividida entre os poucos visitantes e as gaivotas que habitam o local à espera dos peixes que os pescadores trazem da água.
No canto Sul da praia, há um rancho tradicional de pescador, que funciona apenas na temporada da pesca da tainha. Desde muito tempo há atividade pesqueira nessa praia. Tanto é que seu nome, derivado do latim e do espanhol antigo, quer dizer lugar para se quarar peixe.
Ao lado do rancho de pesca, a um riacho que deságua no mar. Embora a água seja limpa, não é recomendada para banhos. O lugar para isso é o mar, especialmente pela manhã, quando as águas estão mais calmas.
Na Praia do Sissial, o mar costuma ser mais agitado e não há postos de salva-vidas, por isso mesmo requer bastante atenção. Combinando com a transparência das águas, a areia é também bastante clara, com bom espaço para colocar cadeiras ou estender a canga.
A Praia do Sissial está localizada entre a Praia de Ilhéus e a Praia de Caravelas e a 6,5 quilômetros do Centro de Governador Celso Ramos. Para chegar até lá, o caminho é pela SC-410 até o início da trilha que dá o à praia.
Neste ponto, é necessário deixar o carro estacionado em uma pequena marginal e seguir a pé por uma estrada de chão. Há placas de sinalização pelo caminho. Para não ter erro, no GPS coloque como destino “trilha da praia do Sissial” e você chegará no lugar exato.
A estrada de chão tem pouco mais de um quilômetro, percorridos em torno de 20 minutos a pé. O começo é mais desafiador por conta do terreno íngreme, mas da metade para o final é tranquilo e vale a pena quando minutos depois o mar azul, a areia branca e os morros verdes se revelam aos olhos.
Atenção! Use sapato fechado, como tênis, para percorrer a estrada até a praia. Especialmente no verão é possível se deparar com alguma cobra pelo caminho. Repelente também é indicado.
Infraestrutura
Não há nenhum tipo de infraestrutura na Praia do Sissial, como equipamentos para alugar, banheiros, bares ou restaurantes. Caso vá ar o dia inteiro por lá, programe-se para levar água e lanche. Na volta, recolha todo e qualquer lixo!
2. Praia da Ponta do Simão – Canto dos Ganchos 616z4k

Localizada na zona Noroeste de Governador Celso Ramos, na Enseada de Canto dos Ganchos, a Praia do Simão tem apenas 136 metros de extensão. As águas do pequeno paraíso são da Baía de Tijucas. Por não ser mar aberto, são tão tranquilas a ponto de ser uma piscina natural. Por isso mesmo é bastante indicada para famílias com crianças.
Cercada pela vegetação e pelas pedras, a areia na Praia da Ponta do Simão é limpa e bastante grossa. A cerca de 1,5 quilômetro de distância você estará no trapiche da Praia de Canto dos Ganchos. O local é privilegiado para assistir ao espetáculo do pôr do sol. Já anote em seu roteiro!
O o a essa praia é a partir do KM-11,5 da Rodovia Municipal Francisco Wollinger. É possível deixar o carro estacionado no Mirante de Calheiros e chegar até a praia por uma trilha simples e curta. Outra possibilidade é ir pelo mar, de bote, lancha, caiaque ou barco.
Infraestrutura
Na Praia do Simão não há qualquer infraestrutura de restaurantes, hospedagem e aluguel de equipamentos. Os locais mais próximos com estrutura são o Canto dos Ganchos e Calheiros. ar o dia na Praia do Simão requer que os visitantes levem sua própria alimentação e bebida e recolham, claro, todo o lixo ao final.
3. Praia de Fora – Ganchos de Fora g1i2k

A Praia de Fora é outro paraíso de Governador Celso Ramos, localizado perto de Ganchos de Fora, por onde se chega nela. São 350 metros de extensão e de rica beleza natural preservada. A areia é branca e fina. Em um dos cantos da praia, próximo às grandes rochas de onde se pode sentar e observar o mar, há uma área de mangue e árvores.
Ali o mar é aberto, com a presença de ondas. É possível tomar um bom banho com o devido cuidado e atenção. Por ser uma praia praticamente deserta, é um lugar ideal de contemplação da natureza. O silêncio da ausência de pessoas, proporciona maior conexão com os sons do próprio mar e das gaivotas, fragatas, entre outras aves que visitam o lugar.
Há duas formas de ar a Praia de Fora. Uma delas é por Ganchos de Fora, local a cerca de três quilômetros da praia. Ali há uma trilha antiga de apenas 15 minutos que conduz até a praia deserta. É possível também explorar outras pequenas praias, igualmente lindas, pelo caminho. Nesse caso, o trajeto leva até 40 minutos.
Outra opção é ar a Praia de Fora pelo Morro de Palmas, na trilha do parapente. Essa alternativa é mais longa, tem cerca de 45 minutos, mas a vantagem é observar a paisagem de Ganchos e Palmas.
Infraestrutura
Nesta praia também não há nenhum tipo de infraestrutura. Os locais mais próximos com estrutura são Palmas e Ganchos de Fora. Caso vá ar o dia inteiro por lá, programe-se para levar água e lanche. Na volta, recolha todo e qualquer lixo!
Onde fica e como chegar em Governador Celso Ramos? 2a4n4q
Governador Celso Ramos está localizada na região da Grande Florianópolis, a apenas 54 quilômetros da capital de Santa Catarina. O município também faz divisa com Tijucas e Biguaçu.
O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. Para quem for de carro, confira abaixo as distâncias entre Governador Celso Ramos e cidades de diferentes regiões de Santa Catarina e as principais vias de o.
Distância entre Florianópolis e Governador Celso Ramos: 54 quilômetros. O principal o é pela BR-101 e SC-410.
Distância entre ville e Governador Celso Ramos: quase 160 quilômetros, pela BR-101. Há pedágio no caminho.
Distância entre Blumenau e Governador Celso Ramos: cerca de 120 quilômetros, via BR-101. Trajeto com pedágio.
Distância entre Chapecó e Governador Celso Ramos: aproximadamente 580 quilômetros. O principal o é pela BR-282.
Distância entre Criciúma e Governador Celso Ramos: 235 quilômetros. O principal o é pela BR-101, com pedágio no caminho.
O que conhecer em Governador Celso Ramos? 4y334i
Outro espetáculo da natureza em Governador Celso Ramos, que vale muito observar, é a presença de uma população de botos-cinza que vivem na Baía de São Miguel.
O melhor local para avistá-los é nas proximidades da Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, na Enseada da Caieira do Norte. O percurso é feito de barco e dura cerca de 15 minutos, partindo da Praia da Costeira da Armação.
Por falar em fortaleza, esse é um dos principais pontos turísticos e históricos do município. Construída entre 1739 e 1744 para proteção do território contra invasores, ela foi a primeira sede da Capitania de Santa Catarina.
Seu conjunto arquitetônico é formado pela portada, casa do comandante e quartel. Outro atrativo que une história à natureza é a Igreja Nossa Senhora da Piedade e as ruínas da primeira armação baleeira do estado na Praia da Armação.
Ambas ficam de frente para a faixa de areia dessa enseada de águas calmas e transparentes e são registros da ocupação do litoral por portugueses e açorianos.