5 cidades para visitar em Santa Catarina no inverno 3k3m5w

Confira as atrações, o que conhecer e o que fazer em Santa Catarina no inverno; estação mais fria do ano costuma nevar na Serra Catarinense 21 junho 2022 às 08h58 8 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 48mf

Demos início à estação mais fria do ano e o que isso significa? É hora de programar o roteiro para curtir Santa Catarina no inverno. Segundo a previsão da Epagri, três ondas de frio devem atingir o Estado, deixar as temperaturas negativas e provocar geadas. Há, inclusive, a possibilidade de nevar neste inverno.

Urupema é a Capital Nacional do Frio no inverno em Santa Catarina – Foto: Marília Oliveira/Prefeitura de Urupema-SC Fonte: Agência Câmara de NotíciasUrupema é a Capital Nacional do Frio no inverno em Santa Catarina – Foto: Marília Oliveira/Prefeitura de Urupema-SC Fonte: Agência Câmara de Notícias

Separamos cinco cidades e suas atrações como sugestão de roteiro para você aproveitar Santa Catarina no inverno. Há opções serranas, para quem quer ter a experiência de temperaturas negativas e procura ver neve, e também municípios com clima mais ameno, mas ainda assim frios.

Confira abaixo cinco cidades para visitar em Santa Catarina no inverno.

1. Urupema 6k3e2c

Obviamente que Urupema, a Capital Nacional do Frio, não poderia ficar de fora do nosso roteiro para você aproveitar Santa Catarina no inverno.

Na imagem aparece uma cascata congelada no inverno em Santa CatarinaCascata que Congela é atração em Santa Catarina no inverno – Foto: Marleno Muniz Farias/Prefeitura Municipal de Urupema/Divulgação

É nesta pequena cidade da Serra Catarinense, distante 200 quilômetros de Florianópolis, que vários eventos climáticos acontecem.

Em Urupema há geadas, neve e até sincelo – fenômeno raro em que as gotículas de água congelam, formando cristais de gelo em árvores e outras vegetações.

As temperaturas por lá neste período estão constantemente abaixo de zero. Por isso, o inverno é a estação do ano que mais movimenta o turismo na cidade.

Entre os locais mais procurados para ver de perto a ação do frio na natureza é no Morro das Antenas. Ponto mais alto de Urupema, o morro tem 1750 metros de altitude e oferece uma vista panorâmica da cidade.

No inverno, é comum o relevo ficar todo branco, efeito da geada ou da neve. É também palco ideal para a ocorrência do famoso e raro sincelo.

Outro ponto turístico bastante conhecido na cidade do frio é a Cascata que Congela. A queda d’água de pouco mais de dez metros costuma amanhecer com suas águas congeladas em dias de temperatura negativa. A atração fica a 700 metros de distância do Morro das Antenas, o que facilita a visitação aos dois pontos no mesmo dia.

Caso você queira curtir o clima serrano, sem necessariamente visitar muitos pontos turísticos, uma possibilidade é se hospedar em alguma propriedade rural.

A Fazenda do Barreiro é uma delas. Além de provar as típicas comidas serranas, com bastante carne e pinhão, você também pode fazer trilhas, andar a cavalo, pescar e jogar bocha. A propriedade também abre aos finais de semana para quem quiser apenas ar o dia.

2. Urubici 3e1371

Na imagem, aparece o Morro do Campestre, ponto turístico em Urubici para conhecer no inverno em Santa CatarinaMorro do Campestre,em Urubici – Foto: iStock/Divulgação

Urubici é uma das principais cidades turísticas de Santa Catarina no inverno. Distante 170 quilômetros da capital e situada no ponto mais alto do Estado, no Vale do Rio Canoas, o município é um dos mais frios.

A natureza impera em Urubici: o cenário é formado por florestas de araucária, campos, cascatas e grandes formações rochosas. Para curtir o frio, há várias possibilidades.

Uma delas é escolher uma entre as centenas de pousadas e chalés da cidade para curtir o frio serrano. Você pode encontrá-las tanto no Centro do município quanto na área rural, com vistas incríveis.

Outro atrativo para quem gosta de contemplar a paisagem são os morros de onde se tem uma vista exuberante do nascer e do pôr do sol. No inverno, a predominância da massa de ar seco afasta as nebulosidades e deixa o céu mais limpo. Fica então mais visível o espetáculo do astro rei.

Agora, se gosta de se movimentar e liberar adrenalina, Urubici não vai decepcionar. Você pode fazer cicloturismo por diferentes rotas ou então caminhar pelas montanhas, em contato direto com a natureza.

Se a sua escolha for por adrenalina, você terá à disposição em parques da cidade atividades como salto de pêndulo, sky bike e tirolesa. Basta escolher a que mais lhe atrai e se aventurar em Urubici.

3. Bom Jardim da Serra 6j1l3

Cânion do Funil é uma das atrações na cidade para conhecer no inverno – Foto: Miguel Carvalho/Prefeitura Municipal de Bom Jardim da Serra/DivulgaçãoCânion do Funil é uma das atrações na cidade para conhecer no inverno – Foto: Miguel Carvalho/Prefeitura Municipal de Bom Jardim da Serra/Divulgação

Além das temperaturas abaixo de zero, outras atrações fazem Bom Jardim da Serra ser um bom lugar para você aproveitar o inverno em Santa Catarina. Assim como outras cidades, os principais atrativos deste município serrano, a 230 quilômetros de Florianópolis, são as belezas naturais.

O município conta com formações rochosas de tirar o fôlego. Uma das vistas mais bonitas da cidade e do estado é a da Serra do Rio do Rastro. A estrada que corta a serra e liga Lauro Muller a Bom Jardim da Serra é famosa por suas curvas e paisagens.

Para quem não curte tanta aventura, mas gosta de contemplar a natureza, o município serrano possui vários cânions de onde você pode curtir o frio. Os três mais famosos são os cânions do Funil, da Ronda e das Laranjeiras.

Por eles, você pode caminhar, cavalgar ou fazer eios de 4×4. Quem quiser vivenciar a vida campestre também encontra esse tipo de experiência em algumas propriedades rurais de Bom Jardim da Serra.

A cidade, de cerca de cinco mil habitantes, conta com cerca de 40 opções de hospedagem, entre pousadas e hotéis.

4. Campo Alegre 5m1s3i

O inverno em Campo Alegre se destaca nas paisagens da cidade – Foto: Redes sociaisO inverno em Campo Alegre se destaca nas paisagens da cidade – Foto: Redes sociais

Município do Planalto Norte catarinense, Campo Alegre é uma cidade predominantemente rural a 870 metros acima do nível do mar. Por lá é mais difícil nevar, mas não se engane: faz frio em Campo Alegre e as temperaturas descem abaixo de zero em dias de inverno.

Geadas são mais comuns na região e deixam a vegetação e os campos numa mistura de verde e uma fina camada branca de gelo.

Com uma extensa área rural e diversos produtores de alimentos orgânicos, de produtos coloniais e criadores de ovelhas, em Campo Alegre você pode experimentar a verdadeira vida no campo. Diversas propriedades abrem suas portas para o visitante ar um dia ou se hospedar.

Várias delas possuem cachoeiras e rios em seus terrenos, onde também se pode fazer trilhas. Algumas oferecem eios a cavalo, a trator ou de carroça. Também é possível acompanhar a lida com os animais e o cuidado com os pomares em certas propriedades.

Em relação à culinária, você encontrará muitos produtos coloniais, como queijos, geleias, pães, mel, entre outros. São servidos nos cafés coloniais e também vendidos.

Outro destaque da gastronomia é a carne de ovelha, afinal, estamos falando da Capital Catarinense da Ovelha. Aos domingos, alguns sítios fazem a famosa costela de chão.

5. Praia Grande 3x4z2z

Na imagem aparecem vários balões no céu como opção de eio turístico no inverno em Santa CatarinaVoo de balão, em Praia Grande, é uma das atividades para se fazer no inverno em Santa Catarina – Foto: Secretaria de Turismo de Praia Grande/Divulgação

Vamos descer agora ao extremo Sul do Estado, na cidade dos cânions, onde você também terá diversas opções para curtir o inverno em Santa Catarina.

Praia Grande está localizada aos pés da Serra Geral e cercada por 13 cânions, que podem atingir até mil metros de altitude.

O município faz divisa com o Rio Grande do Sul, com quem divide também sua cadeia montanhosa.

Ainda que seja muito raro, é possível nevar em Praia Grande, como aconteceu no interior da cidade em 2021.

A temperatura média por lá no inverno fica em torno dos dez graus.

Para quem gosta desta estação do ano, mas não quer ar tanto frio assim, o município pode ser uma boa opção. Com uma natureza privilegiada composta por cânions, rios, cachoeiras e piscinas naturais, Praia Grande tem grande apelo ao ecoturismo.

Caminhar pela parte debaixo dos cânions, como o do famoso Itaimbezinho, é uma das principais atrações turísticas da cidade. No entanto, no inverno, o trajeto pode ser muito desafiador, porque a por dentro de rios de água muito gelada.

Mas não é por isso que você deixará de fazer trilhas em Praia Grande na estação fria do ano. Aposte nas chamadas trilhas secas, como a da Pedra Branca, com vista para paredões rochosos, cachoeiras, pássaros e muita natureza ao redor.

Outra opção de trilha com uma vista linda é a do Morro do Campestre. Lá de cima se enxerga os cânions Malacara, Índios Coroados e Molha-Coco. No extenso campo do alto do morro é possível até fazer piqueniques.

Além de seus cânions, Praia Grande também é famosa por conta de uma atividade comum por lá: os voos de balão. Do alto se enxerga a pequena cidade e até a Lagoa do Sombrio e Torres, no Rio Grande do Sul.

Dependendo da altura que o balão alcança é possível ver os campos de cima dos cânions, pertencentes ao Estado vizinho. Agora, se nenhuma dessas opções faz seu estilo, é possível apenas curtir a paisagem cinematográfica de Praia Grande de uma de suas pousadas.

Quem sabe em uma banheira com água bem quentinha. Algumas delas oferecem atrativos à parte como cavalgadas. A cidade oferece cerca de 200 opções de hospedagem.

O que levar na mala para curtir Santa Catarina no inverno? 3h5q5d

Uma mala de viagens para Santa Catarina no inverno pode ser bastante diversa. Os itens a serem considerados vão depender da cidade para onde você vai e sua relação com o frio.

Caso opte por uma cidade com temperatura mais amena, como Praia Grande, leve peças quentes e outras mais leves. Uma boa opção é se vestir em camadas. Caso o dia esquente ou você se exercite muito pela cidade, pode ir retirando as roupas mais pesadas.

No caso das cidades serranas com temperaturas negativas, prepare-se para levar peças térmicas, ideais para climas abaixo de zero. Casacos mais pesados, botas, toucas e luvas também não poderão faltar.

Explore mais conteúdos da cidade 1h2v1k

4 retiros de ioga e experiências para relaxar em SC 3u1v8

Conheça espaços dedicados a promoção de retiros, eventos e consultas terapêuticas em meio à natureza, em diferentes cidades de Santa Catarin ...