6 praias em SC paradisíacas para conhecer nesta temporada 4r4c44

O verão chegou e é hora de desfrutar das praias em SC que compõem o “lado B” do Estado 10 janeiro 2023 às 10h00 6 Minutos Gustavo Bruning Enviar no WhatsApp 5u251f

Você certamente já conhece ou ouviu falar nos principais cartões-postais de Santa Catarina. Mesmo assim, há muito o que explorar além da superfície, ainda mais se a intenção é dar um mergulho. O verão chegou e é hora de desfrutar de paraísos aquáticos que compõem o “lado B” de Santa Catarina.

1. Praia do Biguá, em Bombinhas 4yv3t

Praia do Biguá, em Bombinhas – Foto: Cristian Cruz/Prefeitura Municipal de Bombinhas/DivulgaçãoPraia do Biguá, em Bombinhas – Foto: Cristian Cruz/Prefeitura Municipal de Bombinhas/Divulgação

Com uma excelente reputação até fora do Estado, Bombinhas nunca deixa a desejar quando o assunto são boas praias e calmaria. Um dos pontos mais reservados fica na Ponta da Sepultura: a Praia do Biguá, com seus 10,6 metros de extensão. O ar de exclusividade assegura uma experiência mais intimista e familiar.

Um diferencial da praia, que encanta principalmente as crianças, é a variedade de animais marinhos que vivem por lá. Não é raro se deparar, durante um mergulho, com peixes, cavalos-marinhos e tartarugas. Lá é possível, aliás, alugar máscaras de mergulho.

Uma visita à Praia do Biguá deve ser planejada. Isso porque só é possível ar a faixa de areia quando a maré está baixa. Caso contrário, os visitantes podem desfrutar das pedras espalhadas pelo reduto.

Independente da condição, é indicado chegar cedo e garantir o disputado espaço. Se o movimento estiver maior do que o desejado, basta percorrer a orla e conferir as praias da Miséria e Sepultura, mais ao Sul.

Para chegar à Praia do Biguá é preciso fazer uma caminhada de cerca de cinco minutos, que começa em uma estrada ampla e a por uma trilha estreita na encosta, à esquerda do Pontal.

2. Praia de Canajurê, em Florianópolis 442y41

Praia de Canajurê, em Florianópolis – Foto: Luis Gustavo DebiasiPraia de Canajurê, em Florianópolis – Foto: Luis Gustavo Debiasi

Enquanto os holofotes apontam para as populares praias de Canasvieiras e Jurerê, no Norte da Ilha, em Florianópolis, uma singela irmã caçula costuma ar despercebida. Menor em dimensão e faixa de areia, a praia de Canajurê é um reduto de paz localizado em meio a dois locais de pico.

Não há o de carro diretamente até a faixa de areia, onde alguns coqueiros recepcionam os visitantes. Uma maneira de chegar lá, a pé, é partindo da praia de Jurerê. O percurso a por uma pequena trilha e algumas pedras. Quem está dirigindo pode optar por seguir pela rodovia Tertuliano Brito Xavier e estacionar pelas proximidades.

Ao contrário do Sul da Ilha, a água da região norte é mais morna. Canajurê, que conta com um mar raso, é desprovida das vastas opções de restaurantes e vendedores ambulantes, como nos demais points da região.

Ainda assim, garante boas horas de desconexão com o mundo externo. É um local apropriado para aproveitar enquanto há luz do dia, levando um cooler com água e um lanche reforçado.

3. Praia das Bananeiras, em Governador Celso Ramos 3u2n12

Praia das Bananeiras – Foto: Clovis Perozin/NewCompanyPraia das Bananeiras – Foto: Clovis Perozin/NewCompany

Um tour pelas praias do município de Governador Celso Ramos – que ocupa uma península no litoral catarinense e é conhecido por seus redutos naturais – é um bom plano para um fim de semana de verão. Para inovar, no entanto, não basta pisar na areia da Praia Grande ou da Armação da Piedade: você deve conhecer a Praia das Bananeiras.

Cercada por outras faixas de areia mais reclusas, a Praia das Bananeiras costuma ter um mar apropriado para banho. É importante, porém, sempre se ater às bandeiras do Corpo de Bombeiros, posicionadas no mar. Se a maré estiver alta, as ondas ficam agitadas e o cuidado deve ser redobrado.

Para chegar a essa praia, o indicado é ir até a Praia das Cordas, mais ao Sul, e cruzar a tímida Praia do Defunto. O trajeto para chegar às Bananeiras é formado por costões e também pode ser feito a partir da Praia Grande, ao Norte. O resultado é um paraíso silencioso e privado, praticamente sem interferências humanas.

4. Praia da Gamboa, em Garopaba 3f59

Praia da Gamboa – Foto: Prefeitura Municipal de Garopaba/DivulgaçãoPraia da Gamboa – Foto: Prefeitura Municipal de Garopaba/Divulgação

Um dos cantos mais acolhedores de Garopaba é um pequeno refúgio de pescadores, em formato de enseada, que funciona tanto como um cenário favorável para o surfe quanto para avistar as baleias em ação. A Praia da Gamboa, com seu 1,5 quilômetro de extensão, fica a menos de meia hora do Centro.

O mar é levemente agitado, enquanto a natureza que forma esse espaço é preservada e integra duas unidades de conservação. Uma arela de madeira e um mirante garantem a vista ideal desse paraíso. É um local perfeito para famílias, que podem saborear a alta gastronomia em restaurantes situados nos arredores.

A partir da Praia da Gamboa é possível explorar dunas e trilhas. Já quem não consegue deixar de lado uma boa caminhada vai desfrutar de uma faixa de areia com vista paradisíaca e clima sossegado.

O o à região é fácil a partir da rodovia BR-101. Para chegar ao extremo Sul da praia, basta á-la por meio do Centrinho, onde desemboca o Rio da Caximba. Já o extremo Norte conta com um rochedo escuro, a Ponta do Faísca, e é o limite com o município de Paulo Lopes.

5. Praia do Pontal, em Navegantes 3m4w2

Praia do Pontal – Foto: Prefeitura Municipal de Navegantes/DivulgaçãoPraia do Pontal – Foto: Prefeitura Municipal de Navegantes/Divulgação

É uma das quatro praias de Navegantes e, junto com Gravatá, Central e Meia Praia, formam uma magnífica orla. A Praia do Pontal é a menor em extensão, com seus três quilômetros de faixa de areia, mas não perde o brilho.

Localizada no canto Sul da cidade, fica próxima ao portinho, onde visitantes se deslumbram contemplando o movimento de gigantescos navios que cruzam o Rio Itajaí-Açu.

A praia fica no histórico bairro de São Pedro, o primeiro do município, popularmente conhecido como Pontal. O o é tranquilo, a partir da Avenida João Sacavem, uma das principais da cidade. O local é bastante frequentado por famílias de pescadores e é onde a prefeitura vem realizando alguns eventos, como o aniversário da cidade.

Com mar agitado e próprio para banho, é lá onde fica o molhe da Barra do Rio Itajaí, muito procurado por surfistas. Bem perto também está o Farol da Barra, um dos monumentos da cidade.

6. Praia do Cerro, em Barra Velha 5s4j4a

Praia do Cerro, em Barra Velha, é uma das praias em scPraia do Cerro, em Barra Velha – Foto: Prefeitura Municipal de Barra Velha/Divulgação

Logo abaixo da praia do Grant, após o Morro do Grant, fica outro reduto paradisíaco de Barra Velha: a Praia do Cerro. Uma curta e estreita trilha, em meio à natureza, dura cerca de cinco minutos e liga as duas praias.

Quem está à procura de um banho de mar repleto de ondas tranquilas pode se surpreender: a Praia do Cerro é caracterizada por um mar grosso, que atrai adeptos do surfe. As ondas grossas são responsáveis por conquistar os que estão em busca de desafios. Já quem pretende fazer uma caminhada ou absorver a tranquilidade do litoral com a família vai adorar o pouco movimento do local.

A qualidade de diversos elementos da Praia do Cerro é tamanha que uma certificação oficial veio para atestar isso ainda mais. Ela é uma das 29 de Santa Catarina – e uma das duas de Barra Velha – a contar com o selo Bandeira Azul, que avalia desde a gestão ambiental e a qualidade da água até a segurança e os serviços oferecidos.

Explore mais conteúdos da cidade 1h2v1k

4 retiros de ioga e experiências para relaxar em SC 3u1v8

Conheça espaços dedicados a promoção de retiros, eventos e consultas terapêuticas em meio à natureza, em diferentes cidades de Santa Catarin ...

Turismo do sono: cidades catarinenses ideais para relaxar e dormir 1f171g

Pesquisa apontou três cidades de Santa Catarina entre os melhores destinos para turismo do sono. Conheça quais são e o que oferecem

Corrida de rua: 11 opções para participar ainda no 1º semestre de 2025 em Florianópolis 1r6u4y

Com calendário diversificado, Florianópolis tem corrida de rua com paisagens deslumbrantes, para todos os perfis de corredores