7 coisas que você não pode deixar de fazer em Itajaí 6sg59
Caminhada pela beira-rio, pôr do sol no molhes da Barra e Praia Brava à noite são alguns dos atrativos para curtir em Itajaí 21 outubro 2023 às 19h45 9 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 2f1225
Itajaí é uma cidade do litoral Centro-Norte de Santa Catarina onde vivem mais de 250 mil pessoas. Está a mais ou menos 100 quilômetros de Florianópolis e encostada em outras cidades turísticas, como Balneário Camboriú, Navegantes e Penha.

As praias (por lá são quatro) é claro que são as grandes atrações, mas queremos lhe apresentar outras atividades para fazer em Itajaí além do banho de mar. Olhar o encontro do Rio Itajaí-Açu com o oceano, bem no Centro da cidade, é uma delas. Caminhar pela Beira-Rio reparando nos barcos de pescadores e lanchas de luxo em meio a avenida movimentada é outra.
Comer frutos do mar ao som de um samba, apreciar o entardecer e o acender das luzes na Praia do Atalaia e curtir a noite na Praia Brava são outros. Itajaí reserva muitas boas experiências aos turistas. Coloque no roteiro as sete abaixo e programe-se para visitar a cidade.
1. Caminhar pela Beira-Rio 1a4d1d

A Avenida Ministro Victor Konder, muito mais conhecida como Beira-Rio, tem um clima gostoso que quem visita Itajaí deve experimentar, a pé. A caminhada pode começar em frente ao Mercado Público. Ali perto há um serviço de aluguel de bicicletas – unitárias, duplas e em estilo centopeia -, que podem ser usadas para percorrer a via, em um eio gostoso e divertido.
Logo em seguida, a pé ou de “bici”, você vai ar em frente ao Centreventos de Itajaí, onde é montada a Vila da Regata, durante o “The Ocean Race”.
Provavelmente vão chamar sua atenção os barcos e lanchas de luxo estacionados na marina próxima. O caminho segue por todo o contorno que o calçadão faz à Baía Afonso Wippel (ou Saco da Fazenda).
Esse é o trecho mais agradável, com áreas gramadas e arborizadas, parquinho para crianças, pista de skate e bancos. Por ali, vale ear com calma, fazendo pausas para apreciar a vista.
O calçadão da avenida está entre “dois mundos”. De um lado, a simplicidade e ludicidade do rio habitado por barcos coloridos e dos espaços para crianças. Do outro, a via movimentada, cheia de comércios, restaurantes e prédios modernos. Um bonito contraste a se contemplar.
2. Almoçar no Mercado Público de Itajaí 1w5j5s

Um final de semana em Itajaí pede um almoço ou happy hour no Mercado Público, que é um Centro de Cultura Popular. Isso significa que além de experimentar pratos e petiscos regionais, é possível acompanhá-los de shows de rock, MPB, forró, samba, rodas choro, entre outros, que acontecem no largo do mercado.
Neste espaço histórico de Itajaí a experiência é tão democrática, que você pode levar o peixe “de casa” e pedir para o restaurante prepará-lo para você. Pode parecer inusitado, mas é comum. As pessoas compram o peixe de sua preferência no Mercado do Peixe, ao lado, e o levam para ser transformado em prato gastronômico no Mercado Público. Demais, né?
Além de fazer uma refeição, aproveite para conhecer parte do artesanato de Itajaí, exposto em lojas locais. É uma típica e indispensável experiência turística na cidade.
3. Fazer um tour pelo Centro Histórico 6a231n

Está aí outra típica rota turística: conhecer o Centro Histórico de uma cidade. Em Itajaí, isso envolve especialmente visitar o Museu Histórico de Itajaí (aberto de terça à sábado), a imponente Igreja Matriz Santíssimo Sacramento, a Igreja Imaculada da Conceição (ou carinhosamente igrejinha velha) e os já mencionados Mercado Público e Mercado do Peixe.
Além desses, pela região central da cidade, vale ar pela Casa da Cultura Dide Brandão e conferir se há alguma exposição de arte. Assim como confirmar a programação cultural do Teatro Municipal de Itajaí. Aos interessados pela arquitetura, o centro itajaiense conserva alguns bonitos exemplares.
4. Tirar foto no Bico do Papagaio 5k676i

O Bico do Papagaio é um dos cartões-postais de Itajaí. Trata-se de uma rocha que, por ação da natureza, lembra a figura da ave. Ela está localizada na saída da Praia do Atalaia (a queridinha dos surfistas), a cerca de quatro quilômetros do Centro.
Em torno do “bico” há um mirante com vista para o mar, que além de contribuir para a apreciação da paisagem, garante também boas fotos. Você pode chegar até lá caminhando, de carro ou de bicicleta pela ciclovia, como muita gente faz.
5. Ter vista panorâmica de Itajaí 651v4e

O grande mirante de madeira instalado no Morro do Atalaia vai garantir a você uma vista panorâmica e contrastante de Itajaí. À sua frente, o mar. À esquerda, os prédios e construções da cidade e ao fundo os morros verdes do bairro Fazenda. Atrás dele ainda é possível espiar Balneário Camboriú.
O mirante fica dentro do Parque Natural Municipal do Atalaia, que também tem parquinho para crianças, área para piquenique e trilhas e está a cerca de três quilômetros da praia que é sua xará.
O Morro da Cruz também vai lhe proporcionar uma bonita vista de Itajaí. Neste caso, além de enxergar toda a cidade e até parte de Navegantes, dá para irar o encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar e a movimentação de navios no porto. O morro está a 2,5 quilômetros do Centro. É possível subir de carro ou encarar a pé.
6. Apreciar o pôr do sol do Molhes da Barra 1e6e2m

Quando o dia estiver se aproximando do fim, vá lá para o molhes da Barra, onde fica o Farol de Itajaí. Esse é um local especial para observar o pôr do sol e ver a sintonia das luzes urbanas se acenderem.
O molhe de 1,5 quilômetro cercado por pedras fica na divisa entre o Rio Itajaí-Açu e a Praia do Atalaia, que é uma praia que tem iluminação noturna especial para os surfistas (referência mundial por conta disso). Vale a pena conferir o mar iluminado.
7. Jantar e se divertir na Praia Brava t3q5y

A Praia Brava é a maior e a queridinha dos moradores e visitantes de Itajaí. São três quilômetros de extensão, cercada pela vegetação de restinga e por uma ampla infraestrutura. Na orla da praia, você encontra restaurantes – incluindo os de alta gastronomia – para se deliciar com frutos do mar fresquinhos.
Para quem gosta de mais agito, a Brava conta com várias baladas para quem quer curtir a noite de frente para o mar com os amigos. As festas promovidas por alguns beach clubs por lá já alcançaram até fama internacional.
Quais cidades próximas visitar quando estiver em Itajaí? 1sh3y

Itajaí está próxima de várias outras cidades turísticas de Santa Catarina. O Rio Itajaí-Açu, que corta o Centro do município, tem de um lado o Molhe da Barra e de outro o Farol de Navegantes, na Praia do Pontal da vizinha. Já a famosa Praia Brava tem o Morro do Careca (ao Sul) como divisor de Balneário Camboriú.
Dependendo da quantidade de dias que vai ficar pelo município, aproveite para dar uma esticadinha e chegar em seus vizinhos. Por estrada, a cidade mais próxima a Itajaí é Balneário Camboriú, com apenas 10 quilômetros de distância, à frente de Navegantes, com 22 quilômetros.
Entretanto, se pegar um Ferry Boat no Centro de Itajaí, em menos de três minutos estará em Navegantes, a menos de três quilômetros da Praia do Pontal e da Praia Central. Essas são duas das quatro praias da cidade, todas interligadas por um calçadão e ciclovia, o que as torna uma boa opção para pedaladas à beira mar.
De Itajaí até Balneário Camboriú, o caminho é pela BR-101. São apenas 10 quilômetros até chegar na Praia do Buraco, localizada logo depois da fronteira do Morro do Careca, ou 18 quilômetros até a Praia Central, a mais famosa e estruturada de BC.
Entre essas duas praias, você encontrará a Roda Gigante e o Deck do Pontal Norte, dois pontos turísticos, entre tantos outros para curtir na cidade. Outra possibilidade é ar a Rodovia Interpraias – uma das mais bonitas de SC – e conhecer as praias agrestes de BC.
Itajaí também fica próxima de Penha, casa do maior parque multitemático da América Latina: o Beto Carrero World e eleito o melhor do Brasil. Já adiantamos que em um único dia não é possível conhecê-lo por completo.
Além dele, a cidade conta com 25 praias ao longo de 31 quilômetros de costa, das mais movimentadas a refúgios agrestes. Entre elas, está a Praia da Armação do Itapocorói, ou Praia do Trapiche, que é um dos cartões-postais de Penha.
Agora, se você gosta de turismo de compras, vale esticar sua visita até Brusque, onde vai encontrar centenas de lojas, especialmente de roupas, a preços de fábrica. O município fica a 35 quilômetros de Itajaí.
Onde fica e como chegar em Itajaí? y5i5u
Itajaí fica na região do Vale do Itajaí, a 102 quilômetros de Florianópolis. O município faz divisa com seis cidades, entre elas Navegantes, Balneário Camboriú e Camboriú. Itajaí não possui aeroporto. O mais próximo fica em Navegantes, a cerca de 20 quilômetros.
Para quem for viajar de carro, acompanhe abaixo as distâncias entre diferentes regiões de Santa Catarina a Itajaí e as principais vias de o.
Distância de ville a Itajaí: quase 90 quilômetros. O principal o se dá pela BR-101.
Distância de Blumenau a Itajaí: 58 quilômetros, via BR-470.
Distância de Florianópolis a Itajaí: aproximadamente 102 quilômetros. O principal o se dá pela BR-101.
Distância de Criciúma a Itajaí: 280 quilômetros, via BR-101.
Distância de Lages a Itajaí: aproximadamente 300 quilômetros. Os principais os são pela BR-282 e BR-101.
Distância de Chapecó a Itajaí: cerca de 530 quilômetros. O principal o no momento é pela BR-280.