7 motivos para amar conhecer Urubici no outono 31k49
Clima agradável, boas experiências e excelente gastronomia são apenas três dos sete motivos para você visitar Urubici nesta estação 01 abril 2023 às 23h43 6 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 1t2d18
Urubici é um dos principais destinos da Serra Catarinense, na divisa com cidades como São Joaquim, Urupema, Bom Retiro e Grão Pará. Embora o inverno seja a alta temporada do município serrano, há experiências para se viver nas quatro estações do ano por lá.

O outono tem suas vantagens e seus encantos particulares em Urubici. Separamos sete motivos (ou experiências) que vão fazer você amar a cidade nesta estação e querer visitá-la entre os meses de março e junho.
1. Temperaturas amenas 6r5u1f
Como é característico das meias-estações, as temperaturas do outono são amenas e bastante agradáveis em Urubici. O período do ano que faz a transição do calor do verão para o frio do inverno apresenta temperaturas médias entre os 14ºC e os 20ºC na cidade serrana. Para quem não gosta de ficar abaixo de zero, tampouco faz questão de esperar pela neve, o outono é uma ótima estação para curtir a cidade.
2. Estação menos concorrida 2px4w
O inverno é o período do ano que corresponde à alta temporada do turismo em cidades da Serra Catarinense, como Urubici. Inspiradas pelas temperaturas negativas, em um país tropical como o Brasil, e esperançosas em ver neve, milhares de pessoas se deslocam para a região mais alta do estado.
Com isso, os valores das hospedagens aumentam, assim como também podem subir as cotações de alguns serviços turísticos. O outono é então o período onde os preços estão mais íveis, especialmente no começo da estação, entre os meses de março e abril.
É também perfeita para desfrutar de espaços como os parques Mundo Novo, Altos do Corvo Branco e o Eco Parque Cachoeira Papuã sem tanta concorrência.
3. Pôr do sol mais bonito y2u5z
O outono e também o inverno são duas estações nas quais os pores do sol são mais bonitos. Há um motivo para isso: a predominância da massa de ar seco, que afasta nebulosidades e deixa o céu mais limpo. Ficam, assim, mais nítidas as cores do sol no céu de Urubici.
Há diferentes locais na cidade onde o fenômeno natural pode ser complementado por outras experiências, como um piquenique ou balanços gigantes. O Morro do Campestre, o Morro do Parapente e a Pedra do Segredo são alguns desses locais onde a vista do pôr do sol é incrível.
4. Temperatura favorável para prática de trekking 6w3s1t
A força do turismo em Urubici está diretamente relacionada às paisagens naturais do município serrano, que incluem cânions, montanhas, cachoeiras e rios. Como a maioria das atividades turísticas são ao ar livre, as meias-estações como o outono são ótimas para certas práticas.
Temperaturas amenas são ideais, por exemplo, para se fazer caminhadas em montanhas por meio de trilhas naturais (trekking). Em Urubici há muitos locais para a prática de trekking e vários guias turísticos no município fazem guiamento de atividades como essa em locais como o Cânion Espraiado, os platôs (parte de cima) da famosa Serra do Corvo Branco e no Morro da Igreja, de onde se avista o cartão-postal Pedra Furada.
Atenção para a dica: Se você começar a caminhada no começo da manhã é possível que as temperaturas estejam bem frescas e sinta até um friozinho.
Entretanto, use peças leves debaixo de possíveis jaquetas e casacos. A abertura do sol e as “pernadas” morro acima farão o corpo esquentar e você vai possivelmente ar calor. Vestir-se no famoso estilo “cebola”, em camadas, é uma boa opção.
5. Clima agradável para o cicloturismo g2u2x
Outra forma de fazer turismo em Urubici é em cima de duas rodas. Guias locais já possuem algumas rotas, que podem ser feitas com ou sem acompanhamento.
Uma delas bastante conhecida é a do Morro do Campestre. O percurso sai do Centro do município e avança pelas áreas rurais, podendo ter de 26 a 38 quilômetros dependendo da rota.
Você também pode aproveitar para, de bicicleta, conhecer algumas propriedades rurais de Urubici abertas à visitação. Informe-se na Secretaria de Turismo da cidade sobre aquelas que fazem parte da iniciativa Acolhida na Colônia.
É realmente mais confortável fazer esse tipo de atividade em estações de temperaturas frescas. Dias muito quentes ou muito frios são mais desafiadores para a pedalada, especialmente para quem não tem tanta experiência.
6. Experimentar pousadas diferentes 4i474b
Aproveite que o outono ainda não é a alta temporada de Urubici para conhecer pousadas de diferentes estilos na cidade. Os preços provavelmente estarão mais íveis. O município conta com aproximadamente 400 estabelecimentos, que juntos dispõem de cinco mil leitos para os visitantes. A maioria são pousadas e chalés. Há apenas dois hotéis em Urubici. Grande parte das opções se concentra na área rural da cidade.
Em Urubici você também encontra pousadas de luxo e em estilo romântico, como os chalés (ou châteaux) do Jardim Secreto. O imenso jardim, que fica dentro de uma propriedade particular com cara de vila europeia, é também aberto à visitação.
Para você ter noção do que o aguarda, apenas suculentas são quatro mil exemplares plantados. A cada estação do ano, o jardim ganha diferentes cores. No outono, por exemplo, você verá os álamos da patagônia, árvores altas e estreitas que cercam o grande lago da propriedade, exibindo tons de dourado.
7. Desfrutar de boa gastronomia w2351
A verdade é que não existe estação do ano ruim para desfrutar da gastronomia de Urubici. Entretanto, é durante o outono que o pinhão, semente típica da Serra Catarinense, começa a ser colhido, o que faz dessa a estação ideal para comê-lo bem fresquinho.
Você certamente irá se surpreender com a quantidade de pratos à base de pinhão. Além disso, a concorrência por espaço nos restaurantes mais bem avaliados ainda não é tão grande, o que pode garantir maior conforto.
Como chegar em Urubici? 4z541
Urubici fica na serra de Santa Catarina, distante 175 quilômetros de Florianópolis. O município não possui aeroporto, sendo o mais próximo o da Capital do Estado.
De carro, o principal o à cidade é pela BR-282. Confira abaixo as distâncias entre cidades de diferentes regiões de Santa Catarina e Urubici e as principais vias de o.
Distância entre Florianópolis e Urubici: 173 quilômetros, via BR-282.
Distância entre ville e Urubici: cerca de 330 quilômetros, pela BR-101 e BR-282, com pedágio no caminho.
Distância entre Blumenau e Urubici: 243 quilômetros, pela BR-470 e SC-350.
Distância entre Chapecó e Urubici: 430 quilômetros. O principal o é pela BR-282.
Distância entre Lages e Urubici: cerca de 110 quilômetros. O principal o é pela BR-282.
Distância entre Criciúma e Urubici: 130 quilômetros pela SC-370.