7 motivos para curtir o verão em Santa Catarina 102814
Praias, parques e infraestrutura estão entre as razões para se ar o verão em Santa Catarina 23 dezembro 2023 às 16h21 8 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 6lr
Com a chegada da estação mais quente do ano, listamos para você sete razões para escolher curtir o verão em Santa Catarina. Entre elas, estão as praias de qualidade atestada, a diversidade de belezas naturais – em meio às quais se pode praticar esportes radicais-, festas e a infraestrutura do Estado.

Além do extenso litoral que vai de Norte a Sul em mais de 500 quilômetros de extensão, há igualmente motivos para conhecer e aproveitar as demais regiões catarinenses nos meses ensolarados.
Calendário em mãos, comece a selecionar onde você vai curtir o verão em Santa Catarina de dezembro de 2023 a março de 2024.
1. Praias com Bandeira Azul 3i1t40

Escolher ar o verão em Santa Catarina é optar pelo Estado, em todo o Brasil, que mais possui praias certificadas com Bandeira Azul na temporada 2023/2024.
Ao todo, 15 delas receberam a certificação internacional que reconhece a qualidade da água, a boa gestão e práticas de preservação ambiental.
As praias ficam em diferentes cidades, espalhadas pelo Estado. O município que mais concentra bandeiras azuis é São Francisco do Sul, no litoral norte, com quatro praias certificadas.
Tem também opções no “lado B” da agitada Balneário Camboriú, nas águas de cor verde-esmeralda de Bombinhas, em Florianópolis – eleita 2º melhor destino de praia do Brasil – e até no Oeste catarinense, que mesmo sem litoral tem praia de água doce certificada.
Conheça as 15 praias com Bandeira Azul e escolha em qual (ou quais) ar o verão em Santa Catarina.
2. Praticar esportes de aventura 1r2d6q

Você faz parte do time de pessoas que gosta de viver experiências intensas em meio à natureza e sentir a adrenalina correndo pelo corpo? A estação mais quente do ano é uma boa época do ano para experimentar alguns esportes ou aventuras radicais e o verão em Santa Catarina é um ótimo convite para combinar o frio na barriga com o deslumbre pelas belezas naturais.
Aproveite o verão em Santa Catarina, por exemplo, para praticar rafting em cidades do Vale do Itajaí, já que o Rio Itajaí-Açu é considerado um dos melhores do Brasil para essa atividade.
Nesta mesma região do Estado, como também em outras, as cachoeiras e costões rochosos são lindos cenários para quem opta pelo rapel.
Agora se a ideia é “entrar de cabeça” na água, não faltam lugares para fazer mergulho na costa catarinense. Aliás, Bombinhas é considerada um dos melhores lugares do país para prática de mergulho ecológico.
Tem também inúmeras praias catarinenses que se destacam pelas boas ondas para surfe, várias delas em Florianópolis. Pelos ares, você pode saltar de parapente tendo aos seus pés a paisagem urbana de Jaraguá do Sul, por exemplo; o mar azul e a natureza preservada da Praia vermelha em Penha; ou quem sabe a Lagoa da Conceição, coração turístico de Florianópolis.
O verão em Santa Catarina ainda é bom para praticar boia cross, saltar de pêndulo nos cânions de Urubici ou de forma mais relaxada (talvez nem tanto) desfrutar de um piquenique a 150 metros do chão no meio de um vale montanhoso. Qual você prefere?
3. Diversão nos parques temáticos 3x3b5j

Neste tópico precisamos começar dizendo que Santa Catarina, mais especificamente a cidade de Penha, é casa do melhor parque temático do Brasil: o Beto Carrero World.
O maior da América Latina, em sua categoria, conta com mais de 100 atrações divididas em 11 áreas temáticas e opções radicais, para famílias e crianças.
O verão em Santa Catarina é o período de alta temporada também para os parques, que de dezembro a março, estendem seus dias e horários de funcionamento.
Ou seja, é a estação ideal para conhecê-los. Fora o Beto Carrero, você encontra em Balneário Camboriú o Unipraias e o recém-inaugurado “Aventura Jurássica“, o maior parque temático de dinossauros do país.
Na estação mais quente do ano, não podem faltar na lista os parques aquáticos espalhados pelo Estado. Entre eles, você pode curtir o verão em Santa Catarina em um dos melhores do Brasil, o Cascaneia, que faz parte da Rota das Águas de Gaspar e também naquele que tem o maior tobogã do Sul do Brasil, o Parque Salto das Águas, em Alfredo Wagner.
4. Paisagens de tirar o fôlego 3a2l28

Santa Catarina é privilegiada pela natureza. Com características diferentes, cada região do Estado tem paisagens de encher os olhos e tirar o fôlego.
Apenas de costa litorânea são 500 quilômetros, que vão do Norte onde se encontra a histórica São Francisco do Sul, ando pela costa verde-esmeralda – formada por Bombinhas, Porto Belo e Itapema-, Grande Florianópolis até Araranguá, no litoral Sul, e sua turística Falésia Morro dos Conventos.
Na contramão das praias, onde a maioria da população e os turistas curtem o verão em Santa Catarina, você pode escolher a Serra ou Sul catarinense, onde os destaques são os morros, montanhas, cânions e os eios feitos por eles.
No Norte e também no Vale do Itajaí as paisagens rurais e construções em estilos europeus, como em Pomerode, são grandes atrações e fazem parte de rotas turísticas para ciclistas e pedestres.
Por fim, no Oeste, excelentes opções para aproveitar o verão em Santa Catarina são curtir a Prainha de Itá, assim como fazer eios de barco em torno da igreja submersa ou o complexo turístico Goio-ên em Chapecó, cercado pela natureza e pelas águas represadas do Rio Uruguai.
5. Cachoeiras para se refrescar b25a

Quer curtir o verão em Santa Catarina, mas quer fugir do aglomerado de gente nas praias e cidades litorâneas? Escolha então municípios onde você possa se refrescar em cachoeiras e rios. Em ville, cidade mais populosa do Estado, há várias opções com boa infraestrutura na zona rural.
O Vale do Itajaí também é uma região privilegiada em cachoeiras, como as pequenas cidades de José Boiteux, Doutor Pedrinho, Benedito Novo e Ascurra. Nelas, o sossego e o descanso são garantidos.
Há igualmente bonitas e refrescantes opções no Sul catarinense, como em Nova Veneza, Timbé do Sul e Praia Grande – essas duas últimas fazem parte do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.
Assim como você vai poder curtir o verão em Santa Catarina de forma um pouco mais amena na Serra e em suas cachoeiras.
6. Curtir festas 4eg

Nem estamos nos referindo às festas produzidas em bares e famosos beach clubs durante a alta temporada de verão em São Catarina. Claro que você também pode curti-las no Estado, mas queremos indicar as festividades tradicionais que ocorrem nesta estação do ano.
Logo em janeiro, a cidade mais alemã do Brasil – Pomerode – festeja as tradições em sua festa Pomerana. Já em fevereiro a cidade estará com a decoração e a programação pronta da Osterfest – a Festa da Páscoa. Assim como ela, Blumenau é outra cidade que conta com festividade de Páscoa.
Logo em seguida, o Carnaval toma conta da programação de diferentes cidades catarinenses, entre elas Florianópolis, Navegantes e Joaçaba. Ainda durante o verão em Santa Catarina, tem Festa Estadual da Ovelha, em Campo Alegre, Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, e Festival Vindima de Altitude em São Joaquim.
Tem ou não opções para festejar durante o verão em Santa Catarina?
7. Infraestrutura do Estado 374i3b

Santa Catarina conta com bons aeroportos e rede de rodoviárias nas principais cidades de suas oito regiões. O Aeroporto Internacional de Florianópolis, por exemplo, ganhou o Prêmio Inovação do “O Melhor de Viagem e Turismo 2023/2024”. Na mesma premiação, conquistou o segundo lugar como o melhor aeroporto do Brasil e a terceira colocação pela melhor sala VIP.
Fora os transportes, o Estado também tem reconhecimento por suas hospedagens. O Costão do Santinho acumula, há anos, prêmios como melhor resort do Brasil, assim como o Fazzenda Park Resort se destaca como melhor hotel-fazenda brasileiro. Neste ano, o Rio do Rastro Eco Resort foi eleito o segundo melhor hotel-fazenda pela premiação nacional.
Somam-se a eles, a conquista da Morada dos Canyons, em Praia Grande, como segunda melhor pousada de Serra. Mesmo fora do circuito de premiações há estabelecimentos para todos os perfis e bolsos para curtir o verão em Santa Catarina. Entram na lista casas na árvore, chalés em meio à natureza, pousadas românticas, hotéis e hospedagens históricas.