8 motivos para visitar a Barra da Lagoa, em Florianópolis 6z612
A cara de vilarejo, as praias, o canal de águas verde-turquesa que conecta mar e lagoa são alguns dos motivos para conhecer a Barra da Lagoa, no leste de Florianópolis 29 dezembro 2023 às 13h19 8 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp y1v3m
A Barra da Lagoa é um pequeno bairro na costa leste de Florianópolis. Tem esse nome porque é banhado em parte pela Lagoa da Conceição. Em outra porção, as águas são do mar e ainda há um canal que conecta os dois sistemas e por onde am barcos de pescadores, lanchas, catamarãs, entre outros meios que levam os visitantes para ear.
A imensa beleza da região, que também é cercada de verde além das águas, a cara de vilarejo, as praias, a simplicidade e a simpatia de seus habitantes são apenas alguns dos motivos que fazem a Barra da Lagoa ser tão especial e procurada por turistas. Há outros que você vai conhecer agora e lhe farão querer estar nesta parte de Florianópolis ainda neste verão.
1. Paisagens lindas, clima simpático e acolhedor 3s3f6u

A Barra da Lagoa é uma antiga e tradicional vila de pescadores de Florianópolis que foi, ao longo dos anos, abrindo-se ao turismo.
Boa parte dos moradores tem na pesca sua fonte de sustento e outros deles criaram restaurantes, hospedagens, cafeterias para receber os visitantes de forma bastante hospitaleira.
O modo de vida simples e simpático de sua comunidade se transpõe ao clima em torno da praia.
As ruas são estreitas e há inúmeras travessas e vielas que levam a lugares surpreendentes, como a Prainha (você conhecerá a seguir). Ao caminhar por qualquer uma das ruas é muito possível que você se depare com morros verdes no horizonte.
Isso porque o bairro está cercado em suas laterais por eles, incluindo o morro Monumento Natural Municipal da Galheta, uma unidade de conservação.
Na frente desse a o canal da Barra – local que você sequer pode cogitar não conhecer – com águas azuis-turquesas saindo da Lagoa da Conceição em direção ao mar.
Atrás de parte desses morros está ela: a maior laguna (de água salgada, justamente por conta da conexão que esse canal faz com o mar) de Florianópolis, a da Conceição. Esse conjunto de características faz a paisagem da Barra da Lagoa ser linda, lembrando um vilarejo, que torna o clima acolhedor.
2. Boa infraestrutura 42i3f

Outro ponto super positivo para se visitar a Barra da Lagoa é que o bairro possui uma ampla infraestrutura, tanto de rede de hospedagem, restaurantes e comércio como de serviços de praia. Neste quesito se inclui aluguel de cadeiras, guarda-sóis e equipamentos náuticos. Pelas ruas há também vagas de estacionamento – disputadíssimas -, assim como espaços particulares.
A hospedagem nesse cantinho charmoso de Florianópolis está dividida especialmente entre inúmeras pousadas e hostels, com fartas opções de casas para locação. Há também um hotel simples bem no centro do bairro.
Com relação à gastronomia, os restaurantes com pratos à base de peixes, frutos do mar e as famosas ostras de Florianópolis dominam os cardápios, ainda mais que estamos falando de um recanto pesqueiro. Há inclusive a possibilidade de comprar peixes direto com os pescadores e prepará-los em casa.
Fora eles, há lanchonetes, pizzarias, sorveterias, sushi e também alta gastronomia na Barra da Lagoa. Os estabelecimentos estão espalhados pelo centrinho, ao longo da praia e também pela beira do canal da Barra.
3. Combinação de águas mais tranquilas e boas para surfe 3n4sp

Ao lado dos molhes do canal da Barra, onde começa a Praia da Barra da Lagoa, as águas são mais tranquilas, justamente por serem protegidas pela parede de pedras.
Ali é o local ideal para banhos de mar tranquilo, especialmente com crianças. Conforme as águas se distanciam dos molhes elas ficam mais agitadas e as areias da praia acabam por emendar com as da vizinha Praia de Moçambique, a mais extensa de Florianópolis.
No meio da Praia da Barra da Lagoa, onde o mar é um pouco mais agitado, há várias escolas de surfe onde iniciantes treinam suas primeiras ondas, que podem ar pouco mais de um metro.
4. Tem uma prainha escondida para conhecer 1a1k5z

Atravessando o Canal da Barra pela ponte azul suspensa, uma caminhada curta de cerca de cinco minutos a pé (só é possível chegar lá caminhando) vai dar no outro lado do pequeno morro onde fica a prainha de apenas 100 metros.
O caminho a por vielas estreitas com casas e estabelecimentos comerciais e plaquinhas indicativas, até que se pegue à esquerda em uma pequena descida em meio a árvores e você se depare com o mar. A curta faixa de areia é cercada por rochas cobertas pela vegetação em frente ao mar de água azul clara. Um pequeno paraíso secreto de Florianópolis.
5. É possível tomar banho em piscinas naturais d2qf
Chegar às piscinas naturais da Barra da Lagoa é, em parte, pelo mesmo caminho até a Prainha. Na bifurcação que vai dar na Prainha, continue reto pelo morro do Monumento Natural Municipal da Galheta. O trajeto leva de 15 a 20 minutos a pé até que se chegue a uma pedra enorme, um mirante natural, onde se tem uma vista panorâmica do mar.
As piscinas de água verde-turquesa estão logo abaixo, após uma descida de dois minutos pelas pedras com bastante cuidado. Elas se formam entre as pedras do costão rochoso e em dias de maré baixa ficam bem tranquilas.
Entretanto, não se esqueça que são águas de mar aberto e quando esse está agitado ou a maré alta afetam o comportamento das piscinas. Neste caso, evite-as pois é perigoso. Independentemente da condição do mar, o local não é indicado para crianças.
Quando for entrar na água, faça isso aos poucos e com cuidado para sentir a profundidade. Depois disso, desfrute de um cenário espetacular.
6. Dá para fazer três trilhas em meio a lindas paisagens 564j1w

A primeira e menor delas é a trilha que conduz até as piscinas naturais da Barra da Lagoa (mencionada acima) e leva cerca de 15 minutos partindo da ponte sobre o Canal da Barra. De nível fácil, pode ser percorrida com tranquilidade.
A outra é a Trilha da Boa Vista ou Trilha do Farol da Barra da Lagoa, que lhe fará subir um morro em parte em meio à mata para ter vistas panorâmicas lindas. O caminho também inicia na ponte sobre o Canal da Barra e segue pelo caminho oposto ao que leva à Prainha. Há placas indicativas!
Estando nesta trilha há tanto a opção de seguir em direção ao antigo farol da Barra – em um caminho pelo qual se vê diferentes ângulos da Barra da Lagoa -, ou então seguir em direção à Praia da Galheta, uma praia de nudismo de Florianópolis.
Neste caso, o caminho até ela tem cerca de 2,5 quilômetros (só de ida). Em ambos os casos, embora haja subidas um pouco íngremes, o nível de dificuldade fica entre fácil e moderado.
Por fim, a outra trilha disponível vai lhe conduzir até o dólmen da oração, um conjunto de pedras utilizado por povos antigos para rituais e atividades astronômicas. Essa trilha especialmente é interessante fazer com guias especialistas em patrimônio arqueológico.
7. Há eios em catamarãs e canoas havaianas 573711

Na alta temporada, partem diariamente eios da Lagoa da Conceição que am pelo Canal da Barra, com parada para mergulho nas piscinas naturais, entre outros pontos de Florianópolis.
Há também uma empresa especialista em canoas havaianas que promove eios para contemplação do nascer do sol e em noites de lua cheia. Esses saem diretamente da Barra da Lagoa. As opções nos dois tipos de embarcação custam em média R$ 150 por pessoa e precisam ser agendadas.
8. Tem base do Projeto Tamar para visitar 57103w
Se você está na Barra da Lagoa na companhia de crianças, não deixe de visitar a base do Projeto Tamar em Florianópolis e conhecer o trabalho de proteção às tartarugas marinhas e educação ambiental.
Além de ver de perto os animais que vivem nos tanques da instituição e saber mais sobre eles, há atividades interativas, dá para participar da alimentação das tartarugas e até ter um dia de biólogo. Todas essas opções funcionam em dias e horários específicos com agendamento e são focadas especialmente nas crianças.
Como chegar à Barra da Lagoa em Florianópolis 6a5015
A Barra da Lagoa fica na região leste de Florianópolis, a cerca de 20 quilômetros do Centro da capital. Para quem vem da região central o caminho é em direção à Lagoa da Conceição, ando pela tradicional Avenida das Rendeiras e ando a SC-406, que conduz até o bairro. A SC-406 também é a via de o à Barra da Lagoa para quem vem do Norte ou do Sul da ilha.